A importância das pausas no trabalho

Estamos ocupados a resolver assuntos de trabalho na hora de almoço, quando chegamos a casa, antes de sair de casa e até mesmo durante os fins de semana e férias. Não será produtivo fazermos uma pausa?

No mundo laboral de hoje, o ritmo e exigência são cada vez maiores! O trabalho ocupa não só o horário estipulado, mas também preenche o resto da nossa vida.

Acabamos por estar ocupados a resolver assuntos de trabalho na hora de almoço, quando chegamos a casa, antes de sair de casa e até mesmo durante os fins de semana e férias. 

A verdade é que com toda esta intensidade não conseguimos tirar o melhor rendimento das nosssas qualidades devido ao cansaço inerente, tornando-se assim indispensável fazer uma pausa.

Porque nos ajudam as pausas?

As pausas ajudam a mudar o foco e atenção

Provavelmente já passou pela experiência de estar a trabalhar demasiado tempo numa tarefa certo?

Quando estamos por um período de tempo prolongado debruçados numa tarefa, o mais certo é começarmos a sentirmo-nos perdidos, sem conseguir avançar. O nosso cérebro cria uma espécie de habituação, não reagindo com a mesma rapidez.

É importante realizamos uma pausa para voltarmos a ter a nossa capacidade otimizada e voltarmos a sermos eficientes

As pausas para snacks podem ajudar a tomar melhores decisões

Investigadores científicos descobriram que tomar várias decisões pode esgotar sua energia mental, através de um processo chamado de "fadiga de decisão.

Assim a qualidade das suas decisões ficará afectada, devido à diminuição da sua energia mental.

páre, faça uma pausa, coma qualquer coisa com calma e só depois volte ao trabalho e às decisões.

Pausa para sesta pode aumentar a sua memória

Especialistas no sono dizem que uma simples sesta de 10 minutos pode aumentar o seu nível de alerta ganhando energia para o resto do dia.

Pausa para umas curtas férias

Trabalhar por muito tempo aumenta a propensão de burnout, depressão. É importante conseguir sair para umas férias, sejam elas longas ou apenas um par de dias.  Vai ver que quando volta a sua satisfação encontra-se em níveis bem mais agradáveis.

No trabalho como em muitas outras áreas existe uma regra que pode ser aplicada. Mais nem sempre significa mais! Com isto queremos dizer que mais vale realizar uma pausa, sair do stress do trabalho para quando retomar, fazê-lo em força.

artigo do parceiro:

Comentários