Pele de pêssego: Fórmulas que revertem os sinais do tempo

A preocupação com a aparência física levou ao desenvolvimento de produtos de beleza e fórmulas que prometem reverter os sinais do tempo.

Mónica Pires (Farmacêutica)

Cenoura

Eis um verdadeiro depósito de betacaroteno, que quando convertido pelo organismo em vitamina A, dá mais beleza à pele, prepara o corpo para a exposição ao sol e ajuda a prevenir as alergias solares (especialmente nas pessoas de pele clara), aumentando a produção de melanina. Com efeito protector sobre as células, reforça a resistência cutânea aos raios UV. Tem ainda uma ação cicatrizante em casos de problemas de pele, como eczemas, dermatites e acne.

Bardana

Raiz rica em inulina, é um hidrato de carbono com uma ação semelhante à da penicilina. Contém polienos, substâncias com propriedades antibacterianas e antifúngicas, úteis no tratamento de problemas de pele, como a acne, eczema, furúnculos e psoríase.

Óleo de borragem

Proveniente da prensagem a frio das sementes da planta Borago officinalis, é rico em ácidos gordos essenciais, como os raríssimos ácidos gama-linolénico e linoleico. Tomado por via oral, o óleo hidrata a pele e combate eficazmente a desidratação responsável pelo envelhecimento precoce. É utilizado para prevenir as rugas e para devolver elasticidade e tónus à pele. Também pode ser muito eficaz no combate às estrias.

Ácido hialurónico (AH)

Trata-se de um polímero de origem natural encontrado em todos os tecidos do corpo. Particularmente concentrado na pele, é uma das moléculas mais hidrófilas na natureza, que pode ser descrita como o “hidratante da natureza”. Para as células da pele, a capacidade de atrair AH e reter a água é essencial para uma correcta comunicação celular, hidratação, tonificação e eliminação de resíduos de toxinas. A suplementação oral com AH promove a renovação dos queratinócitos (reduzindo rugas e manchas) e facilita a cicatrização e a regeneração da pele.

artigo do parceiro:

Comentários