Alimente a sua pele

Aquilo que come influencia o maior órgão do seu corpo, pelo que convém nutri-lo bem. Conheça os alimentos e os produtos mais amigos da epiderme

A comida está na moda mas isso já não é novidade para ninguém. Desde novas formas de comer, passando pela adoção de diferentes regimes alimentares, à proliferação de chefs de renome ou de programas de televisão alusivos ao tema... A alimentação é, hoje em dia, uma tendência que se tem estendido a outras áreas que não apenas a da nutrição. A beleza é uma delas. Além de incluirmos nas nossas refeições alimentos que beneficiam a saúde da pele, usamos produtos cujos ingredientes principais são, nada mais nada menos, do que… alimentos!

Saiba o que comer e beber para exibir uma pele saudável e à prova de idade:

- Chá verde

Conhecido pelas suas propriedades antioxidantes e riqueza em polifenois, o chá verde ajuda a prevenir problemas de pele relacionados com a exposição à radiação ultravioleta, como o temido cancro cutâneo. As catequinas contidas no chá ajudam a proteger a pele de danos que  a envelhecem precocemente. Faça o teste e aplique saquetas de chá verde geladas sobre a pele irritada e veja como acalma.

- Salmão

O ómega-3 contido em peixes gordos como o salmão são muito importantes para a pele pois têm propriedades anti-inflamatórias que a protegem do envelhecimento precoce. De acordo com uma investigação publicada no jornal da American College of Nutrition, as pessoas que consumiram uma boa dose de peixe gordo ao longo da vida têm menos rugas do que aquelas que comeram mais carne. O consumo de vegetais e azeite também está relacionado com uma menor quantidade de rugas.

Já a carne, os laticínios e as gorduras como a manteiga são prejudiciais para a saúde da pele. Os ómega-3 encontrados no salmão também ajudam a prevenir o cancro cutâneo. Num outro estudo sobre a temática, os investigadores descobriram que pessoas com dietas ricas em óleos de peixe e outros ómegas têm menor risco de desenvolver cancro de pele do que as que consomem pouca quantidade destas gorduras.

- Frutos vermelhos

As bagas de cor avermelhada têm um duplo benefício para a pele. Por um lado, são ricas em vitamina C e, por outro, têm elevados níveis de antioxidantes. Seguir uma alimentação rica em vitamina C, proveniente de fruta e vegetais, é essencial para uma pele com menos sinais visíveis de envelhecimento, como as rugas. A vitamina C e os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres, responsáveis por danificar células cutâneas saudáveis.

Os antioxidantes danificam ainda a elastina e o colagénio, o que leva ao aparecimento de linhas finas, rugas e flacidez. Cerca de 150 gramas de morangos ou de framboesas têm apenas 50 calorias. Os morangos facultam mais do que a dose diária recomendada de vitamina C e as framboesas quase metade.

Veja na página seguinte: O poder antioxidante dos vegetais cor de laranja

Comentários