Mezinhas de beleza caseiras

Desde há muito tempo que o conhecimento das propriedades e “poderes” das plantas, dos alimentos e de vários produtos disponíveis na natureza tem sido usado em proveito da beleza.
créditos: Cinco Estrelas

Mezinhas passadas de boca em boca, de geração em geração, fizeram os seus “milagres” e continuarão a fazer. Aqui ficam algumas dicas caseiras para combater imperfeições da pele que nos surgem por diversos motivos.

Limpeza de pele

INGREDIENTES: 1 pacote de gaze quadrada; 2 colheres de sopa de flocos de aveia; mel puro.

PREPARAÇÃO: Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma “trouxinha”. Aperte com alguma firmeza, molhe em água morna e passe suavemente no rosto, pescoço e busto durante 5 minutos. Depois lave a pele com água e espalhe um pouco de mel (hidratante natural), deixando atuar durante 15 minutos. No final lave a pele com água.

Para fechar os poros dilatados

Bata uma clara de ovo em castelo e coloque no rosto durante cerca de 2 minutos. Lave a cara com água fria. Para os poros mais teimosos misture na clara em castelo 10 gr de fermento em pó com um pouco de sumo de limão. Obterá uma pasta que deverá aplicar no rosto e deixar atuar durante 5 minutos. No final lave a cara com água fria.

Para o acne

Faça uma papa com bicarbonato de sódio e água e depois aplique-a nas borbulhas.

Para aquelas borbulhas que incomodam com comichão, esfregue com vinagre.

Para o acne mais resistente, corte um tomate em fatias muito finas e coloque-as na cara lavada. Deixe actuar cerca de 10 minutos e lave com água tépida. O tomate é um dos produtos naturais mais eficazes contra o acne e pele oleosa, removendo o excesso de oleosidade produzido pelas glândulas sebáceas.

Para combater manchas no rosto

INGREDIENTES:  1 pepino; 1/2 litro de água filtrada; 20 colheres de café de camomila; 2 colheres de chá de creme de arroz.

PREPARAÇÃO: Cozinhe a camomila com a água filtrada. Em seguida, bata o pepino com a água da camomila e acrescente o creme de arroz. Aplique no rosto limpo e deixe atuar durante 30 minutos. Retire e lave com água.

Para clarear a pele

INGREDIENTES: 1 colher de sopa de mel; ½ mamão maduro.

PREPARAÇÃO: faça uma pasta com o mamão e o mel. Aplique a máscara sobre o rosto limpo. Retire com água fria passados 15 minutos.

Comentários