Em destaque

Sardinhas em escabeche

O chef Rui Ribeiro recorda nesta receita sabores da sua infância, de um outro escabeche mais rústico preparado pela sua avó

Ingredientes

Cenoura 100 g
Alho Francês 150 g
Cabeça de alhos 1 unidade
Azeite Virgem Extra 150 ml
Sardinhas limpas e sem escamas 1/2 kg
Vinho Branco 1 + 1/2 copo
Vinagre 1/2 copo
Folha de Louro 1 unidade
Sal e Pimenta usar a gosto
Coentros usar a gosto

Preparação

Corte a cenoura e o alho francês em tiras fininhas, com cerca de 5 cm de comprimento. Reserve.

Aqueça um tacho com o azeite. Adicione a cabeça de alhos, cortada ao meio formando uma flor, e com a superfície cortada voltada para baixo e o louro. Deixe corar ligeiramente e retire.

Adicione o alho francês e a cenoura e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos.

Tempere com sal e pimenta em grão (sem moer) e adicione o vinho branco e o vinagre. Deixe ferver durante alguns minutos, para evaporar parte do álcool. Desligue o fogão e retire.

Sardinhas em escabeche

Com uma faca bem afiada ou, como eu faço, caso se sinta à vontade para manipular as sardinhas, descole o músculo dos dois lados, removendo a espinha. Repita o processo para todas as sardinhas e enxugue-as com um pouco de papel absorvente.

Num tacho de barro ou ferro, coloque uma camada dos legumes estufados  e alguns raminhos de coentros ou salsa, como preferir.

Sobreponha uma camada de sardinhas e repita o processo até não ter mais sardinhas nem legumes.

Para terminar, regue com o molho, tape e reserve no frio durante, pelo menos, um dia.

Dicas

Os escabeches ficam mais apurados e deliciosos com o passar do tempo, pelo que deverá esperar, no mínimo, um a dois dias antes de consumir. Pode armazenar o escabeche num local fresco ou no frigorífico, deixando que fique à temperatura ambiente antes de servir. Pode aplicar esta técnica para outros tipos de peixes pequenos/médios.
Receita do parceiro

Em destaque