Dos cabelos à maquilhagem

O styling de cabelos e a maquilhagem são das áreas mais populares na arte do visagismo.

Esta arte, para além de estudar a anatomia do rosto e do corpo, tem também em atenção a personalidade e o dia a dia da pessoa. A maquilhagem e o cabelo podem mudar por completo a imagem, e numa transformação a moda não pode ser o único fator a ter em conta, porque afinal nem todos ficamos bem de franja.

Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquilhagem, é preciso analisar os aspetos fisionómicos da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, os gestos, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.

Todos os detalhes são importantes no que toca a aperfeiçoar a imagem para um ar mais moderno, aprazível mas, acima de tudo, com um cunho pessoal enorme.

Cabelo
Se falarmos do corte de cabelo adequado há sempre regras básicas a que não se pode fugir, e que estão ligadas com o formato do rosto. Existem, de uma forma genérica, quatro tipos de rosto: o oval, o redondo, o quadrado e o triangular.

Rosto oval

Um rosto oval suporta praticamente todos os cortes de cabelo porque as proporções tendem a ser perfeitas. Claro que quanto ao comprimento do cabelo, e isto aplica-se a todos os formatos de rosto, é necessário ter em consideração a altura. Se a sua estatura é média-baixa, então os cortes muito longos são desaconselhados pois poderão criar a ilusão de ser mais baixa do que realmente é. Já um corte mais curto produzirá o efeito inverso.

Rosto redondo

Num rosto redondo, primeiro que tudo há que ter cuidado com o comprimento e o volume do cabelo. Opte por um corte depois da linha do queixo e com pouca volumetria lateral para não arredondar mais a face. Franjas e cortes mais desalinhados tendem a criar a ilusão de um rosto mais oval e são por vezes boas soluções.

Rosto quadrado

Uma franja inclinada é sempre uma boa opção, ao conferir ao rosto um aspeto mais oval. Já a franja em corte reto deve ser evitada. Se prefere cortes curtos, opte por um visual à anos 20, que lhe cobrirá parte do maxilar. Se prefere médios a longos, evite cortes muito direitos, opte antes por um escadeado, por exemplo.

Rosto triangular

Para harmonizar uma face triangular, opte por um corte que termine na linha do queixo e evite cortes muito retos. Se prefere cabelos mais longos, escolha um corte mais desalinhado, pouco certinho, para criar dinamismo e afastar as atenções do seu queixo.

Saiba mais na próxima página

Adequar os cortes de cabelo
O visagismo defende que a apresentação física de uma pessoa fala primeiro que ela própria e ajudanos a compreender porque é que certos cortes de cabelo se adequam mais a certas personalidades. Senão vejamos: um corte mais direito e com pouco movimento transmite uma ideia de estrutura, mas se combinado com uma franja também reta pode transmitir uma certa inflexibilidade.

Já um cabelo com movimento reflete dinamismo, se for mais ondulado reflete sensualidade, mas os cachos relembram muitas vezes personagens infantis. Devemos ter ainda em conta o tempo que a pessoa se demora a arranjar. Se tem o cabelo mais ondulado e vai optar por um visual que exige um cabelo esticado tenha em consideração o tempo que terá de perder para ter o visual escolhido. O mesmo se aplica à maquilhagem.

Maquilhagem
Rosto Oval

No que toca à maquilhagem, tal como no corte de cabelo, um rosto oval tem boas simetrias, pelo que deve apenas evidenciar os pontos fortes com, por exemplo, a aplicação de um blush desde as maçãs do rosto, subindo quase até às têmporas. Como um dos princípios básicos do visagismo é encontrar o equilíbrio perfeito entre as tendências, a fisionomia e os gostos e vida pessoal, a escolha de um visual mais elaborado ou mais simples fica ao critério do cliente.

Rosto redondo

Num rosto redondo use pó bronzeador, de preferência sem brilhos, para dar a aparência de uma cara mais esguia. Aplique-o sensivelmente desde o meio do osso maxilar até às têmporas e aplique o blush desde as maçãs do rosto até às têmporas também.

Rosto quadrado

Um rosto quadrado tende a ter mais ou menos sempre a mesma largura por isso é necessário criar a ilusão de um queixo mais esguio. A maquilhagem para os rostos deve focar-se em iluminar a zona entre as sobrancelhas e os olhos e as têmporas. Deve ainda criar focos de atenção para o centro do rosto e desviar as atenções das laterais. Uma boa maneira de o conseguir será utilizando um batom de cor e criando uma sensação de sombra através da aplicação de pó bronzeador nas linhas do maxilar.

Rosto triangular

Um rosto triangular caracteriza-se por uma testa bastante mais larga do que a linha dos maxilares e do queixo. Na maquilhagem deverá delinear as sobrancelhas com uma forma mais redonda e menos reta e aplicar pó bronzeador nas têmporas, prolongando a sua aplicação até ao início da testa. A parte inferior da face deverá estar mais iluminada que a superior, e uma das maneiras de o conseguir será, ao aplicar o blush, fazê-lo em forma de triângulo invertido.

Saiba mais na próxima página

Maquilhagem flash

É importante a profissional aconselhar a cliente sobre quais os diversos produtos de maquilhagem que deve ter sempre consigo, para que consiga fazer uma maquilhagem flash, rápida e perfeita. A maquilhagem flash consiste numa maquilhagem que pode ser feita por todas as mulheres e que tem um efeito natural, sem ser necessário usar muitos utensílios:

Pó bronzeador três em um

A cliente deve apostar num pó facial que seja três em um: que possa ser aplicado em todo o rosto para bronzear e dar cor à tez, possa ser usado ainda como blush e sombra.

Lápis de olhos

O lápis de olhos pode ser preto ou castanho e de preferência com uma esponjinha para poder fazer o efeito esfumado.

Máscara de pestanas

Apostar numa máscara de pestanas com efeito alongador e revirador.

Batom

Pode optar por um batom de cor neutra ou um gloss com cor ou só de brilho. Dois minutos bastam para conseguir um look perfeito e sem muito esforço.

Novas tecnologias
As novas tecnologias vão-nos possibilitando cada vez mais experimentar novos looks sem ter de fazer a mudança de facto. Um dos websites mais atuais nestas tecnologias é o www.taaz.com. Aqui poderá experimentar vários cortes de cabelo, em várias cores, bem como maquilhagem. Aplique os princípios que leu e aplique também os inversos e verá a diferença, para isso só tem de fazer o upload da foto do cliente.

Todos estes princípios são extensíveis ao vestuário. Não adianta andar na moda se não se sente confortável, e muito menos se não se está a realçar os pontos fortes. Uma imagem adequada à nossa personalidade, corpo, feições, emprego, e vida em geral, pode abrir-nos portas que, até então, se encontravam fechadas.

Fotografia: Yves Saint Laurent
Agradecimentos: Strazzera Image, Lisboa

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

artigo do parceiro:

Comentários