Sabe o apreciador de café como alguns mililitros desta bebida mítica podem ser muito mais do que isso. Não se trata apenas de despertar pela manhã, ou evitar um bocejo após o almoço. Há cafés que nasceram com o sabor e o aroma de malas feitas para outras paragens. Bebidas especialmente tentadoras quando o périplo se faz a regiões menos exploradas. É neste contexto que a Nespresso lança este mês de maio uma coleção de edição limitada, a “Explorations”. Cafés raros com origem no Quénia, em África, e no Laos, na Ásia, desenvolvidos pelos peritos daquela marca de expresso em cápsulas.

“Explorations”, uma dupla de cafés que não se fizeram apenas para matar os bocejos

A estreia desta coleção faz-se com o Laos Bolaven Plateau e o Kenya Peaberry, ambos pure origin e com boas histórias para contar. O primeiro provém de uma fazenda situada num planalto a 1300 metros de altitude, chuvoso e quente. Um café 100% Arábica que é uma estreia absoluta da Nespresso que nunca antes apresentou uma referência do Laos.  Uma bebida que nos traz “notas a trigo dourado e vegetais verdes”. Para beber simples ou degustado com leite como Latte Macchiato.

Já o congénere queniano provém de um grão frutado, o “peaberry” que “ao contrário dos gãos de café típicos é redondo devido a uma mutação natural em que somente um dos lados do grão se desenvolve, representando aproximadamente 5% do café do mundo”, explica a Nespresso em comunicado. Neste caso os grãos de “peaberry” são escolhidos à mão e o café apresenta-se com notas reminiscentes de uma variedade de frutas cristalizadas como maçãs, passas, amoras e groselhas. No que respeita à degustação, aconselha-se simples ou apreciado como Latte Macchiato ou Cappuccino.

“Explorations”, uma dupla de cafés que não se fizeram apenas para matar os bocejos
Situado a 1100-1350 metros acima do nível do mar, o Planalto Bolaven, a sul do Laos, é uma região que beneficia de muita precipitação, solo vulcânico e uma humidade distinta.

A primeira edição de “Explorations” estará disponível, por um período limitado de tempo, nas Boutiques Nespresso, através do telefone 800 260 260, no site e aplicação móvel.

“Explorations”, uma dupla de cafés que não se fizeram apenas para matar os bocejos
Devido ao seu terroir e a vastas variedades, o Quénia é conhecido afetuosamente na indústria do café como o «Rei dos Cafés», enquanto o ‘peaberry’ é considerado um grão frutado muito prezado.