Como comprar cosméticos cruelty-free

Para se tornar um verdadeiro ativista na luta contra os testes em animais, é preciso aprender a detetar os produtos que apoiam esta causa. Aprenda a fazê-lo!

São muitas as marcas de beleza e cosmética que, apesar das críticas das associações de defesa dos animais, realizam testes laboratoriais em coelhos, ratos e outros mamíferos. Muitos países têm criado legislação que proíbe esta prática mas esses produtos continuam a estar disponíveis. Para contrariar a situação, os consumidores podem privilegiar produtos cruelty-free. Estes são os comportamentos a adotar:

- Veja o que tem em casa

O primeiro passo é olhar para a sua bolsa de maquilhagem, produtos de higiene e detergentes, e desfazer-se daqueles que não digam em letras garrafais que são contra os testes em animais.

- Compre nos sítios certos

Se já decidiu que quer eliminar alguns cosméticos da sua rotina, substitua-os por outros mais éticos, que pode encontrar em lojas de produtos naturais ou orgânicos.

- Esteja atenta aos sinais

Procure símbolos como o Leaping Bunny materializado na imagem de um coelho saltitante ou os coelhinhos da associação People for the Ethical Treatment of Animals, mais conhecida pela sigla PETA, no rótulo dos seus produtos. Estes são os únicos em que pode confiar.

- Coloque todas as questões

Na dúvida, pergunte. Se não tem a certeza de que uma marca se opõe aos testes em animais, investigue online ou telefone para o contacto de apoio ao cliente que todas disponibilizam.

artigo do parceiro:

Comentários