Já ouviu falar muito em botox mas ainda não conseguiu perceber muito bem como é que esta substância funciona? Francisco Carvalho Domingues, mestre em medicina estética, descreve a forma de atuação da toxina botulínica com fins médico-estéticos. Pouco depois da sua aplicação muscular por via intradérmica, a toxina botulínica relaxa temporariamente certos músculos do rosto, atenuando as rugas de expressão e deixando a pele tonificada e tensa.

Esta ação deve-se ao facto de inibir a formação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela transmissão do impulso nervoso que origina a contracção muscular. Clinicamente, a partir do segundo ou terceiro dia poderão já observar-se efeitos, que atingem o seu pico máximo cinco a seis semanas depois. O efeito acentuadamente relaxante muscular da toxina botulínica prolonga-se por um período que pode variar entre três a seis ou sete meses.

Quando o efeito da toxina diminui, o corpo começa novamente a segregar acetilcolina e, por conseguinte, voltam a reproduzir-se gradualmente as rugas, pelo que será necessário voltar a injetá-la para que a ruga facial se estenda outra vez. Uma das melhores formas de contrariar o problema é repetindo regularmente o procedimento. Nos últimos anos, milhares de homens e mulheres em todo o mundo recorreram ao botox para atenuar os sinais de envelhecimento.