Mentoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas

Nos EUA, o número de homens que a faz já suplanta o das mulheres e muitos adolescentes também já o pedem. Saiba como se processa o procedimento cirúrgico que altera o queixo humano.

Há cada vez mais pessoas a recorrer à mentoplastia para fazer implantes de queixo. Nos Estados Unidos da América (EUA), esta cirurgia suplantou, nos últimos anos, as lipoaspirações, a aplicação de botox e as mamoplastias de aumento. O cirurgião plástico Biscaia Fraga explica todos os passos desta cirurgia que, em Portugal, continua a ser procurada sobretudo por mulheres, contrariamente ao que acontece em território norte-americano.

De acordo com a ASPS, a associação norte-americana de cirurgiões plásticos, os homens já ultrapassaram o sexo feminino na procura desta intervenção, exigente e complexa. Quando se utiliza uma prótese sólida faz-se uma incisão, geralmente no interior da boca, evitando-se assim que a cicatriz fique visível. Prepara-se, depois, a zona recetora e, de seguida, coloca-se a prótese mentoniana e a incisão é fechada.

Se a correção for feita com ácido hialurónico ou outro tipo de material sintético, a substância é injetada através da própria pele ou também do interior da boca, não deixando cicatriz. Caso se use o tecido adiposo do próprio paciente, aquele é colhido na parede abdominal, coxas, cintura ou nádegas, é tratado com fatores de crescimento e, de seguida, devidamente decantado e centrifugado.

Depois desse processo, o tecido adiposo é aplicado da mesma forma que o ácido hialurónico e também não deixa cicatriz. Em muitos países, esta é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por adolescentes, uma situação que tem vindo a preocupar a comunidade médica internacional. Leia também o artigo que explica o que fazer para (re)definir o queixo e o que fala sobre a nova geração de cirurgia estética.

Cuidados pré-operatórios

Tal como outras cirurgias, é essencial saber se há risco de hemorragia, doença imunológica e alergias.

Anestesia

A intervenção pode ser feita com anestesia geral ou local.

Pós-operatório

É simples, embora possa haver alguns edemas e inchaço que desaparecem ao fim de alguns dias. Na maioria dos casos, não é necessário internamento. No entanto, recomenda-se algum repouso facial.

Resultados

Na mentoplastia com próteses sólidas, os tecidos levam, no mínimo, três semanas a adaptarem-se. Nos casos mais difíceis, esse período pode estender-se por dois meses. Quando se infiltra ácido hialurónico ou é usado o tecido adiposo, ao fim de 10 dias os pacientes estão recuperados e o resultado é completamente visível.

No caso das próteses, os resultados são permanentes, o mesmo sucede com o material autólogo que permanece vivo quando é aplicado. Já o ácido hialurónico é reabsorvido, sendo que o seu efeito dura entre três meses a dois anos.

Preço

O preço de uma mentoplastia oscila, em média, entre os 750 € e os 3.500 €, variando esse valor em função do médico contratado e/ou da clínica/estabelecimento hospitalar onde é realizada a cirurgia.

Veja na página seguinte: Como curar a apneia de sono com a mentoplastia

Comentários