A indústria cosmética procura cada vez mais opções para conseguir travar o envelhecimento cutâneo. As pesquisas na área da cosmetologia avançaram muito nos últimos anos e, depois de muitas pesquisas, hoje em dia alguns cosméticos de vanguarda utilizam células-mãe na luta contra as rugas de expressão, sulcos e cicatrizes.

Estas células-mãe utilizadas nos cosméticos provêm de células retiradas de outros meios vivos, como é o caso das árvores e frutos, pois as suas células-mãe são muito similares às do corpo humano. A recolha é feita em laboratório onde se extraem, em pequenas quantidades, as células-mãe da planta, fruto ou árvore selecionada.

Depois desta recolha, estas células são cultivadas em laboratório, de tal maneira que se obtém um maior número de células mãe, que depois são aplicadas aos cosméticos. Como sabemos, as células-mãe são células com capacidade de se multiplicarem para dar lugar a células diferenciadas que formam os diferentes órgãos e tecidos que nos constituem.

O mesmo se passa com os vegetais. As suas células-mãe são as responsáveis pela regeneração de todas as células que formam a dita planta ou fruto. Quando aplicadas em cosméticos, vão ter um efeito a nível da pele, nomeadamente ao nível da prevenção e da luta contra o envelhecimento.

Exemplo prático

Apresentamos um cuidado de rosto para peles maduras, com cosméticos à base de células-mãe da árvore sequoia e da flor da videira. As células-mãe aqui referenciadas são células obtidas biotecnologicamente e sem manipulação genética. Apresentam-se em forma encapsulada mediante uma bicapa lipídica, igual à estrutura dos lípidos presentes na nossa epiderme, o que favorece uma rápida penetração e uma libertação prolongada dos mesmos.

Altamente concentradas em moléculas ativas, vão atuar sinergicamente, reconstituindo o filme hidrolipídico da pele, melhorando assim a coesão da epiderme libertando por osmose (como todas as outras células) os ativos na corrente citoplasmática, que por usa vez vão libertar as suas proteínas, aminoácidos, entre outros, na pele.

Árvore sequoia - Pela sua altíssima longevidade e capacidade de crescimento (é uma das árvores mais altas que existem), é uma fonte de substâncias ativas anti-idade. O grande destaque para esta espécie deve-se ao seu porte. Uma sequoia pode viver durante milénios, e ao fim desse tempo ultrapassar os 100 metros de altura e algumas dezenas de metros de circunferência.

Flor da videira - Pelo seu alto conteúdo em polifenóis e flavonoides, tem uma potente ação anti-inflamatória, protetora dos vasos sanguíneos e antibacteriana.

Benefícios das células-mãe vegetais
- Possuem uma grande atividade anti-idade
- Refirmam e suavizam a pele
- Dão resistência à epiderme
- Protegem a epiderme dos radicais livres

Passo a passo

Este cuidado de rosto formulado à base de células-mãe vegetais que, graças à tecnologia utilizada para a sua extração, consegue substâncias ativas de maior eficácia e livres de pesticidas, que atuam na pele ao nível da firmeza, hidratação e nutrição, prevenindo o envelhecimento prematuro da mesma.

Conheça o passo-a-passo na próxima página

Protocolo de boas-vindas relaxante

Começam por colocar uma toalha média no aquecedor de vapor, onde opcionalmente podem juntar umas gotas de óleo essencial relaxante. O protocolo de relaxamento tem início colocando-se uma toalha quente na zona da cervical, cobrindo o decote. Situada junto dos pés e com as mãos na zona superior dos mesmos, a esteticista realiza um movimento de extensão em direção à marquesa. Seguidamente, realiza o movimento contrário, flexiona os pés em direção ascendente, e mantém esta posição durante uns segundos. Para terminar o trabalho na zona dos pés, cruza-os e exerçe uma pressão sobre eles.

Desbloqueio facial

Para começar, destapa o decote e mantém a toalha em contacto com a zona cervical. Coloca-se na parte superior da marquesa com as mãos nos ombros e realiza pressões alternadas em direção aos pés. Muda a posição das mãos e coloca-as na parte anterior do ombro, realiza pressões alternadas, pressionando até à marquesa. Continua realizando pressões nos trapézios em três pontos, ao mesmo tempo. Coloca depois as mãos por cima da toalha e sobre a frente da cliente, realizando três pressões, mantendo assim durante três segundos.

Desmaquilhagem

Inicia-se a desmaquilhagem pelos olhos e lábios, humedecendo em algodões o produto desmaquilhante com movimentos circulares. Retira-se o excesso com luvas de turco ou uma toalha humedecida com água. Tonifica-se a pele, posteriormente, com um creme à base de extrato de uva, oligoelementos (magnésio, zinco, cobre e manganês), extratos de algas (Aonori, Ascophyllum, Criste Marine, Fucus, Laminaria Digitata, Nori), vitaminas e polissacarídeos.

Peeling

Uma vez a pele limpa, realiza-se o peeling à base de extrato de bambu e de óleo de coco, com movimentos circulares. Trabalha-se o rosto, o pescoço e o decote suavemente. Retira-se o produto com água e termina-se a limpeza com uma toalha húmida quente.

Massagem facial

Seguidamente, para ativar a irrigação sanguínea, oxigenar a pele e favorecer a regeneração da mesma, é recomendável realizar uma massagem com um creme facial, que pode ser à base de ativos naturais retirados dos citrinos e vitamina P, da pele da laranja e do limão. Uma vez terminada a massagem, retira-se o excesso de creme com uma toalha humedecida em água quente. A realização desta massagem é opcional.

Concentrado

Com a pele limpa e bem seca, aplica-se um concentrado à base de células-mãe de sequóia, células-mãe da flor de videira e vitamina B3, até à sua total absorção.

Máscara facial

Posteriormente, aplica-se uma máscara relaxante com gel de aloé vera, alantoína e fucogel. Deixa-se em repouso e a atuar durante 15 minutos para que os ativos penetrem de forma mais eficaz. Decorridos estes 15 minutos retira-se a máscara. Para favorecer a absorção do excesso de produto que ainda está na pele realizam-se manobras de teclado.

Finalização

No fim deste cuidado facial, aplica-se o contorno de olhos com células-mãe de sequoia, células-mãe da flor de videira, vitamina E, pantenol, entre outros ativos antienvelhecimento. Por fim, aplica-se um creme à base de células-mãe da sequóia, células-mãe da flor de videira, filtros UVA-UVB, óleo de argão, vitamina E e ácido hialurónico de baixo peso molecular. Após a finalização do ritual e para nos “despertar” a esteticista volta a realizar o protocolo dos pés já efetuado no início.

Texto: Stela Martins
Agradecimentos: Bruno Vassari, Dermoestética

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*