«Muito mais do que férias, o Zimp é o festival que muda vidas», afirma. É desta forma que Joana Varatojo, responsável pelo evento e project manager do Instituto Macrobiótico, define o festival que se realiza de 1 a 7 de agosto no Parque Aventura DiverLanhoso, no Gerês. Organizado pelo Instituto Macrobiótico de Portugal, em parceria com o DiverLanhoso, este é um evento para toda a família e tem um programa muito variado «na área da saúde, bem-estar, culinária saudável, feng shui, desenvolvimento pessoal e espiritual», realça.

Este ano, estarão em destaque várias temáticas, como conta a responsável pelo evento, entre as quais «um show-cooking sobre pequenos-almoços e snacks, numerologia (a simbologia oculta dos números), saúde feminina, limpeza energética de espaços, agricultura harmoniosa, plantas medicinais, como recuperar o poder de autocura, o poder pessoal, o que é a felicidade, o que comemos (de onde vem e como se faz), bio (a cosmética que a pele entende», descreve. É possível ainda experimentar «BTT, escalada, soft rafting, slide e paintball e há, também, um programa dedicado exclusivamente às crianças».

Além dessas atividades, haverá muita animação, incluindo «concertos ao ar livre, música para dançar, teatro, comédia e surpresas», promete a gestora do projeto. O objetivo do Zimp, de acordo com a responsável do evento, é «adquirir ferramentas práticas para criar uma vida mais saudável e autêntica». Este evento realiza-se desde 2012 no Parque Aventura DiverLanhoso, um dos espaços de diversão mais procurados do norte do país.

Festival com tudo incluído

O Zimp é um festival de verão, mas distingue-se dos restantes «por ser um evento muito familiar, onde se vive um ambiente de alegria, festa e união», refere Joana Varatojo. Além disso, há uma grande «heterogeneidade dos participantes, atividades de aventura em plena natureza, comida exclusivamente macrobiótica sem qualquer uso de produtos de origem animal, laticínios, açúcar e produtos químicos».

O evento é também pet friendly. «É possível levar o companheiro de quatro patas», lembra a project manager do Instituto Macrobiótico. Outra grande vantagem é estar tudo incluído. «Quando as pessoas se inscrevem, escolhem o alojamento e a alimentação, pelo que, não precisam de se preocupar com mais nada quando estão no Zimp». O alojamento é feito em tendas ou camaratas ou quartos individuais ou duplos. Uma semana com alojamento e alimentação custa a partir de 450 € por pessoa.

Um lugar especial

O Zimp realiza-se desde 2012 no Parque Aventura DiverLanhoso e, desde aí, o Instituto Macrobiótico encontrou o parceiro ideal. «Não podíamos estar num sítio melhor», diz Joana Varatojo, responsável do festival. O parque fica «no topo de uma colina e tem uma vista fantástica sobre a Póvoa de Lanhoso», explica a responsável do projeto.

«É um espaço envolvente, no meio da natureza, com árvores, rochedos enormes, acolhedoras casas de madeira e um staff incansável a nível de profissionalismo, simpatia e entrega», acrescenta ainda. Para além disso, «o DiverLanhoso possibilitou a oferta de um programa ainda mais diversificado, devido às atividades de aventura que oferece», acrescenta ainda.

Texto: Rita Caetano