Dicas para serem uma família Eco

Veja as nossas sugestões

As palavras e conceitos de ecologia e sustentabilidade, são cada vez mais importantes e significantes no nosso dia a dia. Devemos tomar ações e decisões diárias e encarar a realidade de outra forma, utilizar os recursos naturais que estão ao nosso dispor de forma a satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as gerações futuras. Além disso, devemos educar e passar essas informações e noções de eco e bio aos mais novos, para que eles possam mais tarde divulgar aos filhos deles.

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões e dicas para ser uma verdadeira família Eco:

Fazer reciclagem: Além da reciclagem diária e a mais comum, em que se separa o lixo por plástico, papel e vidro e se colocam nos respetivos contentores, deve ter em atenção e depositar no local devido os metais, pilhas, material eletrónico e óleos alimentares. Poderá também reutilizar o lixo orgânico de forma a produzir adubo, no caso de ter uma horta.

Qualquer dúvida consulte o site Sociedade Ponto Verde

Reutilização: A reutilização por vezes é confundida com a reciclagem, no entanto é bem diferente. Se tem vários filhos reutilize as roupas dos mais velhos para os mais novos, poderá ou não, fazer alterações nas roupas como aplicações, bordados ou desenhos com canetas próprias. Faça projetos divertidos com eles, com materiais reciclados como garrafas de iogurte ou de água, papel de jornal, etc. Poderá até fazer presentes divertidos, originais e muito baratos para oferecer ao resto da família, terá prendas únicos e personalizados.

Roupa ecológica: Poderá encontrar roupa ecológica, com materiais naturais como o algodão, para toda a família, desde o bebé recém nascido até ao avô. Se quiser ir ainda mais além, volte ao passado e adote as fraldas de pano, se não quiser ir tão longe, hoje em dia já existem à venda fraldas laváveis que dão para várias utilizações.

Estas fraldas reduzem a produção de 1 tonelada de resíduos, secam rapidamente, e previnem o aparecimento de alergias. Podem ser encontradas em algumas farmácias, lojas de artigos de puericultura, feiras temáticas, ou na internet. Tem a sua disposição outros artigos orgânicos como as toalhitas (algodão e bambu), fraldas de natação e sacos para fraldas (microfibras), e ainda discos de amamentação (bambu).

Comentários