Tiroide e gravidez

Os cuidados que deve ter para se proteger

A gravidez está associada a alterações, quase sempre normais e reversíveis, quer do doseamento de hormonas tiroideias, quer das dimensões da glândula da tiroide.

A tiroide aumenta de volume durante a gestação, normalmente «entre os 10 e os 30 por cento».

 

Estas são as percentagens referidas no site do Grupo de Estudo da Tiroide (GET) da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). Assim, «as mulheres que engravidam podem não notar os sintomas clássicos da doença porque muitos deles aparecem também na gravidez normal», alerta a mesma fonte.

Por exemplo, uma grávida pode sentir calor, cansaço, nervosismo ou mesmo apresentar tremor das mãos. Uma observação do seu médico e o doseamento hormonal nessa altura permitem informá-la do que se está a passar», alerta o GET. Uma vez que se tem de ter em conta a segurança do bebé, apenas algumas terapêuticas estarão indicadas.

De acordo com SPEDM, um dos principais fatores de risco para o aparecimento de alterações da função da tiroide é o défice de iodo. «Em Portugal, as grávidas e as crianças têm níveis de ingestão de iodo baixos em algumas zonas do país e preocupantes no desenvolvimento intelectual das crianças no futuro», defendeu publicamente Jácome de Castro, membro do GET da SPEDM.

«Mas o que é ainda mais preocupante é o facto de muitas mulheres desconhecerem os efeitos negativos que a doença da tiroide tem na sua gravidez, podendo afetar negativamente o desenvolvimento físico e mental da criança», afirmou Jácome de Castro.


As causas

Podem estar vários fatores na origem do hipotiroidismo e hipertiroidismo:

Hipotiroidismo


A tiroidite autoimune, designada por tiroidite linfocítica crónica ou de Hashimoto, é uma das causas na origem deste. Neste caso, o próprio sistema imunitário destrói a tiroide fazendo com que deixe de ser possível a produção de quantidades adequadas de hormonas desta glândula.

 

A ablação (extração) cirúrgica da tiroide ou tiroidectomia, a ablação da tiroide por exposição a radiações e/ou a toma de determinados fármacos são outras das causas mais frequentemente apontadas.

Comentários