Cerca de 800 convidados fizeram um trajeto de cerca de 45 minutos de autocarro, desde Beverly Hills e Santa Monica, até no parque natural Upper Las Vírgenes Canyon onde teve lugar a apresentação da coleção Cruise 2018 "Dior Selvagem".

Entre 1920 e 1950 a paisagem bucólica serviu de cenário para vários filmes icónicos como "E Tudo o Vento Levou (1939)" e "O Intrépido General Curter" (1941).

Atualmente as montanhas fazem parte do bairro de Calabasas, que atrai várias estrelas de Hollywood, como Jennifer Lopez e a família Kardashian-Jenner.

O local foi escolhido pela estilista italiana Maria Grazia Chiuri,  a primeira mulher a liderar a direção artística das coleções de Alta-costura e acessórios femininos da Dior, cargo que assumiu no ano passado depois de abandonar a maison Valentino.

Cerca de 50 modelos desfilaram uma coleção cruise inspirada nas pinturas da caverna rupestre de Lascaux, em França, na pintora americana Georgia O'Keeffe e na curandeira xamânica feminista Vicki Noble.

Os chapéus e as saias plissadas foram as peças que mais chamaram a atenção. Coincidindo com o 70º aniversário da marca, Chiuri mostrou um estilo moderno e  rock'n'roll nos looks apresentados.

"Em 1947 Christian Dior veio para Los Angeles, dois anos depois da guerra, para apresentar a sua coleção. Por isso decidimos regressar a esse local no dia do seu aniversário", disse a italiana em entrevista à Agência France-Presse (AFP).

"Normalmente a primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa em Los Angeles são as celebridades, Hollywood (...) mas há outro aspecto: o natural, os espaços abertos. Muita gente adora este lugar - incluindo Christian Dior - porque a Califórnia é de alguma forma o paraíso", explicou.

Los Angeles: o novo centro da moda

A marca gerou uma grande expectativa no Instagram com vídeos e fotos de animais protegidos que habitam as montanhas de Santa Mónica, e imagens dos ensaios em West Hollywood.

Na véspera do desfile, a Dior organizou uma festa no restaurante Gladstone's, com a presença de Freida Pinto do filme "Quem Quer Ser Um Milionário", Kiernan Shipka (série "Mad Men"), Jaime King ("Sin City - A Cidade do Pecado") e Juno Temple (série "Vinyl"), entre outros.

Até então denegrida pela moda, a metrópole californiana é considerada cada vez mais uma importante para as marcas internacionais.

No ano passado, Saint Laurent apresentou em Hollywood  a sua coleção masculina para a temporada outono-inverno e parte da sua coleção feminina para estrelas como Ellen DeGeneres, Lady Gaga, Sylvester Stallone e Pamela Anderson.

Loius Vuitton e Burberry também apresentaram recentemente as suas coleções na cidade.

A marca Tom Ford anunciou em março que iria transferir para Los Angeles o QG de criação feminina.

Os especialistas em moda concordam que o boom da moda na metrópole californiana aconteceu devido à grande concentração de celebridades, que precisam ampliar continuamente o seu vestuário de forma a estarem à altura de todos os eventos red carpet que decorrem durante o ano.

Para além disso, essas estrelas têm uma grande influência nas redes sociais, algo que beneficia as marcas que usam.