Novo estudo explica por que os bebés imitam os pais

Investigação mostra que o sistema nervoso das crianças está condicionado para reproduzir o que elas observam.

Já percebeu que seu filho tenta imitar o que vê? Você bate palmas e ele também arrisca bater as mãos? Cientistas da Universidade de Washington e da Universidade de Temple, ambas nos Estados Unidos da América, descobriram que esse comportamento tem uma explicação neurológica. É assim: quando o bebé observa uma pessoa a levantar o pé, a área do cérebro que comanda esse movimento é ativada. Os estudiosos já sabiam que tal ocorria nos adultos – a novidade é que o sistema nervoso das crianças também funciona dessa forma.

 

Foram observados bebés de 14 meses de idade, escolhidos aleatoriamente pelos cientistas. O grupo ficou diante de adultos que faziam movimentos ora com as mãos, ora com os pés. Ao monitorizar a atividade elétrica do cérebro desses bebés, os investigadores perceberam que, quando viam uma ação com as mãos, a parte do cérebro responsável pela movimentação da mão era acionada. Diante de adultos que batiam com os pés, a fração ligada ao deslocamento do pé era estimulada.

 

Por que é que isto acontece? De acordo com os estudiosos, é um mecanismo ligado à nossa capacidade de aprendizagem cultural. Ao observar o que os outros indivíduos fazem, o nosso corpo está preparado para reproduzir os mesmos movimentos. Na questão do desenvolvimento da linguagem, por exemplo, os bebés imitam os adultos para aprender a falar. É como se eles olhassem para os outros e vissem a si mesmos.

 

 

Maria João Pratt

.

.

artigo do parceiro:

Comentários