• Futuros pais mais informados e seguros

    Saiba como a preparação para o nascimento pode constituir uma mais-valia para o casal receber informação útil e segura sobre a gravidez e o nascimento do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Em que consiste a dequitadura

    A dequitadura consiste na expulsão da placenta após o nascimento do bebé. Dizem os especialistas que o organismo deve atuar de forma espontânea e natural durante esta fase do trabalho de parto. (A Nossa Gravidez )

  • Mês 05 - Mês de muita calmaria

    Quase não sinto que estou grávida (Teresa Serrano)

  • Saiba o que acontece durante o período expulsivo

    No parto, antes da expulsão do bebé, a mãe deve estar calma, bem consigo própria e confiar em quem está ao seu lado. Conheça as principais estratégias que facilitam a saída do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Óleos melhoram a aparência de cicatrizes após cesariana

    As cicatrizes resultantes da cesariana são um problema estético e podem atingir os planos mais profundos da pele, limitando a mobilidade desta sobre os músculos, articulações, órgãos, etc. Estas marcas podem ser atenuadas através da aplicação de óleos que têm propriedades revitalizantes e emolientes da pele. A opinião de Teresa Laginha, médica especialista em Medicina Geral e Familiar. (Nuno Noronha)

  • Como deve agir na fase ativa do parto

    Saiba mais sobre a fase em que ocorre a dilatação completa do colo do útero e as contrações regulares e intensas do parto. Ambos os sinais são indicadores de que é hora de ir para a maternidade. (A Nossa Gravidez )

  • Como atuar na fase latente do parto

    Saiba mais sobre a etapa mais longa do trabalho de parto. A fase latente corresponde ao período que compreende o apagamento do colo do útero e a fase inicial de dilatação. Num primeiro parto, pode durar, em média, oito a 12 horas. (A Nossa Gravidez )

  • Mulheres que querem (muito) ser mães não podem deixar de ter sexo

    A diminuição da frequência ideal de relações sexuais pode comprometer a fertilidade feminina. O alerta é dado por uma especialista portuguesa (Revista Prevenir)

  • Exercício físico durante a gravidez: benefícios, recomendações e sinais de alarme

    A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, aconselha as grávidas de baixo risco a praticar exercício físico, enquanto se encontrarem de esperanças (Susana Krauss)

  • Seguro de fertilidade com procura aquém das expetativas

    A conservação de material genético já não é nova em Portugal. Descubra os últimos avanços técnicos e saiba como se processa a criopreservação de ovócitos (Revista Prevenir)

  • Deixei de tomar a pílula e agora?

    Estudos internacionais revelam que o número de mulheres que prescinde deste método anticoncecional tem vindo a aumentar. Saiba quais são as principais consequências (Revista Saber Viver)

  • O que tem vindo a mudar em termos de tratamentos de procriação medicamente assistida

    Taxa de sucesso tem vindo a aumentar e, paradoxalmente, os riscos têm vindo a diminuir. Mas a legislação nacional continua a excluir solteiras e lésbicas (Revista Prevenir)

  • Exames sorológicos no diagnóstico da sífilis

    A Sífilis é uma infeção transmitida sexualmente que pode atingir a grávida e o feto em qualquer altura da gestação. No adulto quando não tratada, evolui de Sífilis primária para secundária e latente ou terciária. No feto a Sífilis é sempre secundária, devido à disseminação por via hematogénia, com manifestações sistémicas, semelhante à Sífilis secundária. (Germano de Sousa)

  • Amamentar ou não amamentar?

    A decisão de amamentar é tomada por cada futura mãe, na grande maioria das vezes antes de o filho nascer. Saiba mais sobre a importância de esta reflexão ser consciente, lúcida e livre de pressões externas. (A Nossa Gravidez )

  • 7 conselhos úteis para preservar a fertilidade no verão

    E se as férias deste ano fossem usadas para engravidar? Aqui ficam 7 conselhos úteis para os que querem que este verão seja o primeiro do resto das suas vidas. (Nuno Noronha)

  • O que levar na mala da maternidade?

    A gravidez é uma fase muito especial para os pais e estes mal podem esperar para conhecer o seu bebé. No entanto, este momento da vida também é sinónimo de muitas dúvidas e motivador de algum stress. O melhor é não deixar nada para a última da hora, nem mesmo a mala da maternidade. (Nuno Noronha)

  • Nascimento de um pai

    O homem percorre o seu próprio caminho para se tornar pai, embora de forma mais lenta no tempo do que a companheira. Saiba quais as alterações a nível emocional do homem quando se transforma em pai. (A Nossa Gravidez )

  • Gerir a dor durante o parto

    Dizem os especialistas que uma das medidas mais eficazes para gerir o trabalho de parto é a preparação para o nascimento com o recurso a estratégias farmacológicas ou não farmacológicas. (A Nossa Gravidez )

  • Preparar o trabalho de parto

    Saber quais as opções para aliviar a dor no trabalho de parto permite reduzir os níveis de ansiedade e potencia a probabilidade de ter uma experiência de nascimento mais positiva. Saiba porquê. (A Nossa Gravidez )

  • Gerir o tempo em família

    «O amor na espécie humana nasce com os cuidados, portanto repartam todo o tempo de maneira a serem pais presentes.» É o conselho da psicóloga Isabel Leal, defensora da filosofia de uma parentalidade partilhada. (A Nossa Gravidez )

  • Rastreio da sífilis na vigilância pré-natal

    A Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum, que quando não tratada adequadamente e atempadamente pode causar lesões graves no sistema nervoso central e no sistema cardiovascular, podendo mesmo ser fatal para o doente. (Germano de Sousa)

  • Emoções do pai durante a gravidez

    Saiba mais sobre as transformações emocionais do homem durante a gravidez, assunto que tem merecido crescente atenção por parte dos especialistas que investigam a área da parentalidade. (A Nossa Gravidez )

  • Como funciona o útero na gravidez

    A capacidade de dilatação e a força deste órgão muscular permitem-lhe expandir-se até acomodar um feto de nove meses e contrair-se no parto para o impulsionar (Revista Prevenir)

  • O que deve (mesmo) fazer antes do parto

    Planear e tratar com antecedência de certos assuntos, vai deixá-la livre para dar toda a atenção ao bebé quando ele nascer (Susana Krauss)

  • Mês 04 - A energia voltou

    Finalmente recupero a energia que estava adormecida no primeiro trimestre e o feijão já começa a borbulhar (Teresa Serrano)

  • Rede de suporte na amamentação

    Informe-se sobre as vantagens associadas ao aleitamento materno e os seus principais mecanismos de funcionamento. Conheça as principais entidades disponíveis para informar e esclarecer os casais que solicitem apoio. (A Nossa Gravidez )

  • Dicas e conselhos sobre amamentação

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo para os bebés até aos 6 meses de idade, e em regime complementar até completarem os 2 anos (Susana Krauss)

  • Tratamento da toxoplasmose na gestação

    O rastreio da toxoplasmose deve ser realizado no período pré-natal, permitindo assim evitar graves complicações para o feto. O conhecimento do estado imunitário da gestante é igualmente importante, já que permite informar adequadamente a mulher sobre os cuidados que deverá ter durante a gravidez. (Germano de Sousa)

  • Mês 03 - Que humor é este?

    O terceiro mês ficou marcado pelas variações de humor, ora está tudo bem ora choro que nem uma Madalena arrependida. Mas é também um momento de muita felicidade por poder finalmente anunciar ao mundo esta gravidez. (Teresa Serrano)

  • Não há pais perfeitos

    Atualmente a ciência permite-nos programar gravidezes e partos. Estarão os casais do século XXI preparados para lidar com a imprevisibilidade dos primeiros tempos de vida do bebé? (A Nossa Gravidez )

  • Gravidez alivia a enxaqueca

    As alterações hormonais que decorrem da gestação podem aliviar as crises que atingem muitas mulheres. Mas também existem soluções naturais que ajudam a combater o problema (Revista Prevenir)

  • O que acontece ao corpo de uma grávida?

    Acompanhe a evolução... (Strazzera)

  • Corte do cordão umbilical pelo pai

    A presença do homem no parto tem de ser muito desejada e deve ser uma decisão do casal. Saiba mais sobre a participação do pai no momento do corte do cordão umbilical que une a mulher ao filho. (A Nossa Gravidez )

  • Probabilidades de utilização da amostra de Sangue do Cordão Umbilical

    A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, destaca as probabilidades de utilização da amostra de Sangue do Cordão Umbilical para tratar doenças hemato-oncológicas (Susana Krauss)

    Estrias: Truque para prevenir durante a gravidez

    As transformações sofridas durante a gravidez, principalmente quando os cuidados e prevenção ficam esquecidos, deixam marcas para o resto da vida. (SAPO Lifestyle)

  • Teste avalia risco de depressão perinatal

    Uma equipa de investigação portuguesa está a identificar e a analisar os fatores e os sintomas que levam muitas mulheres a viver estados depressivos no período da gravidez (Revista Prevenir)

  • Dicas para uma gravidez confortável no verão

    Saiba como ajudar a diminuir o inchaço através de alguns truques que a vão ajudar a sentir-se melhor. (Strazzera)

  • Os exames serológicos no diagnóstico da toxoplasmose

    A Toxoplasmose é uma grave infecção que, durante a gravidez, pode ser transmitida para o feto através da placenta. A infecção pelo Toxoplasma Gondii poderá ter repercussões ao nível do feto, podendo provocar situações clínicas de morbilidade e em alguns casos de mortalidade (Germano de Sousa)

  • As fases do trabalho de parto

    O nascimento do bebé acontece em quatro momentos: fase latente, fase ativa, período expulsivo e dequitadura. Saiba o que dizem os especialistas acerca de cada uma das etapas do parto. (A Nossa Gravidez )

    Pendente para grávidas com efeito calmante no bebé

    O Harmony Ball Pendent é um acessório usado há séculos por mulheres grávidas nas sociedades mexicanas e do Bali (Susana Krauss)

  • Como escolher um médico para a acompanhar na gravidez

    Se está com dúvidas sobre qual escolher, nós damos-lhe uma ajuda. (Strazzera)

  • Movimentos do bebé no útero

    Os primeiros movimentos do bebé no útero ocorrem a partir das 19 semanas de gestação. São um marco na gravidez, ajudando a mãe a ter uma perceção mais real do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Cuidar de bebés gémeos

    Os futuros pais de gémeos beneficiam da partilha de estratégias e de conselhos dos seus pares. Eis algumas estratégias que podem facilitar os primeiros anos de vida. (A Nossa Gravidez )

  • O rastreio da toxoplasmose na vigilância pré-natal

    As infeções do grupo TORCH (Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovirús e Herpes vírus) são infeções comuns, no entanto, adquirem uma importância substancial quando ocorrem no decurso de uma gravidez. Os eventuais impactos sobre a saúde fetal, dependendo do período gestacional em causa, colocam o despiste desta infeção no contexto do rastreio pré-natal das infeções congénitas. (Germano de Sousa)

  • Tornar-se mãe

    Especialistas na área da psicologia da parentalidade explicam quais as principais transformações que acontecem na mulher no processo de transição de filha a mãe. (A Nossa Gravidez )

  • Preservar as células estaminais

    Saiba em que consiste o processo de criopreservação após o nascimento e como se desenvolve esta técnica científica. (A Nossa Gravidez )

  • Hypnobirthing é nascer sem stress

    O nascimento tem potencial para ser uma experiência maravilhosa. A variável que mais influencia a possibilidade do nascimento ser uma experiência positiva tem a ver com a atitude e com as expectativas que se têm. E aqui, as técnicas de hipnose podem ter um papel significativo. Por Sandra Maria Silva, Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta. (Nuno Noronha)

  • 7 conselhos para uma gravidez mais saudável

    Se pensa em engravidar nos próximos meses, um ano ou talvez mais à frente, é importante a adopção de pequenas mudanças de estilo de vida que podem proteger a sua fertilidade (Workwell)

  • Controle o peso durante a gravidez

    O aumento de peso ao longo da gestação deve ser regular, adaptado às características de cada grávida e alvo de vigilância. (A Nossa Gravidez )

    Um grupo de homens experimenta a dor do parto (e é hilariante)

    Geralmente os homens apenas partilham a dor das contrações com umas palavras meigas ou a agarrar a mão da sua companheira. E nem fazem ideia das dores que as mulheres estão realmente a ter. Um grupo de homens resolveu experimentar as dores do parto através de uma simulação muito real... (Susana Krauss)

  • Mês 02 - Tenho tanto sono...

    O feijãozinho já tem braços de girino mas estou tãããooo enjoada!... E tenho mesmo muito, mas muito sono... (Teresa Serrano)

  • Quer engravidar? Este curso vai ajudá-la a estar no seu melhor antes de o fazer

    Antonella Vignati, naturopata e criadora do Programa Natural de Apoio à Fertilidade, explica as razões que influenciam a fertilidade da mulher e do homem e o impacto que a alimentação e estilo de vida têm em quem quer engravidar (Centro do Bebé)

  • Sabe como funciona o seu útero?

    Este órgão muscular é muito versátil e foi desenhado para se expandir e permitir uma gravidez. Saiba o que deve fazer para o proteger de doenças e infeções (Revista Prevenir)

  • Vigilância pré-natal

    Saiba quais as principais análises de rotina prescritas nos três trimestres de gestação. A grávida deverá esclarecer as dúvidas relacionadas com a sua saúde e a do bebé junto da equipa de saúde. (A Nossa Gravidez )

  • 7ª edição do Salão Ser Mamã

    A 7ª edição do Salão Ser Mamã realiza-se nos próximos dias 8, 9 e 10 de maio, entre as 10h e as 20h, na Exponor - Feira Internacional do Porto. (A Nossa Gravidez )

  • O que é o baby-blues

    O baby blues é um estado que resulta de mudanças de humor relacionadas com a reorganização hormonal e metabólica da vivência do parto. (A Nossa Gravidez )

  • Sintomas na gravidez: os normais e os que deve dar atenção

    Como todo o cuidado é pouco, é bom que esteja atenta... (Strazzera)

  • Viver a sexualidade no pós-parto

    Conheça estratégias para viver bem a sexualidade a seguir ao nascimento do bebé. Especialistas defendem a importância do diálogo e da partilha das emoções na nova fase da vida do casal. (A Nossa Gravidez )

  • Planear o orçamento familiar

    Antes de o bebé nascer, é essencial que os pais façam uma previsão dos gastos que vão ter mensalmente para melhor gerir o orçamento disponível. Conheça as estratégias para calcular gastos e poupar, assegurando o bem-estar do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Benefícios da Massagem

    Conheça os efeitos terapêuticos da massagem para preparar a futura mãe e siga os conselhos da educadora perinatal Lucília Manuela Neves, profissional certificada pela Lamaze Internacional. (A Nossa Gravidez )