«Todos por um» na Escola de Saúde da CVP

Iniciativa procura encontrar dadores de medula óssea compatíveis.

«Todos por um» é um evento que terá lugar no próximo sábado, dia 20 de abril, das 10h às 18h, na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.

 

Esta iniciativa foi criada por um grupo de mães bloggers que se juntaram para ajudar a encontrar um dador de medula óssea compatível para o Rodrigo, um menino de três anos e meio a quem foi diagnosticada uma leucemia mielóide aguda que apresenta resistência à quimioterapia.

 

O Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE) associa-se a esta iniciativa para aumentar as possibilidades de encontrar um dador compatível com o Rodrigo bem como para aumentar o número de potenciais dadores inscritos no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea.

 

O evento contará também com uma venda solidária de artigos doados por várias marcas e um espaço infantil onde os pais poderão deixar os filhos enquanto fazem o registo de dadores de medula.

 

A leucemia mielóide aguda é um tipo de cancro raro, que normalmente afeta pessoas idosas embora se possa manifestar, em casos esporádicos em adultos jovens e crianças. Está associada a uma série de fatores de risco de origem genética e de origem ambiental.

 

Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa

Av. de Ceuta, Edifício Urbiceuta

1350-125 Lisboa

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários