Pequenos-almoços saudáveis para toda a família

Os conselhos dos nutricionistas para que o seu dia comece da melhor maneira

Breakfast (pequeno-almoço, em inglês) significa breaking the fast, uma expressão que significa quebrar o jejum, decorrente de um longo período de descanso. Durante este período, os níveis de energia descem de forma significativa.

 

A primeira refeição da manhã é, por isso, a mais importante, pois fornece ao organismo os nutrientes necessários para o decorrer do dia. Tomar o pequeno-almoço é fundamental e benéfico, quer para o corpo quer para a mente.

 

Os estudos demonstram que as pessoas que tomam o pequeno-almoço consomem mais nutrientes essenciais, importantes para um corpo e estilo de vida saudáveis, e tendem a ser mais magras e a apresentar um índice de massa corporal inferior às que falham esta refeição.

 

Quando não se toma o pequeno-almoço, o aporte de nutrientes não é compensado nas refeições subsequentes, sabendo-se também que esta refeição contribui para o desempenho cognitivo, porque melhora a concentração. Para além disso, o pequeno-almoço é uma ocasião excelente para o convívio familiar.

 

Aliás, as crianças que fazem esta refeição com os seus pais tomam pequenos-almoços mais nutritivos e desenvolvem hábitos alimentares saudáveis que se prolongam por toda a vida. Pedimos a Raquel Abrantes, nutricionista, que partilhasse consigo os benefícios do pequeno-almoço e elaborasse menus equilibrados e saborosos para si para a sua família. Delicie-se...


Pequeno almoço para a mãe
Pequeno almoço para o pai
Pequeno almoço para o filho

artigo do parceiro:

Comentários