Água limpa e sabão promovem o crescimento das crianças

O acesso a água limpa e a sabão não só melhora a higiene como também impulsiona o crescimento das crianças, revela novo estudo

Uma revisão de dados recolhidos em todo o mundo encontrou evidência de um pequeno aumento em altura – cerca de 0,5 centímetros – em crianças com menos de cinco anos, residentes em domicílios com saneamento básico.

 

O crescimento deficitário afeta 265 milhões de crianças em todo o mundo, com impactos na saúde a longo prazo.

 

A evidência, originária de 14 estudos que envolveram cerca de 10 mil crianças, foi liderada pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e da organização internacional WaterAid.

 

Doenças repetidas
Alan Dangour, nutricionista da saúde pública do LSHTM que liderou o estudo, declarou à BBC News que o fornecimento de água potável, o saneamento e a higiene são formas eficazes de reduzir o número de mortes associadas a sintomas como a diarreia.


A análise sugere, pela primeira vez, que um melhor acesso a estes serviços básicos também pode ter um pequeno impacto, embora importante, no crescimento das crianças.


«O que descobrimos, pela reunião de toda a evidência, pela primeira vez, é que há uma sugestão de que todas estas intervenções melhoram o crescimento das crianças e isto é muito importante», afirmou à estação britânica.


«Esta é a primeira vez que se mostra uma prova que realmente apoia as intervenções para o fornecimento de água limpa e de condições higiénicas básicas para melhorar o crescimento.»


Também afirmou haver uma clara ligação entre uma criança beber água suja, ficar com diarreia e ter um crescimento físico deficitário, porque episódios repetidos de doença durante o início da infância pode comprometer o crescimento.

 

 

Comentários