Apesar das dúvidas e dos avisos do cunhado, o cantor e produtor Kanye West, nada impediu a socialite norte-americana Kylie Jenner (em baixo) de se juntar à excêntrica cantora Rihanna (em cima) na lista de celebridades que uniram esforços com a Puma. Duas parcerias que se têm revelado proveitosas para a marca de desporto alemã, que só nos primeiros seis meses deste ano viu as vendas crescer 10% e os lucros subir 27,6%, o que demonstra o poder que duas figuras mediáticas e bem-sucedidas podem ter no mundo do marketing e da moda.

Segundo fontes da empresa, depois de descontados custos e impostos, a Puma lucrou 27,4 milhões de euros, um número que ronda os 30 milhões de dólares, sendo a Europa, o Médio Oriente e África a área geográfica combinada que regista um maior crescimento, na casa dos 14%. «Sentimos que os nossos consumidores se estão a interessar mais pela marca e pelos nossos produtos outra vez», afirmou já publicamente Bjorn Gulden, chefe-executivo da companhia, visivelmente orgulhoso dos números e da estratégia que tem vindo a ser seguida.

Com 69,7 milhões de seguidores no Instagram, Kylie Jenner, à semelhança de Rihanna, que conta com 42 milhões, é sem dúvida o toque de midas que está a impulsionar o negócio da Puma. Conhecidas pela sua audácia e originalidade, tudo o que criam torna-se viral numa questão de (poucas) horas. Exemplo disso são os novos produtos da linha Kylie Cosmetics, que a menos que faça marcação cerrada no seu computador, será (quase) impossível adquirir, uma vez que esgotaram num ápice.

A verdade é que, tanto a coleção «Fierce» criada pela Puma em parceria com Kylie Jenner ou até mesmo «Creepers» e «The Trainer Shoes», os eleitos da diretora criativa Rihanna desapareceram numa questão de dias. Apesar da grande semelhança que existe entre alguns dos modelos «Fierce» e «The Trainer Shoes», sendo que a única diferença será só mesmo no preço, nada impediu a sua legião de fãs quererem adquirir os dois, como sucedeu nalguns casos.

O Euro 2016, o campeonato europeu de futebol, juntamente com a Copa América, o campeonato de futebol sul-americano, também impulsionaram as vendas, com a estratégia da marca «Future is female», «O futuro é feminino» em português, a atrair um grupo de consumidoras despertas pelas novas embaixadoras femininas da Puma. «Os produtos e as ações de marketing com a Kylie Jenner e a Rihanna estão a funcionar muito bem», refere Bjorn Gulden, que, para continuar a seduzir um público mais feminino, estabeleceu uma parceria com a companhia de bailado New York City Ballet. O lançamento da nova linha de produtos está previsto para outubro.

Kylie Jenner e Rihanna fazem disparar as vendas da Puma

Texto: Mafalda Baudoin com Luis Batista Gonçalves (edição)