Tenha um couro cabeludo saudável

Para ter um cabelo bonito e saudável, é muito importante que tenha cuidado com o seu couro cabeludo. Descubra o que pode fazer para o tratar como ele merece.

Para ter um cabelo brilhante e suave é necessário hidratá-lo e nutri-lo, mas para que isso não se torne apenas temporário, é importante que cuide de igual forma do seu couro cabeludo. O excesso de sensibilidade, oleosidade, caspa e ainda queda de cabelo, são problemas que dão literalmente cabo da cabeça da maior parte das mulheres e eles podem advir de distúrbios genéticos, hormonais ou até mesmo externos. É por tudo isto, que vamos dar-lhe dicas para que consiga ter um cabelo perfeito desde a raiz até às pontas.

Sensibilidade - As tintas e os alisamentos são processos que podem dar cabo do seu couro cabeludo com muita facilidade e por isso é bastante normal que ele se torne mais sensível. Para colocar um ponto final a esta sensibilidade, deve ter em conta os sintomas que estes procedimentos lhe possam trazer, como é o caso da comichão, irritação da pele, vermelhidão ou até mesmo formigueiro. Para aliviar estes sintomas deve utilizar champôs calmantes e que contenham alecrim ou camomila.

Oleosidade - Se sofre de oleosidade no cabelo, sabe que este é assim devido à produção exagerada de sebo, o que o torna mais pesado e colado. Para que isto não volte a acontecer, deve lavar o cabelo sempre que este estiver oleoso, com champõ que contenha mentol, gengibre ou ácido salicílio. Isto vai fazer com que o couro cabeludo modere a produção de sebo e consiga controlar a oleosidade. Outra dica importante, é utilizar apenas condicionador nas pontas e champô de limpeza de quinze em quinze dias.

Caspa - Conhecida também como dermatite seborreica, esta ocorre quando existe uma reprodução acelerada de células no couro cabeludo. Isto faz com que as células mortas acabem por concentrar-se em volta da raiz do cabelo, o que faz com que comece a ter comichão e depois elas comecem a cair. A caspa é geralmente agravada por processos químicos, como é o caso das colorações, e por isso deve ter em conta o uso de um champô que contenha acido salicilico, piritionato de zinco e também cetoconazol. A lavagens devem ser feitas diariamente ou em dias alternados, para que seja mais fácil combatê-la.

Queda - Sabia que todos os dias perde cerca de cem cabelos? É verdade e bastante normal, mas para manter-se apenas neste número é importante que tenha cuidados com o seu couro cabeludo. Cuidados estes que incluem esfregar a cabeça com suavidade, não usar água muito quente, não utilizar elásticos apertados no cabelo, não pentear o cabelo com força, entre outros. A falta de vitaminas e o stress, são causas que podem agravar a queda de cabelo e por isso, tenha atenção.

Leia mais: Hábitos que estão a prejudicar o seu cabelo

Leia mais: 10 dicas para saber lavar bem o cabelo em casa

artigo do parceiro:

Comentários