Já cortou o cabelo demasiado e não gostou do look final ou viu que o seu cabelo estava a crescer lentamente e demasiado fino com tendência para cair? Isso deve-se à alimentação que leva no seu dia a dia. Pois é, o segredo para cabelos saudáveis não está nem nos champôs nem nos tratamentos de cabeleireiro, mas sim no que ingerimos. Isto porque cada fio de cabelo necessita de nutrientes essenciais para permanecer forte e para conseguir estar sempre a renovar-se. Saiba então que alimentos cheios de nutrientes ajudam a estimular o crescimento do cabelo e que, ao mesmo tempo, ajudam na manutenção da sua saúde.

Salmão

Peixes como salmão são ricos em ômega-3. Este é um tipo de gordura saudável que o nosso corpo não produz sozinho e por isso é necessário encontrá-la em alimentos que tenham. O salmão também contém vitamina B12 e ferro, o que ajuda no crescimento capilar e por isso, ao ingerimos este peixe, o cabelo irá crescer mais e ficará brilhante e saudável. Para além disso, protegerá o nosso corpo contra várias doenças.

Ostras

O zinco contido nas ostras ajuda no crescimento do cabelo e dá-lhe maior brilho. A falta desse mineral na nossa alimentação pode causar uma grave perda de cabelo. O zinco pode também ser encontrado em alimentos como a carne de porco, nos cereais e no caranguejo.

Frango

Este tipo de carne contém proteína animal que é essencial para produzir queratina (que é a substância que compõe 80% do nosso cabelo). A falta desta proteína pode causar menor crescimento e queda do cabelo. Outras carnes como o peru e o coelho também são ricos em proteína animal.

Ovos

São ricos em proteína, ferro e biotina (tudo o que ajuda no crescimento do cabelo). Cada um destes nutrientes tem um papel fundamental na formação e manutenção do cabelo. Não obter nenhum destes elementos pode levar à queda do mesmo. Para além disso, os ovos contêm leucina (responsável pela divisão celular) e aminoácidos importantes para o cabelo.

Amêndoas

Também as amêndoas contêm biotina e vitamina E, o que ajuda o cabelo a crescer e a ficar mais forte. Apenas 15-20 amêndoas contêm 70% da dose diária desta substância.

Lentilhas

Também o ferro, zinco e colina (que normaliza a circulação do sangue do couro cabeludo) encontra-se neste alimento. Apenas um prato de sopa de lentilha contém cerca de metade da dose diária deste elemento.

Iogurte grego

As proteínas são a base para a construção dos cabelos e o iogurte grego tem bastantes. Ele também contém vitamina B5 (ácido pantoténico) que ajuda a estimular o fluxo sanguíneo do couro cabeludo (o que ajuda no crescimento e prevenção de queda deste). Esse ácido é normalmente adicionado a produtos para a pele e cabelos, mas obtê-lo através do alimento é mais saudável.

Sementes de girassol

Contêm alta concentração de vitamina E que, tal como referido, ajuda no crescimento capilar através do aumento de fluxo sanguíneo do couro cabeludo.

Espinafre

O espinafre é um alimento cheio de nutrientes que ajudam a hidratar e a impedir a quebra dos cabelos. Contém também vitamina A, ferro, ácido fólico e vitamina C. Tudo elementos que se juntam para manter o couro cabeludo saudável e fértil para o nascimento de mais cabelo.

Abacate

A grande concentração de ácidos graxos essenciais, vitaminas B e E que se encontram neste alimento, funcionam a nível celular para proteger e fortalecer o cabelo.

Laranja

Por ser uma grande fonte de vitamina C (essencial para um cabelo saudável e brilhante), contribui na produção de colagénio da pele e na retenção de vitamina A e E. As laranjas também são ricas em betacaroteno (antioxidante que o organismo transforma em vitamina A assim que é ingerido) e magnésio (elementos que impulsionam o crescimento do cabelo).

Batata doce

Também rica em betacaroteno. Quando este antioxidante se torna em vitamina A (depois de ingerido), ajuda a evitar o ressecamento dos cabelos e estimula as glândulas do couro cabeludo a produzir sebo (condição fundamental para o crescimento de novos cabelos e para fornecer vitalidade aos já desenvolvidos).