Reabertos 19 dos 33 parques infantis encerrados pela ASAE em Leiria

A Câmara de Leiria já reabriu 19 dos 33 parques infantis encerrados em 2012 na sequência de um levantamento efetuado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), disse à agência Lusa a vereadora Ana Valentim.
créditos: PixaBay

Segundo a responsável do pelouro do Desenvolvimento Social, “no ano de 2012 foram encerrados 33 parques infantis no concelho de Leiria”, decisão que “surgiu na sequência de um levantamento efetuado pela ASAE e de se ter concluído” que os equipamentos daqueles espaços “não cumpriam a legislação em vigor”.

Os parques foram fechados “por questões de segurança dos seus utilizadores”, salientou Ana Valentim, explicando que até hoje “foram reabertos 19 parques infantis”, num investimento de cerca de 70 mil euros.

A autarca esclareceu que a reabertura destes equipamentos é efetuada “de acordo com a disponibilidade financeira do município, dando-se especial atenção aos locais onde se verifique maior afluência de crianças”, pelo que se prevê a reabertura de mais cinco parques.

Ana Valentim esclareceu que, “ainda que não exista legislação específica de parques infantis para crianças com deficiência”, alguns destes espaços podem dispor de equipamento adaptado, área em que a autarquia liderada por Raul Castro tem apostado.

A este propósito, a responsável referiu que o parque da ponte dos Caniços, na cidade de Leiria, encerrado por ter sido alvo de atos de vandalismo, foi reaberto no dia 08 e contempla “um baloiço adaptado para cadeira de rodas”.

Comentários