A maioria das mulheres que tem o cabelo danificado, sabe-o. Com o tempo, apercebe-se de que o cabelo torna-se áspero, seco e sem brilho. Verifica que se parte com mais facilidade e que as pontas tendem a espigar. Para além disso, é notória a dificuldade acrescida de manuseamento e estilo. Quando o cabelo perde queratina no interior da fibra vai tornando visível o dano no exterior, manifestando-se de diferentes formas:
- Embaraça-se facilmente
- É difícil de pentear e escovar
- Apresenta pontas espigadas (abertas ou bifurcadas)
- Torna-se opaco e sem brilho
- Fica seco e áspero ao tato
Mas os sinais de danos no cabelo visíveis são apenas uma pequena parte dos prejuízos reais, porque a composição molecular do cabelo a um nível mais profundo muda quando ele já sofreu danos. Mas por vezes é difícil fazer essa avaliação sozinha, sem a ajuda de um profissional e é a pensar nisso que lhe damos alguns truques para fazer em casa o diagnóstico e saber se o cabelo está danificado:
1 - Teste do rabo de cavalo
Apanhe o cabelo num rabo de cavalo e torça-o com uma das mãos. Passe a outra mão desde a ponta até à raiz e verifique se aparecem cabelos soltos.
Veja mais:
Corte o cabelo de acordo com a lua
Truques de beleza que vão mudar a sua rotina
2 - Teste de deslizar
Este teste consiste em extrair um cabelo e segurá-lo firmemente pela raiz, deixando-o solto na ponta. Com a outra mão segure o cabelo entre o dedo indicador e o polegar e deslize os dedos até à ponta. A elasticidade dependerá de como ficam os cabelos depois deste exercício:
- Se enrolar muito é sinal de que o cabelo está saudável e que tem uma boa elasticidade.
- Se ondular, significa que o cabelo está ligeiramente danificado.
- Se ficar liso, o cabelo está muito danificado.
3 - Teste da tensão
Este teste permite-nos conhecer o nível de resistência ou fragilidade do cabelo. Consiste em selecionar uma mecha de cabelo, segurando-a com uma das mãos, o mais perto possível do couro cabeludo, para evitar a quebra. Com a outra mão, esticamos, puxando e soltando desde a raiz até às pontas. Quanto maior for a facilidade com que parte, mais danificado estará.
Se, depois dos testes, o diagnóstico for de um cabelo danificado, é necessário iniciar uma rotina de cuidados diária baseada na reparação e na prevenção de danos futuros.
As soluções podem passar por um novo corte de cabelo, por um cuidado diferente com uma gama de tratamento adequada ou até pela utilização de ampolas ou comprimidos de tratamento capilar.
Leia ainda:
Comentários