A homossexualidade na adolescência

Como lidar com as dúvidas que a formação da identidade sexual suscita

A adolescência é, por excelência, um período de dúvidas e descobertas. Nesta fase, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, se inicia por volta dos 10 anos com a puberdade e acaba por volta dos 19 anos, ocorre uma avalanche de transformações físicas, psicológicas e comportamentais.

 

Inevitavelmente, a adolescência define-se como um período de transição e definição no ciclo da vida humana. Esta medeia a passagem da infância, onde existe dependência dos adultos, para a idade adulta, onde é apurada a autonomia económica e social. Neste processo, ocorre a maturidade fisiológica e a determinação da identidade, que culmina na maturidade social expressa nos direitos e deveres sociais, sexuais e legais, entre outros.

 

Formação da identidade sexual na adolescência


É também na adolescência, que as crianças, no quadro do seu desenvolvimento normal, exploram e experimentam a sua sexualidade, amadurecendo e definindo a sua identidade sexual. De uma forma geral, ao chegar aos 12 anos, o adolescente encontra-se num período receptivo ao início da prática de brincadeiras e experiências sexuais. É por isso comum que, neste cenário, possa ocorrer uma certa ambiguidade quanto à orientação sexual.

 

«A homossexualidade pressupõe uma atracção sexual, emocional e efectiva persistente por alguém do mesmo sexo e não pode, por isso, ser encarada como sinónimo de experiências homossexuais», refere Stam Poupalos, médico da clínica 121doc. Não obstante esta realidade, é desde tenra idade, por volta dos três anos, que se manifesta a identificação com um dos dois géneros.

 

Mudanças fisiológicas, psicológicas e comportamentais

 

Os primeiros sinais físicos sexuais e a capacidade de reprodução são, em termos biológicos, os sinais da entrada na adolescência, independentemente da orientação sexual.

 

Nos rapazes, ocorre, por exemplo:

 

- o crescimento dos testículos, escroto e pénis
- o início da produção de esperma
- o surgimento dos pêlos púbicos e outros pêlos noutras áreas corporais


Nas raparigas:
 

- aparece a menarca (a primeira menstruação)

- dá-se o desenvolvimento das trompas e do útero

- dá-se o amadurecimento do ovário>

- regista-se o aumento do tamanho da vagina e respectivos lábios

Comentários