Como servir sushi

Nem dentadas, nem garfo e faca: aprenda as regras de etiqueta antes de se aventurar no sushi.
créditos: Foodpics - Fotolia

O sushi tem um visual apelativo por natureza. Como toda a arte japonesa, combina cores, forma e simetria com notável sentido estético. Este cuidado estende-se à forma de servir, que obedece a rituais bem definidos. Aqui ficam alguns conselhos:

Instruções: Servir sushi aos seus convidados é diferente de apresentar uma pizza ou um prato de bacalhau. Se pensa que os convivas não sabem como comer sushi, escreva num papel algumas instruções simples para os orientar.

Louça: Tradicionalmente, uma refeição japonesa é composta por vários pratos servidos em pequenas tigelas. Se não tiver louça genuinamente japonesa, utiliza pratos totalmente brancos ou, pelo contrário, escuros, de preferência sem desenhos. Pratos rectangulares e de pequena dimensão são sempre úteis.
As peças de sushi podem ser apresentadas num grande prato, do qual todos se servem. No entanto, cada conviva deve ter o seu próprio prato.

Pauzinhos: O sushi deve ser comido com pauzinhos, embora alguns tipos de sushi permitam que sejam comidos à mão. Se não se ajeita com os pauzinhos, o melhor é mesmo usar as mãos. Nunca use garfo e faca, pois isso indica que o sushi está demasiado duro para ser comido. Não o corte nem dê dentadas, o sushi é comido como uma só peça.

Tempero: Ao temperar o sushi com wasabi (molho de rábano selvagem) é a alga, e não o arroz, que deve mergulhar na taça. E atenção: este molho verde é mesmo muito, muito forte!

Pares: A apresentação das peças de sushi deve ser feita aos pares. Por exemplo, dois Norimaki, quatro Nigiri, etc.

Toalhas: Aqueça em vapor algumas toalhinhas brancas e mantenha-as bem quentes, para que os convivas possam limpar as mãos no início da refeição. Deve ser servida uma toalha por convidado.

Chá verde: É a bebida ideal para acompanhar o sushi, até porque ajuda a limpar o palato entre os diferentes pratos. O sakê, quente ou frio, também é apropriado. Há quem considere que a cerveja liga bem com este prato.

artigo do parceiro:

Comentários