Alunos do 2.º ano fazem hoje testes de Português

Cerca de 80 por cento das escolas aderiram ao teste intermédio

Alunos do 2.º ano de 793 escolas realizam hoje um teste intermédio de Língua Portuguesa e na próxima semana um teste de Matemática. Apesar de os testes serem facultativos, aderiram cerca de 80 por cento das escolas.
De acordo com o Ministério da Educação (ME), aderiram à iniciativa 793 escolas e agrupamentos. “Este nível de adesão abrange cerca de 80 por cento do universo de alunos a frequentar o 1.º ciclo”, contou à Lusa fonte do gabinete de imprensa do ministério.
A finalidade principal dos testes é fazer um diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos: “Os resultados contribuem para uma intervenção pedagógica e didática mais eficaz nos 3.º e 4.º anos de escolaridade, podendo ser uma importante ferramenta na prevenção do insucesso no final do 1.º ciclo do ensino básico”, sublinhou o Ministério de Educação em resposta escrita enviada à agência Lusa.
Hoje, os alunos do 2º ano realizam o teste intermédio de Língua Portuguesa e na próxima quarta-feira fazem o de Matemática. Os testes, com a duração de 90 minutos, estão divididos em duas partes de 45 minutos cada, estando prevista uma pausa de meia hora entre as duas partes.
O resultado dos testes intermédios será partilhado com os encarregados de educação e deverá "contribuir para a preparação do ano letivo 2011/2012, dado que os resultados permitirão orientar e regular as aprendizagens dos alunos", explicou o ME.
3 de junho de 2011

Comentários