ReFood Aveiro quer aproveitar sobras alimentares para apoiar famílias

Aproveitar as sobras de comida dos restaurantes, cantinas e empresas de 'catering', proporcionando refeições a famílias carenciadas é o objetivo do projeto ReFood Aveiro, que vai ser lançado no dia 17.
créditos: José Sena Goulão/LUSA

O ReFood Aveiro é um projeto “eco humanitário, 100% voluntário, que pretende acabar com o desperdício de alimentos preparados e a fome existente nos bairros urbanos”.

A missão é “resgatar” 100% do excedente de comida preparada no nosso distrito, providenciando-o às inúmeras famílias com necessidade de apoio alimentar.

Um núcleo de 40 voluntários está a preparar o arranque do projeto que será apresentado numa “reunião sementeira”, pelas 17 horas do dia 17, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no anfiteatro da Reitoria da Universidade de Aveiro, com a presença do orador e mentor do projeto ao nível nacional, Hunter Halder.

Os 'refooder's' aveirenses esperam nesse encontro, aberto ao público, conseguir a adesão de mais voluntários e empresas interessadas em colaborar, patrocinar e ajudar o projeto, bem como potenciais fornecedores de alimentos (restaurantes, bares, cantinas, empresas de catering, entre outras).

Na fase de instalação, a procura de uma sede para o projeto é a preocupação principal dos promotores, para terem um espaço onde possam desenvolver a atividade.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários