Em destaque

Pão-de-ló

As incansáveis galinhas poedeiras do chefe Rui Ribeiro presenteiam-no com muitos ovos. Um pão-de-ló é um excelente caminho para esta preciosa matéria-prima

Ingredientes

Ovos 7 unidade
Gemas 7 unidade
Açúcar 350 g
Farinha para bolos com fermento 225 g
Papel almaço (ou cavalinho A3 em alternativa) 3 folhas

Preparação

Ligue o forno nos 175º C. Forre uma forma de barro para pão-de-ló com o papel formando uma espiral. Reserve. Se não tiver forma de barro, poderá fazer numa forma de chaminé.

Junte num tacho antiaderente os ovos, as gemas e o açúcar.

Leve a fogo médio, sem parar de mexer, até o açúcar dissolver.

Verta a mistura de ovos e açúcar para a taça da batedeira e bata na velocidade máxima durante, pelo menos, 15 minutos. Deverá obter um creme muito volumoso e esbranquiçado, com cerca do triplo do volume inicial.

Peneire a farinha e envolva-a no creme, com a ajuda de uma espátula de silicone e sem fazer movimentos demasiado bruscos.

Verta a massa na forma e alise ligeiramente a superfície.

Coloque a tampa, deixando de fora as pontas do papel e leve ao forno durante 50 minutos. Abra com cuidado para não se queimar e faça o teste do palito. Se aos 50 minutos o palito sair seco, retire do forno e deixe arrefecer. Caso contrário, deixe mais dez minutos.

Dicas

Se não tiver forma de barro, poderá fazer numa forma de chaminé. Tenha em atenção que, ao não ter tampa, o bolo pode queimar por cima, pelo que deverá cobri-lo com um pouco de papel de alumínio depois dos primeiros 30 minutos no forno. Pode adicionar-se um pouco de raspa da casca de limão ou laranja, para dar sabor.
Receita do parceiro

Em destaque