Tempo de brincar

Atividades para desenvolver com o seu filho e proporcionar-lhe momentos inesquecíveis

As crianças não precisam de muito para se distrair. Basta criatividade, entusiasmo e disponibilidade por parte dos adultos para brincar com elas.

 

Se a sua imaginação falhar, não se preocupe.

De seguida, sugerimos-lhe algumas das atividades mais indicadas para cada idade. Prometemos que eles se vão divertir e você também.

Dos 0 aos 3 anos

É nos primeiros anos de vida que a criança se desenvolve com maior rapidez. Ao proporcionar-lhe um ambiente estimulante, através do jogo, estará a oferecer ao seu filho não só momentos de puro entretenimento como também formas divertidas de o ajudar a crescer. Para tal, não precisa de muito material, nem de pôr em prática ideias muito complicadas. Acima de tudo, o bebé quer brincar consigo, conhecê-lo a si e a ele próprio.

Olha o passarinho


Nesta brincadeira o seu filho transforma-se num super-bebé apoiado nos joelhos mais fortes do mundo. Os seus! Os bebés adoram voar enquanto os pais os movimentam de um lado para o outro. Para tal, deitada de costas, apoie o bebé nas suas pernas e erga-o, enquanto o segura pelos braços. Uma brincadeira muito simples que ajuda as crianças, entre os seis e os nove meses, a desenvolver o equilíbrio, a motricidade geral e a confiança.

Percurso de obstáculos

A partir dos nove meses o bebé começa a deslocar-se. Primeiro começa por rastejar, em seguida gatinha e depois anda e torna-se imparável. Construa um percurso com obstáculos para que o bebé desenvolva as suas capacidades de resolução de problemas e exercite a coordenação.

Coloque objetos pequenos, macios e fáceis de transpor, como almofadas e peluches, ao longo de uma zona do corredor ou de um quarto pequeno. Posicione-o no início do percurso, coloque-se na outra ponta e encoraje-o a chegar até si.

Comentários