A gravidez e o parto têm um enorme impacto no corpo da mulher.

É um período das suas vidas com uma enorme beleza no qual ocorre um vasto processo de transformações físicas e emocionais.

No entanto todas estas alterações podem ter um efeito devastador nas suas vidas quando não existe uma rede de suporte, apoio e ajuda para ultrapassar estas mudanças.

A fisioterapia, como especialização na saúde da mulher em geral, tem um papel preponderante tanto na preparação para o nascimento como na sua recuperação global posteriormente.

Nesta área um fisioterapeuta dedica-se, sobretudo, a ajudar as mulheres a preparar o seu corpo e recuperar a boa forma e o seu bem-estar após o parto. Tem ainda uma abordagem sobre vários aspetos relacionados com o tratamento de cicatrizes dolorosas (cesariana ou episiotomia) dores pélvicas, algias vertebrais, incontinência urinária ou anal, disfunções sexuais ou outras alterações que tanto interferem na qualidade de vida e no seu bem-estar.

A realidade dos cuidados de saúde, hoje em dia, nem sempre englobam o acesso à fisioterapia durante a gravidez e, principalmente, no período após o parto. Aliás, a maioria dos prestadores de cuidados de saúde e as próprias mulheres têm um desconhecimento grande acerca do que pode ser feito em seu benefício.

Agora que tem este conhecimento, exerça o seu direito a uma escolha livre sobre quais os melhores cuidados de saúde maternos para si. Ainda durante a gravidez procure apoio e conhecimento acerca do que esperar neste período da sua vida, e o que necessita saber para uma melhor recuperação do seu corpo.

Desta forma, é recomendável que, antes de iniciar qualquer programa de recuperação física no pós-parto, realize, para além da consulta de revisão pós-parto com o seu médico assistente, uma avaliação completa da função do seu corpo com um fisioterapeuta para que, de forma segura e eficaz, recupere a sua saúde, forma e bem-estar.

Autora: Mariana Gomes Pereira, Fisioterapeuta Especializada na Saúde da Mulher

Centro do Bebé