Está grávida de 9 semanas – já só faltam 217 dias!

Os olhos do bebé estão agora cobertos com as pálpebras.

O bebé tem agora quase 2,5 cm – não chega ao tamanho de uma uva – e pesa menos de 30 gramas, mas daqui em diante o peso vai começar a aumentar rapidamente, agora que está formada a sua estrutura física básica. Começa agora também a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriónica já desapareceu completamente e o desenvolvimento das partes do corpo – incluindo órgãos, músculos e nervos – está já em andamento.

As pálpebras cobrem completamente os olhos e encontram-se bem fechadas – só abrirão às 27 semanas. Já tem os lóbulos das orelhas e, no final da semana, os relevos interiores das orelhas já estarão concluídos. O lábio superior também já está completo e a boca, o nariz e as narinas já são mais nítidos. As pontas dos dedos das mãos estão ligeiramente aumentadas no local onde se desenvolvem as polpas. O bebé consegue agora movimentar todos os membros. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se. O bebé já tem os órgãos sexuais externos, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos.

É mesmo verdade:

Em média, nos EUA, as mulheres têm o seu primeiro filho aos 25 anos — um recorde de todos os tempos. Em média, os homens conhecem a paternidade pela primeira vez aos 30 anos de idade.

artigo do parceiro:

Comentários