• 5 dicas de Ryan Reynolds para os pais na sala de partos

    O conhecido ator, pai de dois filhos e casado com a também atriz Blake Lively, dá conselhos a todos os pais para o momento mais importante da gravidez: o parto. (Susana Krauss)

  • Os diferentes tipos de parto de acordo com a posição do bebé

    Conheça as diferentes posições que o bebé pode adotar no útero e entenda como cada uma mesmas influencia a escolha do tipo de parto. (Strazzera)

  • Rastreio da bactéria Neisseria gonorrhoeae

    As Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) como a gonorreia têm um profundo impacto na saúde sexual e reprodutiva da mulher. (Germano de Sousa)

  • As perguntas que todas as grávidas querem fazer antes e depois do parto

    Há muitas coisas esquisitas em relação ao trabalho de parto e que dão às grávidas alguma vergonha em perguntar. Veja aqui quais são essas questões. (Strazzera)

  • Quais os riscos de engravidar depois dos 40?

    Nos dias que correm há cada mais vez mulheres que, por diversas razões, adiam a experiência da maternidade. O anúncio da gravidez da cantora Janet Jackson, que aos 50 anos vai ser mãe pela primeira vez, voltou a reacender a discussão em torno deste tema. (SAPO Lifestyle)

  • Está grávida? Garanta o seu bem estar e o do seu bebé

    A gravidez é sem dúvida um momento único na vida de uma mulher. Não só porque a responsabilidade aumenta ao colocar no mundo uma criança, mas também porque exige cuidados especiais com a sua saúde e o bem estar do seu bebé. (Prémio Cinco Estrelas)

    Cuidados a ter antes de engravidar

    11 cuidados que as futuras mães devem tomar antes de tomar a decisão de engravidar (Workwell)

  • Truques para fazer o bebé mexer-se dentro da barriga

    Um dos momentos mais esperados pelas mães é o movimento do bebé dentro da barriga, que acontece por volta do segundo e terceiro trimestres. Mas existem alguns truques para por o seu bebé a mexer-se (Susana Krauss)

  • Os 8 sintomas mais estranhos da gravidez

    Provavelmente irá reconhecer alguns deles, outros poderão ser realmente esquisitos (Susana Krauss)

  • Problemas imunológicos que podem impedir a gravidez

    Existem inúmeros problemas que podem impedir a mulher de engravidar e alguns deles são imunológicos, felizmente já existem certos tratamentos que podem reverter esta situação. Saiba do que estamos a falar. (Strazzera)

  • Deve usar cinta?

    É uma das principais dúvidas colocadas pelas mulheres grávidas. Se também já se questionou sobre esta questão, fique a conhecer os prós e os contras de usar cinta durante a gestação. (Strazzera)

  • A linguagem secreta das mães

    LM, LA, DPP, CAM, GO são alguns dos termos que usam... Sabe o que significam? Que linguagem especial falam as mães? Venha connosco e perceba de uma vez por todas o que elas andam para aí a falar. (Strazzera)

  • Dia Nacional da Natalidade e Dia da Grávida: a importância do bem-estar da Mãe

    A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, assinala o Dia da Grávida, comemorado no dia 9 de setembro, e destaca a importância do bem-estar da mãe e da importância do exercício físico na gravidez (Susana Krauss)

  • Saiba o que perguntar ao seu obstetra para planear o parto

    O novo portal Pais para a Vida by Cytothera tem como objetivo guiar as futuras mamãs e papás, abordando temas relacionados com a maternidade. E porque o parto é um momento importante e por vezes causador de sentimentos como nervosismo e medo, saiba o que deve perguntar ao seu obstetra para estar bem preparada e por conseguinte menos ansiosa (Susana Krauss)

  • Sabe o que é a mastite?

    A mastite é uma inflamação da glândula mamária muito comum nas primeiras semanas após o parto. Saiba mais sobre esta doença e descubra como combatê-la da forma mais rápida e segura. (Strazzera)

  • Acabou a relação e está grávida?

    Nunca é fácil curar um coração partido, especialmente se estiver grávida. Descubra algumas dicas que a poderão ajudar a ultrapassar esta fase. (Strazzera)

  • Sabe quais são os alimentos que provocam infertilidade?

    A infertilidade é cada vez mais um assunto que está a ganhar algumas dimensões e por isso, é fundamental que descubra o que deve fazer para que isso não o afete. (Strazzera)

  • Doenças sexualmente transmissíveis na gravidez: a clamídia

    As Infeções Sexualmente Transmissíveis são transmitidas de pessoa para pessoa por via sexual, de mãe para filho (durante a gestação e parto) e por via endovenosa. Os esclarecimento da médica Maria José Rego de Sousa. (Germano de Sousa)

  • Dormir na gravidez

    São muitas as grávidas com inúmeras questões relacionadas com este tema: ou ficam sem posição, ou têm insónias, ou as inúmeras idas à casa de banho não as deixam descansar. Mas as grávidas também podem dormir. Saiba como com estas dicas (Strazzera)

  • O que gostava que ele soubesse sobre a gravidez

    A gravidez não é fácil para os pais, por isso o mais importante é ter paciência e bom senso. Para que tal aconteça o melhor é que os dois saibam o quanto é difícil uma gravidez. (Strazzera)

  • Sabe qual é a melhor altura para engravidar?

    Se pretende engravidar descubra alguns truques para lhe facilitar a vida. Experimente e dê as boas vindas a um novo membro da família. (Strazzera)

  • Está com problemas em engravidar?

    O seu maior desejo é engravidar, mas infelizmente não está a conseguir? Saiba o porquê de isso estar a acontecer e experimente novas técnicas. (Strazzera)

  • 4 formas de comunicação inter-uterina

    A música, as conversas com o bebé, o toque na barriga e os pensamentos para o seu bebé são a chave para o início de uma boa relação (Susana Krauss)

  • Gravidez na adolescência? Saiba o que fazer

    Uma gravidez na adolescência pode ser um choque ou até mesmo um motivo de grande preocupação e é por isso, que deve ver as nossas dicas para saber lidar com o assunto. (Strazzera)

  • Interpretar o resultado da citologia cervical no período gestacional

    A citologia cervical permite detetar as células infetadas pelo HPV enquanto o teste de pesquisa de HPV deteta o agente na origem da doença, permitindo distinguir que pacientes estão em risco de ter ou vir a desenvolver cancro, pelo que são metodologias de diagnóstico complementares. (Germano de Sousa)

    Devo realizar exercício físico durante a gravidez?

    Durante a gravidez, muitas mulheres têm receio que a prática de exercício físico comprometa a sua saúde e a do seu bebé. Teresa Branco explica quais os benefícios e os cuidados a ter ao nível do exercício físico durante este período. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Citologia cervical no período gestacional: a importância do rastreio do carcinoma do colo do útero

    Anualmente são diagnosticados aproximadamente mil novos casos de Cancro do Colo do Útero em Portugal. Somos o país da Europa Ocidental com a taxa de incidência mais elevada nesta tipologia de carcinoma. (Germano de Sousa)

  • Está grávida e vai viajar de avião? Siga estas recomendações

    A eDreams, agência online de viagens da europa, apresenta um estudo onde revela quais as exigências de cada companhia aérea para mulheres que viajam em “estado de graça”, bem como uma infografia com as principais recomendações para uma viagem em segurança (Susana Krauss)

  • A vitamina D e o seu papel na gravidez

    A Vitamina D é responsável pela absorção de cálcio e fósforo no organismo, contribuindo para um correto funcionamento do sistema imunitário, o que resulta na prevenção de múltiplas doenças. No desenvolvimento fetal, esta vitamina desempenha ainda outras funções essenciais. (Nuno Noronha)

  • Especialista em pediatria revela a importância da necessidade de preservação do sangue do cordão umbilical

    A especialista em pediatria, Dra Joanne Kurtzberg, revela a um jornal israelita a importância e a necessidade de preservação do Sangue do Cordão Umbilical (SCU) (Susana Krauss)

  • 5 medos comuns no parto

    Poder-se-á dizer que a gravidez tem um toque agridoce. Se por um lado é uma experiência única e enternecedora em quase todo o seu contexto, por outro há toda uma panóplia de receios... os que são inerentes à gravidez propriamente dita e outros que são quase “impostos” por terceiros. (Strazzera)

  • Consumo de fruta na gravidez melhora desenvolvimento cognitivo do bebé

    Saiba quais os benefícios que o consumo de fruta na gravidez provoca nos bebés quando estes atingem um ano de vida (Susana Krauss)

  • As infeções do trato urinário na gravidez: a bacteriúria assintomática, cistite e pielonefrite

    As infeções urinárias resultam da invasão e multiplicação de bactérias na urina e respetiva inflamação da bexiga e rins. A possibilidade do feto nascer prematuro ou apresentar baixo peso à nascença, tornam as infeções do trato urinário complicações relevantes no período gestacional. (Germano de Sousa)

  • Baby shower: como organizar

    Um baby shower é uma festa organizada para a futura mamã, entre o 6 e o 8 mês da gestação. Saiba todas as dicas e sugestões para organizar um excelente baby shower. (Strazzera)

  • A nova dieta da fertilidade

    Baseada em estudos em mulheres com problemas de ovulação e destinada a mulheres que desejam engravidar, The Fertility Diet foi considerada, nos EUA, uma das melhores de 2015 (Revista Prevenir)

  • Rastreio da bacteriúria assintomática na gravidez

    As infeções do aparelho urinário são comuns na grávida. (Germano de Sousa)

  • Regras para uma gravidez saudável

    A gravidez é uma fase muito especial para qualquer mulher, por isso é fundamental ter certos cuidados diários para conseguir uma gestação mais tranquila e saudável (Strazzera)

  • Aproveite as férias durante a gravidez

    Estar grávida nunca impediu ninguém de se divertir e se férias são sinónimo de descanso e diversão, nada melhor que aproveitar e tirar uns dias para se mimar! (Strazzera)

  • Nove meses da gravidez retratados no filme “Olmo e a Gaivota”

    Filmada como um diário, a longa-metragem “Olmo e a Gaivota”, em exibição no Festival Internacional de Cinema Independente - IndieLisboa, retrata os nove meses de gravidez de uma atriz que descobre que tem um novo papel a desempenhar: o de mãe. (A Nossa Gravidez )

  • Salão "Ser Mamã" promove momentos de aprendizagem e lazer em família

    A Exponor recebe nos dias 6, 7 e 8 de maio a 8ª edição do Salão Ser Mamã, um evento dedicado ao universo dos pais, educadores, bebés e crianças, que combina as vertentes formativa e lúdica, abrindo também espaço à apresentação das mais recentes novidades na área da saúde e bem-estar da grávida e do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Sintomas na gravidez: os normais e os que deve dar atenção

    As alterações hormonais durante a gravidez provocam inúmeros sintomas, uns normais, outros que merecem um pouco mais de atenção. E para que consiga distingui-los, vamos dar-lhe alguns conselhos para que fique atenta! (Strazzera)

  • Regras de segurança na condução e viagens para grávidas

    Posso conduzir durante toda a gravidez? Como devo colocar o cinto de segurança? Que cuidados devo ter se quiser viajar? Esclareça todas as dúvidas (Susana Krauss)

  • Rastreio da hepatite B no período gestacional

    A saúde da mãe e do feto deve ser acompanhada durante toda a gravidez. O rastreio de doenças infecciosas virais, tais como a hepatite B, é essencial. (Germano de Sousa)

    E é assim que uma mãe assiste ao nascimento do seu filho

    Kim Overton partilhou numa página na internet o nascimento do seu filho através de uma barriga de aluguer (Susana Krauss)

  • Os 9 mitos da gravidez

    A gravidez é um período muito delicado em que a mulher está mais sensível e acaba por acreditar em tudo. Mas será que tudo o que lhe dizem é verdade? Tire as suas dúvidas connosco e tenha uma gravidez mais tranquila (Strazzera)

  • Primeiro trimestre de gestação: serologia da Hepatite B

    A Hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHB e representa um grave problema de saúde pública mundial por ser umas das principais causas de doença hepática crónica, cirrose e carcinoma hepatocelular. (Germano de Sousa)

  • 10 soluções não invasivas para os 10 sintomas mais indesejados da gravidez

    Ser mãe é uma experiência maravilhosa, repleta de boas surpresas. Mas também pode trazer consigo momentos menos bons. Muitos deles acontecem durante a gravidez e são muitas as mulheres para quem a gestação é mais incómoda do que bonita (Susana Krauss)

  • O que é normal no sexo pós-parto?

    Muitas são as dúvidas e receios das mulheres que acabam de ter um bebé em relação ao sexo. Quando devo (ou posso) voltar a ter relações? Serei a única que estou nesta situação? Serei a única que não quer ter sexo já? (Susana Krauss)

  • Contar os movimentos do bebé na barriga pode salvar uma vida

    O movimento do bebé dentro da barriga da mãe revela o nível do seu bem-estar, e quanto mais as mães compreenderem o seu bebé melhor estão preparadas para sinais de alerta (Susana Krauss)

  • A importância da ingestão de nutrientes essenciais durante a gravidez

    Proteínas, Cálcio, Ácido Fólico e Ferro revelam-se essenciais para uma gestação saudável (Susana Krauss)

  • A serologia no despiste do herpes neonatal

    A infeção Neonatal pelo vírus Herpes Simplex é responsável por uma elevada taxa de morbilidade e mortalidade. A transmissão do vírus ao recém-nascido pode ocorrer por infeção genital materna, durante a passagem pelo canal de parto, ou por via transplacentária. (Germano de Sousa)

  • Atenção! Pode estar grávida

    Esteja atenta a 10 sinais que podem indicar uma possível gravidez. (SAPO Lifestyle)

  • Contrações de Braxton Hicks

    Saiba o que são as contrações de Braxton Hicks e como as distinguir das verdadeiras contrações de trabalho de parto. Em caso de dúvida, deve contactar a sua equipa de saúde. (A Nossa Gravidez )

  • Informações úteis sobre a criopreservação

    O nascimento de um filho é um momento único de alegria. É também um momento singular para a recolha de células estaminais do tecido e sangue do cordão umbilical. A decisão dos pais é de extrema importância relativamente à decisão de fazer ou não criopreservação. (Prémio Cinco Estrelas)

  • As 10 coisas que não deve dizer a uma grávida

    Perguntas e comentários aparentemente inocentes podem criar situações de desconforto, por isso para evitar constrangimentos, deixamos uma lista das coisas que elas não precisam ouvir (Strazzera)

  • Infeção neonatal por herpes simplex

    Caracteristicamente, após a infeção primária, o vírus permanece nos gânglios dorsais da região sagrada, de forma latente, ainda que sujeito a reativações periódicas, que originam os episódios recorrentes. A localização ao nível do colo do útero, ao contrário da localização vulvar e perineal, é frequentemente assintomática. (Germano de Sousa)

  • Período fértil, sabe como se calcula?

    Pode parecer simples e óbvio, mas calcular o período fértil ainda é um bicho de sete cabeças para algumas mulheres e por isso vamos dar-lhe uma ajuda! (Strazzera)

  • Preparar o nascimento a dois

    Saiba quais as mais-valias dos cursos de preparação para o nascimento, dirigidos aos casais que desejam um acompanhamento mais especializado durante a gravidez e o pós-parto. (A Nossa Gravidez )

  • Rastreio do VIH na gestação

    A infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) atinge as células do sistema imunológico, afetando a sua função. Na eventualidade dessa infeção ocorrer durante a gravidez ou previamente à gravidez, a futura mãe seropositiva, fica imunodeprimida e suscetível a infeções oportunísticas. (Germano de Sousa)

  • 4 motivos para querer uma doula

    Há cada vez mais grávidas que requerem uma doula para se prepararem para o grande dia. Um estudo recente indica que este apoio à futura mãe reduz o risco de parto prematuro e a realização de cesarianas desnecessárias (Susana Krauss)