Um livro que pode ajudar na terapia da fala

"À Descoberta dos Sons", da terapeuta Joana Rombert, vai ajudar no desenvolvimento da fala, da leitura e da escrita de uma forma muito divertida e que os mais pequenos vão adorar.

Ao contrário da leitura e da escrita, que se aprende conscientemente, a fala é um processo natural e espontâneo.No entanto, com o crescimento, a criança pode vir a ter alguns problemas na evolução da fala.

Nesta fase importante do processo de aprendizagem, podem surgir dificuldades ou pequenos obstáculos: a omissão, a distorção ou a troca de sons a falar; a dificuldade em distinguir sons semelhantes, em reconhecê-los e em identificá-los na palavra. Estes conhecimentos são essenciais para aprender a ler e a escrever.

Com muitas ilustrações coloridas, "À Descoberta dos Sons" apresenta jogos e atividades pensados para serem feitos entre pais e filhos, ou educadores e alunos, de forma lúdica e divertida. Inclui ainda cartões de sons para recortar e usar durante os exercícios.

Como se explica na introdução do livro,os sons estão divididos em vogais e consoantes, e são apresentados individualmente ou por contrastes. Para cada som há uma chamada de atenção para a forma como se articula e se produz esse som, e ainda a associação com uma onomatopeia e uma personagem correspondentes.

Como exemplifica a autora, «A Serpente Sorridente quando sorri faz o som Ssss. Quando dizes o som s a ponta da língua toca atrás dos dentes de cima e os lábios estão esticados como se estivesses a sorrir. Experimenta pôr a mão à frente da boca e sente o ar a sair.»

Ao longo do livro aparecem ainda chamadas de atenção e dicas dirigidas aos pais, educadores, professores, psicólogos, terapeutas da fala ou a outros especialistas que interajam com a criança.

O livro estará disponível nas livrarias a partir de 22 de janeiro.

Joana Rombert é licenciada em Terapia da Fala e trabalha no Departamento de Pediatria Médica do CHLN – Hospital de Santa Maria. É também autora dos livros "A Linguagem Mágica dos Bebés" e "O Gato Comeu-te a Língua", e coautora dos livros "Ouvir, Dizer e Escrever, Método DOLF: Desenvolvimento Oral Linguístico e Fonológico" e "Método DOLF: Atividades".

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários