Oh la la! Há crepes em Lisboa

Aqui há crepes doces e galettes salgadas para todos os gostos e a todas as horas, desde o pequeno-almoço ao jantar.

A centenária receita bretã já conquistou o mundo, mas em Lisboa faltava um espaço onde se pudesse apreciar os verdadeiros crepes. La Crêperie dLa Creperie da Ribeiraa Ribeira abriu em setembro de 2013 e tem-se revelado um sucesso, principalmente aos sábados, onde o movimento não para da manhã à noite. Os crepes doces são os mais pedidos, especialmente o de Nutella, o caramel beurre salé e o creme de marrons. Mas também há outras especialidades francesas, como croissants, baguetes, pain au chocolat e croque monsieur (uma espécie de tosta mista com outro requinte) e, claro a sempre apreciada tábua de queijos e enchidos franceses.

Com saudades da massa fina e dos recheios saborosos da sua infância em Paris, Ana Sofia investiu, juntamente com o marido Ivo, na Crêperie da Ribeira, junto ao mercado com o mesmo nome. Além das receitas tradicionais francesas, há “algumas invenções” com sabor nacional, como o crepe Açores (queijo da ilha de São Jorge, geleia de ananás DOP) ou o Croque Lisboète (tosta com queijo amanteigado, sardinha em azeite e cebola).

Nota-se uma clara preocupação com a saúde, seja na oferta de sumos de fruta naturais servidos em grandes copos, seja e na composição da massa das galletes, sem ovos e sem glúten. A receita da gallete bretonne data do século XIII, mas só em meados do século XX passou a ser vista como prato principal. A tradicional farinha usada nesta massa salgada é a farinha de sarraceno (serracin ou blé noir) que pode ser consumida por pessoas intolerantes ao glúten.

La Creperie da RibeiraDe vez em quando, a Crêperie aposta em ocasiões especiais. Exemplo disso foi a recente “La Chandeleur”, o dia das candeias no calendário católico, em que os franceses costumam reunir a família e fazer crepes; ou jantares vínicos que contam com a presença dos próprios produtores.

Se estes não fossem motivos suficientes para visitar a Crêperie, podemos juntar mais alguns atrativos: é possível apreciar uma refeição por menos de 10 euros, o espaço é agradável e bem decorado, sem pretensiosismos, e o atendimento é verdadeiramente simpático. A escolha ideal para um brunch em família (a partir de 4,00 por pessoa) ou para uma refeição leve, ao longo da semana.

Crêperie da Ribeira

Rua da Moeda, nº1, A, 1200-275 Lisboa

 

Ana César Costa

artigo do parceiro:

Comentários