Brinca com os seus filhos?

Saiba porque o deve (mesmo) fazer

Segundo os especialistas, brincar em família torna as crianças mais felizes, imaginativas e tolerantes. Embora bastem cinco a quinze minutos diários, 90% dos pais e 81% das mães dedicam pouco tempo a esta atividade.

Se quiser melhorar o tempo que passa em família, esteja atento às dicas que se seguem:

- Brincar com os seus filhos não significa perder tempo. Ao fazê-lo está a participar na vida deles. Está a fomentar a auto-estima das crianças e a promover as relações inter-familiares.

- Brincar com os seus filhos promove o sentimento de segurança. O facto de sentirem os pais mais próximos e a possibilidade de os confrontarem com dúvidas e receios deixa as crianças mais tranquilas.

- Brincar com os seus filhos promove as habilidades sócio-emocionais, confere maior autocontrolo emocional e fomenta a criatividade infantil e o êxito escolar das crianças. Além disso, promove a popularidade e a competência social.

- Brincar com os seus filhos favorece a atenção da criança e potencia a atividade infantil. Como os mais pequenos estão mais tranquilos, satisfeitos e entretidos, geram menos ansiedade, situação que prejudica o seu desenvolvimento cognitivo.

- Brincar com os seus filhos promove a felicidade. A deles e a sua! Os pais regressam à infância e aproveitam para descontrair e relaxar, esquecendo por momentos as dificuldades do dia a dia, enquanto desfrutam dos filhos e da boa disposição intrínseca às crianças, que contagia qualquer um.

artigo do parceiro:

Comentários