Damos-lhe o arroz. Agora só tem de o escolher e preparar!

Bago a bago, saiba quais são as maneiras de confecionar as diferentes variedades deste cereal e conheça os benefícios deste alimento milenar, muito apreciado pelos portugueses.
créditos: peangdao

O seu nome científico é Oryza Sativa e acredita-se que as primeiras culturas tenham sido iniciadas há sete mil anos na Ásia. Na Península Ibérica, o arroz foi introduzido pelos mouros e chegou ao Brasil com a frota de Pedro Álvares Cabral. Atualmente considerado o segundo alimento mais consumido em todo o planeta, o arroz é um cereal extremamente nutritivo e versátil. E a sua diversidade não se limita aos inúmeros pratos que permite criar.

Muitos especialistas acreditam que possam existir cerca de 140.000 diferentes espécies de arroz. Este cereal agrupa-se em duas classes, de acordo com a dimensão dos grãos, que pode ser curto ou longo. O primeiro, rico em amido, tende a colar na cozedura, adquirindo uma consistência cremosa, determinante para alguns pratos, como o sushi, risotto e o arroz doce.

O segundo, de grão longo, é ideal para receitas em que se pretende arroz bem solto. Sabia que cerca de 50% do arroz consumido em Portugal é do tipo agulha. Aqui fica uma selecção das variedades mais emblemáticas:

- Arroz selvagem

Os índios da América do Norte chamam-lhe «comida de Deus». É um arroz aromático de grão longo e fino, negro por fora e branco por dentro. Contém mais proteínas e fibras do que o arroz comum, sendo uma boa opção para aumentar o teor proteico de uma dieta vegetariana ou para melhorar o trânsito intestinal.

É normalmente misturado com arroz vaporizado ou agulha e fica saboroso condimentado com azeite. É um bom acompanhamento para pratos de aves, caça, peixe, saladas e pratos exóticos.

- Arroz thai

Também conhecido por jasmim, é um arroz de aroma e fragrância especiais, tanto cru como cozinhado. De origem tailandesa, é plantado à mão sem o uso de químicos, sendo um arroz organicamente completo. A sua textura é macia e húmida e, depois de cozinhado, apresenta o grão solto. Adapta-se bem a diversos pratos.

- Arroz basmati

Originário do Paquistão e da Índia, e muito aromático, é considerado o príncipe dos arrozes. Os grãos são longos e, durante a cozedura, aumentam apenas no comprimento, tornando-se ainda mais longos, finos e soltos. Também existe na versão integral ou vermelha. Neste caso, trata-se de um arroz de coloração avermelhada que, por não ser descascado, possui uma quantidade maior de micronutrientes, fibras e proteína. Acompanha bem todos os pratos.

- Arroz integral

O mais rico e nutritivo de todos os tipos de arroz, já que ao ser-lhe apenas retirada a casca e ao não ser polido, preserva a sua película envolvente e o gérmen onde se concentram as fibras, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B.

Existem três tipos de arroz integral, o cateto, o agulha (longo) e o vermelho. A diferença entre eles reside no formato e na cor, sendo os valores nutricionais basicamente idênticos. Pode ser usado como acompanhamento, em saladas e até para rechear legumes.

Veja na página seguinte: A variedade que tem um período de conservação superior a todas as outras

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