O que deve saber sobre a relação a dois no pós-parto

A seguir ao nascimento é normal os pais ficarem centrados no bebé. Mas é também importante que cuidem de si e da sua relação conjugal. Saiba como agir e quais os principais conselhos dos especialistas.

«Não existe uma solução mágica. É importante que o casal crie oportunidades e arranje estratégias para encontrar um espaço que seja dos dois», aconselha Lisa Vicente, Ginecologista Obstetra.

Cuidar da relação a dois no pós-parto é importante para a mãe, para o pai e até para o bebé. Um dos passos básicos a seguir é a mãe e o pai partilhem as tarefas entre si. Aos poucos, ambos aprenderão a compreendê-lo melhor e a fazer face às suas exigências. As rotinas estabelecem-se e cria-se um equilíbrio entre a vida familiar e a vida de casal.

Estratégias a dois

Conheça algumas dicas dirigidas aos casais para viver bem a sexualidade no pós-parto, de acordo com a Ginecologista Obstetra Lisa Vicente:

- Procurem soluções próprias para estabelecer um equilíbrio entre a vida familiar e a vida de casal.
- Verbalizem e partilhem o que sentem um pelo outro.
- Criem oportunidades para ocupar o seu tempo enquanto casal (jantar fora, passear, correr, andar de bicicleta ou ir ao cinema).
- Deixem a criança ou as crianças, por exemplo, com os avós ou os amigos.
- Informem o médico e esclareçam as dúvidas sobre a sexualidade.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez

artigo do parceiro:

Comentários