O professor Mark Williams, professor de psicologia clínica da Universidade de Oxford, em Inglaterra, também diretor do seu centro de mindfulness, acredita que esta filosofia vai crescer e, para isso, está a fazer novas investigações com adolescentes e futuros pais. «Estamos a ensinar mindfulness nas escolas de forma a prevenir depressões nas idades em que esta doença se começa a manifestar, entre os 13 e os 15 anos. Com os futuros pais trabalhamos de forma a dar-lhes ferramentas para lidarem com o nascimento da criança e de saberem, por exemplo, quais são as opções que terão no momento do parto», exemplifica o investigador.

Mark Williams conta, ainda, que costuma praticar meditação com o neto de sete anos, quando ele não consegue dormir. «Focamo-nos nos pés e vamos subindo, antes de chegarmos aos joelhos ele já dorme», diz. Nos últimos anos, esta filosofia tem atraído um crescente número de adeptos. «O que acontece na generalidade dos casos é que andamos tão stressados que não temos tempo para parar e ouvir o nosso corpo e a nossa mente. O mindfulness ajuda-nos, através de técnicas de meditação, a prestar atenção a cada momento, sem auto-censura», justifica Mark Williams.

Workshops para principiantes… e não só!

Quem quiser começar a praticar mindfulness acompanhado tem programas à medida:

- Para iniciantes

A Associação Portuguesa para o Mindfulness organiza vários cursos de introdução ao tema normalmente com uma parte teórica e outra experiencial. Mais informações em www.spm-be.pt, o site da Sociedade Portuguesa de Meditação.

- Grupos práticos

A Psinove promove vários workshops de mindfulness. Um deles ajuda a fazer o luto, outro é direccionado para psicólogos e, além disso, promovem grupos práticos de Mindfulness para quem tem dificuldade de o praticar individualmente. Mais informações em www.psinove.com.

- Para crianças e adolescentes 

Os bons resultados do mindfulness nos adultos fizeram com que se experimentasse também nas crianças e adolescentes. E com sucesso. O Ser Integral, Centro Português de Mindfulness, tem vários cursos para os mais novos com o objetivo de estimular a capacidade de atenção e a redução da ansiedade. Mais informações em www.serintegral.pt.

Texto: Rita Caetano