• As infeções do trato urinário na gravidez: a bacteriúria assintomática, cistite e pielonefrite

    As infeções urinárias resultam da invasão e multiplicação de bactérias na urina e respetiva inflamação da bexiga e rins. A possibilidade do feto nascer prematuro ou apresentar baixo peso à nascença, tornam as infeções do trato urinário complicações relevantes no período gestacional. (Germano de Sousa)

  • Baby shower: como organizar

    Um baby shower é uma festa organizada para a futura mamã, entre o 6 e o 8 mês da gestação. Saiba todas as dicas e sugestões para organizar um excelente baby shower. (Strazzera)

  • A nova dieta da fertilidade

    Baseada em estudos em mulheres com problemas de ovulação e destinada a mulheres que desejam engravidar, The Fertility Diet foi considerada, nos EUA, uma das melhores de 2015 (Revista Prevenir)

  • Rastreio da bacteriúria assintomática na gravidez

    As infeções do aparelho urinário são comuns na grávida. (Germano de Sousa)

  • Regras para uma gravidez saudável

    A gravidez é uma fase muito especial para qualquer mulher, por isso é fundamental ter certos cuidados diários para conseguir uma gestação mais tranquila e saudável (Strazzera)

  • Aproveite as férias durante a gravidez

    Estar grávida nunca impediu ninguém de se divertir e se férias são sinónimo de descanso e diversão, nada melhor que aproveitar e tirar uns dias para se mimar! (Strazzera)

  • Nove meses da gravidez retratados no filme “Olmo e a Gaivota”

    Filmada como um diário, a longa-metragem “Olmo e a Gaivota”, em exibição no Festival Internacional de Cinema Independente - IndieLisboa, retrata os nove meses de gravidez de uma atriz que descobre que tem um novo papel a desempenhar: o de mãe. (A Nossa Gravidez )

  • Salão "Ser Mamã" promove momentos de aprendizagem e lazer em família

    A Exponor recebe nos dias 6, 7 e 8 de maio a 8ª edição do Salão Ser Mamã, um evento dedicado ao universo dos pais, educadores, bebés e crianças, que combina as vertentes formativa e lúdica, abrindo também espaço à apresentação das mais recentes novidades na área da saúde e bem-estar da grávida e do bebé. (A Nossa Gravidez )

  • Sintomas na gravidez: os normais e os que deve dar atenção

    As alterações hormonais durante a gravidez provocam inúmeros sintomas, uns normais, outros que merecem um pouco mais de atenção. E para que consiga distingui-los, vamos dar-lhe alguns conselhos para que fique atenta! (Strazzera)

  • Regras de segurança na condução e viagens para grávidas

    Posso conduzir durante toda a gravidez? Como devo colocar o cinto de segurança? Que cuidados devo ter se quiser viajar? Esclareça todas as dúvidas (Susana Krauss)

  • Rastreio da hepatite B no período gestacional

    A saúde da mãe e do feto deve ser acompanhada durante toda a gravidez. O rastreio de doenças infecciosas virais, tais como a hepatite B, é essencial. (Germano de Sousa)

    E é assim que uma mãe assiste ao nascimento do seu filho

    Kim Overton partilhou numa página na internet o nascimento do seu filho através de uma barriga de aluguer (Susana Krauss)

  • Os 9 mitos da gravidez

    A gravidez é um período muito delicado em que a mulher está mais sensível e acaba por acreditar em tudo. Mas será que tudo o que lhe dizem é verdade? Tire as suas dúvidas connosco e tenha uma gravidez mais tranquila (Strazzera)

  • Primeiro trimestre de gestação: serologia da Hepatite B

    A Hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHB e representa um grave problema de saúde pública mundial por ser umas das principais causas de doença hepática crónica, cirrose e carcinoma hepatocelular. (Germano de Sousa)

  • 10 soluções não invasivas para os 10 sintomas mais indesejados da gravidez

    Ser mãe é uma experiência maravilhosa, repleta de boas surpresas. Mas também pode trazer consigo momentos menos bons. Muitos deles acontecem durante a gravidez e são muitas as mulheres para quem a gestação é mais incómoda do que bonita (Susana Krauss)

  • O que é normal no sexo pós-parto?

    Muitas são as dúvidas e receios das mulheres que acabam de ter um bebé em relação ao sexo. Quando devo (ou posso) voltar a ter relações? Serei a única que estou nesta situação? Serei a única que não quer ter sexo já? (Susana Krauss)

  • Contar os movimentos do bebé na barriga pode salvar uma vida

    O movimento do bebé dentro da barriga da mãe revela o nível do seu bem-estar, e quanto mais as mães compreenderem o seu bebé melhor estão preparadas para sinais de alerta (Susana Krauss)

  • A importância da ingestão de nutrientes essenciais durante a gravidez

    Proteínas, Cálcio, Ácido Fólico e Ferro revelam-se essenciais para uma gestação saudável (Susana Krauss)

  • A serologia no despiste do herpes neonatal

    A infeção Neonatal pelo vírus Herpes Simplex é responsável por uma elevada taxa de morbilidade e mortalidade. A transmissão do vírus ao recém-nascido pode ocorrer por infeção genital materna, durante a passagem pelo canal de parto, ou por via transplacentária. (Germano de Sousa)

  • Atenção! Pode estar grávida

    Esteja atenta a 10 sinais que podem indicar uma possível gravidez. (SAPO Lifestyle)

  • Contrações de Braxton Hicks

    Saiba o que são as contrações de Braxton Hicks e como as distinguir das verdadeiras contrações de trabalho de parto. Em caso de dúvida, deve contactar a sua equipa de saúde. (A Nossa Gravidez )

  • Informações úteis sobre a criopreservação

    O nascimento de um filho é um momento único de alegria. É também um momento singular para a recolha de células estaminais do tecido e sangue do cordão umbilical. A decisão dos pais é de extrema importância relativamente à decisão de fazer ou não criopreservação. (Prémio Cinco Estrelas)

  • As 10 coisas que não deve dizer a uma grávida

    Perguntas e comentários aparentemente inocentes podem criar situações de desconforto, por isso para evitar constrangimentos, deixamos uma lista das coisas que elas não precisam ouvir (Strazzera)

  • Infeção neonatal por herpes simplex

    Caracteristicamente, após a infeção primária, o vírus permanece nos gânglios dorsais da região sagrada, de forma latente, ainda que sujeito a reativações periódicas, que originam os episódios recorrentes. A localização ao nível do colo do útero, ao contrário da localização vulvar e perineal, é frequentemente assintomática. (Germano de Sousa)

  • Período fértil, sabe como se calcula?

    Pode parecer simples e óbvio, mas calcular o período fértil ainda é um bicho de sete cabeças para algumas mulheres e por isso vamos dar-lhe uma ajuda! (Strazzera)

  • Preparar o nascimento a dois

    Saiba quais as mais-valias dos cursos de preparação para o nascimento, dirigidos aos casais que desejam um acompanhamento mais especializado durante a gravidez e o pós-parto. (A Nossa Gravidez )

  • Rastreio do VIH na gestação

    A infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) atinge as células do sistema imunológico, afetando a sua função. Na eventualidade dessa infeção ocorrer durante a gravidez ou previamente à gravidez, a futura mãe seropositiva, fica imunodeprimida e suscetível a infeções oportunísticas. (Germano de Sousa)

  • 4 motivos para querer uma doula

    Há cada vez mais grávidas que requerem uma doula para se prepararem para o grande dia. Um estudo recente indica que este apoio à futura mãe reduz o risco de parto prematuro e a realização de cesarianas desnecessárias (Susana Krauss)

  • Usar a piscina em segurança na gravidez

    Nadar é uma opção saudável para realizar exercício físico, com os devidos ajustes adaptados à fase da gravidez. É recomendada a supervisão de um profissional de desporto, especializado em exercício na gravidez e pós-parto. (A Nossa Gravidez )

  • A importância da sexualidade na gravidez

    A atividade sexual ajuda a futura mãe a relaxar e aumenta a cumplicidade do casal (Susana Krauss)

  • O rastreio do Citomegalovírus na vigilância pré-natal

    O Citomegalovírus (CMV) integra o grupo Herpes Vírus e é considerado um importante agente patogénico nomeadamente quando se manifesta durante a gravidez. A infeção materno-fetal por CMV é a principal causa infecciosa de malformações congénitas, atraso psicomotor e surdez. (Germano de Sousa)

  • Como organizar um Baby Shower

    O baby shower é um evento para celebrar a chegada de um novo elemento e festejar a recta final da gravidez. Como é cada vez um evento mais comum damos-lhe algumas sugestões e dicas par ao planear ao pormenor. (Strazzera)

  • Conselhos para uma estadia hospitalar tranquila

    Saiba quais os principais preparativos antes do nascimento do bebé. Fique com dicas práticas para preparar a ida para a maternidade. (A Nossa Gravidez )

  • As primeiras horas na maternidade

    A seguir ao bebé nascer, os pais recebem o suporte e o aconselhamento dos profissionais de saúde. Saiba mais sobre a mais-valia do apoio técnico e de esclarecer as suas dúvidas antes da alta hospitalar. (A Nossa Gravidez )

  • As empresas que deram nas vistas por mudarem a licença de maternidade em 2015

    Empresas tecnológicas, como Facebook, Microsoft e Adobe, foram as que mais se destacaram em 2015 com as mudanças na licença de maternidade (Susana Krauss)

  • Sou fumadora e estou grávida! Devo deixar de fumar já?

    Abandonar repentinamente o vício ou reduzir progressivamente o número de cigarros? O que faz menos mal ao bebé? Um especialista explica (Revista Prevenir)

  • Compreender as emoções no pós-parto

    O baby blues é um estado emocional que resulta de mudanças de humor relacionadas com o parto, associado a sintomas como choro fácil, irritabilidade, fadiga, ansiedade e tensão. Saiba mais sobre quais as suas causas e os cuidados a ter. (A Nossa Gravidez )

  • Diabetes gestacional: como deve agir

    Conheça a importância do diagnóstico atempado e do controlo da diabetes durante a gravidez. (A Nossa Gravidez )

  • Saiba mais sobre a consulta de revisão

    Aproximadamente seis semanas depois do parto realiza-se uma avaliação do estado de saúde da mãe. Conheça a importância e os objetivos da consulta do puerpério. (A Nossa Gravidez )

  • Teste de gravidez: a qual é que deve recorrer?

    Quais os tipos de testes que há? Quais as diferenças? Quais os resultados? Saiba tudo o que precisa para ter a certeza se está grávida ou não (Strazzera)

  • Mais de 10 dicas para uma boa postura

    A gravidez é um período da vida onde a postura vai estar à prova. A mulher necessita de manter as suas funções e tarefas do dia-a-dia, mas o seu corpo está mais vulnerável. Saiba como agir para manter um bom suporte muscular e previna desconfortos. (A Nossa Gravidez )

  • Vai viajar grávida?

    Viajar é uma das melhores coisas do mundo, mas se estiver a planear uma viagem quando está grávida, há alguns cuidados que deve ter para garantir a sua segurança e a do seu bebé. (Strazzera)

  • Compreender a dor do parto

    A experiência de dor sentida durante o trabalho de parto é única para cada mulher. Saiba mais sobre o que pode influenciar a sua intensidade e como deve agir no decurso do nascimento. (A Nossa Gravidez )

  • Quando nasce um irmão

    Aprenda estratégias para minimizar o impacto dos ciúmes em relação ao irmão recém-chegado, gerando o equilíbrio e bem-estar da família. (A Nossa Gravidez )

  • Factos bizarros sobre a gravidez

    Durante a gestação de um bebé muita coisa acontece para além da típica formação do bebé. Não vai acreditar na quantidade de coisas estranhas que se passam durante a gravidez... (Strazzera)

  • Exercícios na piscina para grávidas

    Saiba quais são as atividades aquáticas mais indicadas para grávidas. (Holmes Place)

  • 10 Dicas para desfrutar do exercício na gravidez

    Fique com uma breve lista de recomendações úteis para praticar exercício físico de forma segura e ajustada à gravidez. (A Nossa Gravidez )

  • Serologia da rubéola no pré-natal

    Na primeira consulta Pré-Natal, todas as mulheres devem realizar testes serológicos para pesquisa da imunidade adquirida para o vírus da Rubéola, de modo a que o médico assistente tenha conhecimento do seu estado imunológico. (Germano de Sousa)

  • Plano anti-infertilidade

    Em Portugal, cerca de 10% dos casais tem dificuldade em procriar. Um especialista em medicina de reprodução laboratorial aponta as nove mudanças essenciais que invertem a situação (Revista Prevenir)

  • Mês 09: Não consigo dormir

    Nenhuma posição é confortável. (Teresa Serrano)

  • Como saber se chegou realmente a hora de ir para a maternidade

    A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, dá a conhecer aos futuros papás os verdadeiros Sinais de Trabalho de Parto e o momento certo para se deslocarem à maternidade (Susana Krauss)

  • Tratamentos dentários na gravidez

    A grávida pode infetar o feto por meio de microrganismos provenientes de doenças infeciosas da cavidade oral. Saiba qual a importância de consultar o Médico Dentista e como atuar em caso de doença. (A Nossa Gravidez )

  • A importância do rastreio da rubéola na vigilância pré-natal

    A Rubéola é uma doença infeto-contagiosa que se transmite facilmente de pessoa para pessoa, através das secreções respiratórias. É mais comum nas crianças entre os 5 e os 9 anos. Os sintomas geralmente associados são: dores de cabeça, febre baixa e falta de apetite. (Germano de Sousa)

  • Gravidez com barriga pequena: é normal ou não?

    A medição seriada da altura uterina, com a grávida deitada, medida desde a sínfise púbica até ao fundo do útero, apesar de sujeita a erros, pode dar-nos informações sobre o crescimento fetal. A opinião de Eduardo Rosa, médico especialista em Ginecologia-Obstetrícia. (Nuno Noronha)

  • Dicas para uma sexualidade feliz

    Perante o nascimento do bebé, os futuros pais devem encontrar um espaço para a sua relação enquanto casal. Fique com conselhos práticos e úteis para cuidar da relação a dois. (A Nossa Gravidez )

  • 50 coisas que deve saber antes do bebé chegar

    Quando se tem um bebé a vida muda totalmente e há certas coisas para as quais deve estar preparada. Revelamos-lhe algumas das coisas que deve saber durante a gravidez e durante os primeiros tempos de vida do seu filho. (Strazzera)

  • Alimentação no pós-parto pode beneficiar bebé

    A Unidade Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa dá alguns conselhos-chave para uma alimentação rica em benefícios para as mães e seus bebés (Susana Krauss)

  • Sinais de alerta durante a gravidez

    Saiba reconhecer os principais sinais de alerta durante a gravidez e em que situações deverá dirigir-se ao hospital. (A Nossa Gravidez )

  • Mês 08: O terceiro trimestre não é fácil

    Neste oitavo mês o maior incómodo é o peso que me faz andar à pata e deixar de ter tornozelos. (Teresa Serrano)

  • Cuidados à pele durante a gravidez

    A gravidez representa um período de intensas mudanças, que tornam a mulher suscetível a alterações cutâneas. Conheça-as melhor e saiba como atuar. (A Nossa Gravidez )