Nem todas o assumem mas, tanto lá fora como cá, são muitas as celebridades que recorrem a esta técnica para exibir os corpos de sonho que mostram, depois, nas redes sociais. Este é também o segredo para a recuperação pós-parto de muitas mulheres, conhecidas ou não. A radiofrequência é uma técnica que lhe permite eliminar a sua celulite com ondas eléctricas, recuperar a elasticidade do corpo e do rosto e redefinir o contorno corporal.

1. Quanto tempo demora?

Cada sessão demora entre 45 a 60 minutos e inclui habitualmente uma só área, que pode ser o rosto, o abdómen ou as nádegas e parte das coxas.

2. Tem contraindicações?

Esta técnica está contra-indicada em mulheres grávidas, em pessoas com pacemaker e nos casos em que a zona a tratar tenha algum tipo de material de preenchimento.

3. Quantas sessões são necessárias?

10 alimentos que saciam a sede da pele
10 alimentos que saciam a sede da pele
Ver artigo

O número de sesões varia com o protocolo utilizado por cada médico. "No meu caso, faz-se uma sessão mensal nos primeiros seis meses e, depois, algumas sessões anuais de manutenção, variáveis de caso para caso", explica a dermatologista Manuela Cochito.

"Normalmente, só se começam a visualizar resultados a partir da segunda ou terceira sessão, uma vez que as células da derme demoram cerca de 30 dias a produzir colagénio de tipo I e 90 dias a produzir colagénio de tipo III", conclui.

4. Durante quanto tempo se mantêm os efeitos?

A refirmação do colagénio mantém-se e é evidente durante cerca de 18 meses, mas o processo natural de envelhecimento prossegue, pelo que, para conservar o grau de contracção da derme e dos tecidos profundos recomenda-se uma a duas sessões de manutenção por ano.

5. Quanto custa?

O preço do tratamento depende do número de sessões. O custo por sessão oscila, em média, entre 100 € e 300 €, consoante o equipamento e o centro médico-estético.