A escolha das músicas para o casamento, é uma das tarefas mais importantes que os noivos tem que fazer em conjunto, para que no grande dia tudo esteja perfeito.
Seja na celebração do matrimónio, à chegada do copo de água, na entrada da sala, passando pela valsa e abertura da pista, o corte do bolo, até à saída dos noivos, é importante ter tudo planeado e definido com antecedência com os profissionais que vão ajudar a tornar este dia ainda mais especial.
Vamos explicar o passo a passo, quais os momentos mais importante e quais as músicas que não podem faltar no dia do casamento.
Celebração do Matrimónio:
Num casamento civil a escolha das músicas é livre, convém no entanto, selecionarem músicas que tenham a ver convosco, que vos tragam lembranças e pensamentos positivos, para tornar o momento ainda mais especial. No caso de uma cerimónia religiosa, a escolha é mais restrita e o importante é definirem músicas para os momentos mais marcantes. No caso de um casamento católico, esses momentos são: a chegada da noiva, a Liturgia da Palavra, o Ofertório, a Consagração e Benção, a Comunhão, as assinaturas e a saída da igreja.
O primeiro passo será falarem com o padre que vai realizar a cerimónia, discutirem em conjunto sobre o estilo de músicas que querem e chegarem a um acordo com o pároco entre as músicas religiosas e outras que gostariam de incorporar na cerimónia. De seguida, devem criar um Programa de Cerimónia, ou um Missal, que inclua o desenvolvimento e acontecimentos da cerimónia, bem como as peças musicais que vão acompanhar a celebração. Assim os convidados podem envolver-se mais na cerimónia e participar nos cânticos.
A música ao vivo é sempre mais intimista e dá um toque mais pessoal à cerimónia, sobretudo se envolver amigos e familiares. Pode também optar por contratar grupos ou coros, ou apenas colocar música gravada.
Deixamos-lhe agora algumas sugestões de músicas:
- Marcha Nupcial de E.Medenlssohn ou de Wager
- Nona Sinfonia de Beethoven
- Pompa e Circunstância de Elgar
- Adágio em C menor de Yanni
- Minueto ou Airoso de J.S.Bach
- Avé Maria de Shubert ou de Gounod
- Cantai ao Senhor um cântico novo
- Felizes os que amam o Senhor
- A tua palavra Senhor
- Amazing Grace
- Hallelujah
Depois da Celebração do Matrimónio, segue-se o copo de água, almoço ou jantar e a festa.
Leia ainda: Estas são as tendências de noivas para 2017
Não faça isto quando escolher o seu vestido de noiva
Músicas para a chegada ao copo de água, de entrada na sala ou corte do bolo:
Nestas etapas do casamento sugerimos a escolha de músicas animadas e alegres, pois é quando estão a celebrar o vosso casamento e este dia tão especial. A escolha das músicas deve recair, de preferência, em músicas que tenham a ver convosco, que vos faça lembrar o dia em que se conheceram, em que deram o primeiro beijo, algum aniversário de namoro, uma viagem ou algum acontecimento marcante da vossa relação. As músicas a que atribuem um valor sentimental são perfeitas para tornar ainda mais especial cada momento.
Abertura da Pista:
A abertura da pista de dança, pode ser de várias formas: com o corte do bolo, com a primeira dança dos noivos, ou com a tradicional Valsa da noiva com o pai.
Caso optem pela Valsa tradicional, ficam aqui as sugestões:
- Danúbio Azul de Johann Strauss
- Tales From The Vienna Woods de Johann Strauss
- Voices of Spring de Johann Strauss
- Viennenses Blood de Johann Strauss
- Roses From the South de Johann Strauss
- Valse de Fleurs de Tchaikovsky
- Valse de Coppelia de Delibes
No caso de serem os noivos a abrir a pista, é importante que estejam em sintonia nos movimentos. O ideal será treinarem antes do grande dia.
Seguem-se sugestões de músicas mais clássicas e outras mais modernas, temas que também pode incorporar na celebração do matrinónio:
Músicas Clássicas:
- Your Song de Elton John
- Eu sei que vou te Amar de Caetano Veloso
- At Last de Etta James
- I Finally found someone de Barbra Streisand e Bryan Adams
- Endless Love de Diana Ross e Lionel Richie
- You Are So Beautiful de Joe Cocker
- We've Got Tonight Kenny Rogers e Sheen Easton
Músicas Modernas:
- Come Away With Me de Norah Jones
- LOVE de Joss Stone
- Half of my Heart de John Mayer
- Everything de Michael Bublé
- So High John Legend
- All of Me de Jonh Legend
- You're Beautiful de James Blunt
- Stay With Me de Sam Smith
- Thinking Out Loud de Ed Sheeran
- Se eu não te amasse tanto assim de Ivete Sangalo
- É você de Marisa Monte
Veja ainda: Chuva de arroz... ou não
Músicas para atirar o bouquet:
Antes de terminar a noite, existe também a tradição da noiva atirar o bouquet às solteiras presentes no casamento. Este momento especial também deve ter uma música à medida do acontecimento:
- Just Girls Amarguinhas
- All The Single Ladies de Beyonce
- Ela não anda ela Desfila de Mc Bola
- Show das Poderosas de Anitta
- Man I Feil Like a Woman de Shania Twain
- Mulher Solteira de Halluz e Nuno Fernandez
- Gils Just Wanna Have Fun de Cyndi Lauper
Músicas para a Festa:
Terminamos este rol de músicas para o seu casamento, com algumas dicas e sugestões para a animação da pista de dança durante toda a festa. O mais importante é fazerem uma lista de músicas obrigatórias e de músicas proibidas para dar ao DJ.
Dentro das proibidas devem colocar músicas que não gostem ou que vos tragam más lembranças. É o vosso dia, por isso, nada de pensamentos negativos.
Nas obrigatórias coloquem músicas que ambos gostem, bem como as músicas que a noiva gosta e as que o noivo gosta, tudo para o DJ entender o vosso gosto musical e ir gerindo as músicas à medida da festa.
É importante referirem também músicas que os vossos convidados gostem e definir o estilo de festa que querem. A nossa sugestão, e para satisfazer todos os gostos, desde miúdos e graúdos, é começarem a festa com uma compilação de clássicos dos anos 70/80 e 90, depois passar para músicas mais pop e as músicas da moda, passando depois para algumas músicas portuguesas e pimbas para momentos de animação pontuais, e terminar com os rocks e techno mais pesados.
A nossa última dica vai para a escolha da música para o vídeo de casamento, a memória que vai durar para sempre deste dia tão especial. É talvez a escolha mais difícil de todas, mas que convém fazer com antecedência e passar ao profissional que vai editar as imagens.
Todas estas questões relacionadas com as músicas convém fazerem com alguma antecedência, fazerem as listas de todas as músicas que precisam e querem, para passar aos profissionais que contrataram e deixarem de se preocupar com este tema.
Veja também: Casamentos originais
Comentários