Titular Rosé Blush Edition 2016, um vinho alegre mas de personalidade complexa

A Caminhos Cruzados, produtor de vinhos sediado em Nela, Dão, apresenta ao mercado o Titular Rosé Blush Edition 2016. Feito exclusivamente de uvas da casta Touriga Nacional, sujeitas a ligeira prensagem, este vinho de cor leve, é complexo e estruturado.

“Pretende-se com este vinho obter um compromisso entre a riqueza e a complexidade da casta e a ligeireza e alegria que só um rosé permite atingir”, refere Lígia Santos, produtora da Caminhos Cruzados, empresa que tem no seu portefólio as marcas Terras de Nelas, Terras de Santar e a gama de vinhos Titular.

Em concreto, este Titular Rosé Blush Edition 2016 foi produzido exclusivamente de uvas provenientes da casta Touriga Nacional sujeito a ligeira prensagem, o suficiente para se obter uma cor leve e atraente, refere o produtor na ficha técnica que acompanha este néctar. Um vinho com um teor alcoólico de 12,7% e que deve ser consumido entre os 8 e os 10 ºC.

A Caminhos Cruzados nasce pela iniciativa e vontade de Paulo Santos, natural de Nelas, que, determinado a regressar às suas origens para investir no mundo do vinho, decidiu transformar uma antiga empresa agrícola numa moderna empresa produtora de vinhos.

caminhos cruzados
créditos: Caminhos Cruzados

É assim criada uma empresa familiar, dirigida pela sua filha, Lígia Santos e com a dupla de enólogos, Manuel Vieira e Carlos Magalhães. Apesar de na família não haver a tradição de produção de vinho, o grande objetivo é colocar Nelas no mapa dos grandes vinhos do Dão.

Em 2014 o produtor adquiriu a Quinta da Teixuga, também no concelho de Nelas, onde estão a construir a nova adega e a produzir aquele que é o topo de gama dos vinhos de Paulo Santos, o Teixuga, que foi lançado no mercado em Maio de 2016. Uma casa que trabalha as castas características do Dão: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz, Encruzado, Bical e Malvasia Fina.

A Caminhos Cruzados está assente no mercado nacional, encontrando-se à venda por todo o país, inclusive nos Açores e na Madeira. A nível internacional, a empresa encontra-se já representada em países como Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, China, França, Suiça, entre outros.

Recentemente foi considerado pela Revista de Vinhos o Produtor Revelação de 2015.

Este Titular Rosé Blush Edition 2016 chega ao consumidor com o preço aconselhado de 4,99 euros.

artigo do parceiro:

Comentários