• O rastreio da toxoplasmose na vigilância pré-natal

    As infeções do grupo TORCH (Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovirús e Herpes vírus) são infeções comuns, no entanto, adquirem uma importância substancial quando ocorrem no decurso de uma gravidez. Os eventuais impactos sobre a saúde fetal, dependendo do período gestacional em causa, colocam o despiste desta infeção no contexto do rastreio pré-natal das infeções congénitas. (Germano de Sousa)

  • Preservar as células estaminais

    Saiba em que consiste o processo de criopreservação após o nascimento e como se desenvolve esta técnica científica. (A Nossa Gravidez )

  • Hypnobirthing é nascer sem stress

    O nascimento tem potencial para ser uma experiência maravilhosa. A variável que mais influencia a possibilidade do nascimento ser uma experiência positiva tem a ver com a atitude e com as expectativas que se têm. E aqui, as técnicas de hipnose podem ter um papel significativo. Por Sandra Maria Silva, Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta. (Nuno Noronha)

  • 7 conselhos para uma gravidez mais saudável

    Se pensa em engravidar nos próximos meses, um ano ou talvez mais à frente, é importante a adopção de pequenas mudanças de estilo de vida que podem proteger a sua fertilidade (Workwell)

  • Controle o peso durante a gravidez

    O aumento de peso ao longo da gestação deve ser regular, adaptado às características de cada grávida e alvo de vigilância. (A Nossa Gravidez )

    Um grupo de homens experimenta a dor do parto (e é hilariante)

    Geralmente os homens apenas partilham a dor das contrações com umas palavras meigas ou a agarrar a mão da sua companheira. E nem fazem ideia das dores que as mulheres estão realmente a ter. Um grupo de homens resolveu experimentar as dores do parto através de uma simulação muito real... (Susana Krauss)

  • Mês 02 - Tenho tanto sono...

    O feijãozinho já tem braços de girino mas estou tãããooo enjoada!... E tenho mesmo muito, mas muito sono... (Teresa Serrano)

  • Quer engravidar? Este curso vai ajudá-la a estar no seu melhor antes de o fazer

    Antonella Vignati, naturopata e criadora do Programa Natural de Apoio à Fertilidade, explica as razões que influenciam a fertilidade da mulher e do homem e o impacto que a alimentação e estilo de vida têm em quem quer engravidar (Centro do Bebé)

  • Sabe como funciona o seu útero?

    Este órgão muscular é muito versátil e foi desenhado para se expandir e permitir uma gravidez. Saiba o que deve fazer para o proteger de doenças e infeções (Prevenir)

  • Vigilância pré-natal

    Saiba quais as principais análises de rotina prescritas nos três trimestres de gestação. A grávida deverá esclarecer as dúvidas relacionadas com a sua saúde e a do bebé junto da equipa de saúde. (A Nossa Gravidez )

  • 7ª edição do Salão Ser Mamã

    A 7ª edição do Salão Ser Mamã realiza-se nos próximos dias 8, 9 e 10 de maio, entre as 10h e as 20h, na Exponor - Feira Internacional do Porto. (A Nossa Gravidez )

  • O que é o baby-blues

    O baby blues é um estado que resulta de mudanças de humor relacionadas com a reorganização hormonal e metabólica da vivência do parto. (A Nossa Gravidez )

  • Sintomas na gravidez: os normais e os que deve dar atenção

    Como todo o cuidado é pouco, é bom que esteja atenta... (Strazzera)

  • Viver a sexualidade no pós-parto

    Conheça estratégias para viver bem a sexualidade a seguir ao nascimento do bebé. Especialistas defendem a importância do diálogo e da partilha das emoções na nova fase da vida do casal. (A Nossa Gravidez )

  • Planear o orçamento familiar

    Antes de o bebé nascer, é essencial que os pais façam uma previsão dos gastos que vão ter mensalmente para melhor gerir o orçamento disponível. Conheça as estratégias para calcular gastos e poupar, assegurando o bem-estar do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Benefícios da Massagem

    Conheça os efeitos terapêuticos da massagem para preparar a futura mãe e siga os conselhos da educadora perinatal Lucília Manuela Neves, profissional certificada pela Lamaze Internacional. (A Nossa Gravidez )

  • O papel dos avós

    Os avós devem contribuir com a sua experiência para que a gravidez seja serena e segura. Saiba mais sobre o seu papel e quais os cuidados que devem ter no apoio dado à nova família. (A Nossa Gravidez )

  • 18 mitos da gravidez

    Descubra os maiores mitos que as mães e as avós nos contam... Não desespere se não comer aquele prato que tanto deseja, a criança não vai nascer com cara disso! (Strazzera)

  • Alterações da sexualidade na gravidez

    A gravidez é um momento de adaptação para o casal. Especialistas falam sobre os receios e alterações físicas da mulher bem como as transformações no homem relativas à sexualidade. (A Nossa Gravidez )

  • Sabia que há um gás que alivia a dor do trabalho de parto?

    A experiência do nascimento de uma criança traz consigo a alegria e um momento que os pais querem recordar. Contudo a altura do parto também acarreta consigo o desconforto e dor, sendo por isso essencial que as grávidas saibam quais os métodos de analgesia que têm à sua disposição. (Nuno Noronha)

  • Será possível prevenir o aborto espontâneo?

    Um episódio de sangramento vaginal na fase inicial de uma gravidez pode ser o sinal de que algo não está bem. Um especialista ajuda a lidar com a situação (Prevenir)

  • A chegada do irmão

    Uma relação amor-ódio tem sido a definição apontada por diversos autores perante as frequentes zangas, ciúmes e rivalidade entre irmãos. Saiba mais sobre as relações fraternas, segundo alguns especialistas da área da psicologia. (A Nossa Gravidez )

  • A maternidade já não é o fim da carreira de uma desportista

    Longe de ser o fim de uma carreira de alto nível, a maternidade passou a ser uma mera pausa para muitas desportistas, que voltam à competição depois de se tornarem mães, mantendo os resultados ou até melhorando a sua prestação, graças a uma maior aposta na preparação física e psicológica. (Nuno Noronha)

  • Quando dois passam a três

    Saiba mais sobre os desafios de construir uma nova família e a integração do bebé e dos pais. (A Nossa Gravidez )

  • Mês 01 - O Início

    O começo do diário de bordo ilustrado de uma gravidez. (Teresa Serrano)

  • Episódios de uma gravidez

    As Crónicas Ilustradas de uma Gravidez são o relato desenhado que a Teresa Serrano – autora do Crónicas Web -2.0 – decidiu criar para registar a sua primeira gravidez. (Teresa Serrano)

  • 10 Dicas para praticar exercício durante a gravidez

    A prática adequada de exercício físico contribui para uma gravidez saudável. Conheça as principais recomendações e os conselhos práticos dos especialistas. (A Nossa Gravidez )

  • As potencialidades do cordão umbilical

    O cordão umbilical é uma poderosa fonte de células estaminais com aplicações na medicina. Saiba mais sobre o seu potencial regenerativo e terapêutico. (A Nossa Gravidez )

  • Teste de Coombs como parte integrante da rotina Pré-Natal

    O teste de Coombs, direto e indireto, integra a rotina Pré-Natal. O direto visa detetar anticorpos ligados à superfície dos eritrócitos e é mais usado na investigação das anemias hemolíticas imunes. O teste de Coombs indireto permite detetar a presença de anticorpos livres (não ligados), dirigidos contra os eritrócitos, no plasma sanguíneo e é usado no diagnóstico pré-natal e para testar o sangue antes de uma transfusão sanguínea. (Germano de Sousa)

  • Saiba gerir a dor no parto

    Recorrer a posições de apoio e balanço, banhos ou massagem são métodos para aliviar a dor. Siga as dicas da fisioterapeuta Isabel Ramos de Almeida e aprenda estratégias para lidar com o trabalho de parto. (A Nossa Gravidez )

  • As potencialidades do cordão umbilical

    O cordão umbilical é uma poderosa fonte de células estaminais com aplicações na medicina. Saiba mais sobre o seu potencial regenerativo e terapêutico. (A Nossa Gravidez )

  • O rastreio da diabetes gestacional

    Conheça a importância do diagnóstico precoce e controlo da diabetes durante a gravidez, independentemente da sua condição física ou do registo de antecedentes familiares. (A Nossa Gravidez )

  • Forte, saudável e sexy depois da gravidez

    Torne-se mais forte, saudável, sexy e feliz depois da gravidez. A sua Mãe vai ficar orgulhosa, o seu marido radiante, o recém-nascido terá uma vida melhor e as pessoas próximas de si vão admira-la (Workwell)

  • Quando nasce uma mãe e um pai

    Durante a gravidez, enquanto o corpo da mãe forma o feto, pai e mãe apoiam-se um ao outro numa remodelação do sentimento de identidade e na criação de uma relação totalmente nova de três pessoas. (A Nossa Gravidez )

  • 6 coisas que o bebé faz dentro da barriga da mãe

    Desde bocejar, a fazer xixi e até sonhar... Os bebés têm muito que fazer durante os 9 meses! (Strazzera)

  • Gravidez não é desculpa para não praticar exercício

    O prestigiado American College of Obstetrics and Gynecology defende a realização de atividade física nos meses de gestação. Mas há precauções a ter e modalidades a evitar (Prevenir)

  • Conheça o papel da doula

    A doula tem a missão de prestar apoio essencialmente emocional com o intuito de promover o bem-estar e o conforto durante a gravidez e no parto. Saiba mais sobre as suas vantagens. (A Nossa Gravidez )

  • Estratégias para cuidar da forma durante a gravidez

    Saiba o que deve fazer para manter a forma física e quais as opções mais adequadas ao seu estilo de vida. Siga as dicas e procure manter-se ativa na gravidez. (A Nossa Gravidez )

  • Viajar de avião grávida

    De um modo geral, as deslocações por meio aéreo não apresentam perigo para a mãe nem para o feto, mas também não dispensam cuidados. Veja todas as precauções que deve ter (Saber Viver)

  • Saiba como gerir a perda de uma gravidez

    Conheça a importância do “luto” e de o casal solicitar o apoio dos profissionais de saúde quando sozinho não consegue gerir a perda do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Mindfulness para a infertilidade

    Investigadores portugueses desenvolveram um método que permite reduzir o sofrimento e melhorar a qualidade de vida das mulheres inférteis (Prevenir)

  • 5 Perguntas-chave sobre os desejos na gravidez

    A nutricionista Maria Paes de Vasconcelos fala aos pais sobre as questões da nutrição na gravidez e sobre os segredos de infância por detrás da vontade de comer. (A Nossa Gravidez )

  • Incompatibilidade sanguínea na gravidez

    A grupagem sanguínea é um teste analítico que visa identificar qual o grupo sanguíneo (ABO) e Rh (positivo ou negativo) que cada indivíduo possui e assume um papel muito importante, particularmente, para a mulher grávida. (Germano de Sousa)

  • Regras de ouro na alimentação da grávida

    Conheça as estratégias e os conselhos dos especialistas para colocar em prática uma alimentação segura, equilibrada e saudável durante a gravidez. (A Nossa Gravidez )

  • Manual de sobrevivência no aleitamento materno

    O pai também tem um papel muito ativo no aleitamento materno. (…) Sem dúvida, se se fizer uma boa preparação, tudo será mais fácil, pois todos serão conhecedores dos obstáculos (Susana Krauss)

  • O hemograma no diagnóstico das hemoglobinopatias

    As hemoglobinopatias (alfa e beta talassémias e variantes da hemoglobina) são um grupo de doenças hereditárias do sangue, que apresentam maior prevalência em todo o mundo e constituem, ainda hoje, um importante problema de saúde pública (Germano de Sousa)

  • Dicas e conselhos sobre Segurança Infantil

    A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, apresenta dicas e conselhos úteis às futuras mamãs e papás no que se refere à prevenção de acidentes infantis, no sentido de reforçar a segurança entre os mais novos (Susana Krauss)

  • Hoje vigora o modelo do pai envolvido na gravidez

    Nas sociedades modernas, o pai ideal envolve-se na gravidez e nos cuidados ao bebé. Tal como a mulher, também o homem sente a necessidade de sentir-se “forte e seguro”, referem os estudos. (A Nossa Gravidez )

  • Anemia na gravidez? A importância do hemograma

    A gravidez incorpora um sistema que inclui mãe, feto e placenta, existindo assim uma tríade que é necessária sustentar. A gravidez normal origina muitas alterações na fisiologia materna, incluindo alterações nos parâmetros hematológicos. (Germano de Sousa)

  • Usufrua do direito a uma gravidez informada

    A preparação para o parto é uma medida de proteção dos direitos dos casais grávidos. Saiba como ter acesso a informação útil e segura com profissionais de saúde qualificados para o efeito. (A Nossa Gravidez )

  • Estou grávida. Posso pintar o cabelo?

    Falámos com uma cabeleireira para a ajudar a saber o que deve e não deve fazer neste caso. (Strazzera)

    Presentes para grávidas, bebés e Pais

    A Loja de Natal do Centro do Bebé resulta de uma cuidadosa selecção dos melhores serviços e produtos para oferecer a recém-pais ou bebés (Centro do Bebé)

  • Operações plásticas e a alteração da produção de leite

    Esclareça alguns mitos relacionados com a amamentação após uma cirurgia plástica ao peito (Strazzera)

  • Dicas para melhor gerir o trabalho de parto

    A mulher preparada para lidar com a dor suporta melhor o momento do parto. Conheça as principais dicas para gerir o trabalho de parto de forma mais segura e informada. (A Nossa Gravidez )

  • Apps para futuras mães

    As aplicações que não podem faltar no seu smartphone para facilitar a sua vida e esclarecer todas as dúvidas. (Strazzera)

  • Problemas do pós-parto? Saiba o que a fisioterapia pode fazer por si.

    Cicatrizes dolorosas (cesariana ou episiotomia) dores pélvicas, algias vertebrais, incontinência urinária ou anal, disfunções sexuais… estas são apenas algumas das áreas em que um fisioterapeuta pode ajudar (Centro do Bebé)

  • Dicas para uma atitude positiva durante a gravidez

    Saiba como encarar de forma afirmativa os desconfortos que ocorrem durante a gestação. (A Nossa Gravidez )

  • Pós-Parto: 8 plantas medicinais amigas das mamãs

    Conheça as plantas que podem ajudá-la após o nascimento do seu bebé (Centro do Bebé)

  • Segundo Encontro de Mães do Hospital CUF Porto

    O encontro destinado às recém e futuras mães é gratuito e pretende esclarecer os seguintes temas: ter filhos em dias de crise, sexualidade pós parto e como educar um bebé prematuro. (O Nosso Bebé)

  • Harmony PreNatal Test: Antecipa o conhecimento do sexo do feto

    O Harmony Prenatal Test é um teste de Rastreio Pré-Natal não invasivo que apresenta as mais elevadas taxas de deteção (maior que 99%), sendo um método 100% seguro, com total ausência de risco para o bebé e com taxas de deteção das aneuploidias muito próximas às dos métodos de diagnóstico como a amniocentese e biópsia das vilosidades coriónicas. (Germano de Sousa)