Exercício físico durante a gravidez: benefícios, recomendações e sinais de alarme

A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, aconselha as grávidas de baixo risco a praticar exercício físico, enquanto se encontrarem de esperanças

Blond pregnant woman doing pilates. Isolated on white

A gravidez não deve ser entendida como um estado de infinitas limitações e as mulheres que tenham gravidezes de baixo risco devem ser incentivadas a iniciarem ou a continuarem a envolver-se em atividades físicas, visto que essa prática faz parte de um estilo de vida saudável, o que é benéfico tanto para a futura mamã, como para o bebé que esta carrega.

No entanto, há que ter em consideração que cada mulher é um caso e que por essa razão se devem aconselhar primeiro junto do seu médico obstetra, sendo que aquelas que nunca praticaram uma atividade física anterior à gravidez devem aguardar pelas 12 semanas para então iniciarem algum desporto. Já as “atletas” mais regulares, no período anterior à gravidez, podem continuar a praticar atividade física no primeiro trimestre com as devidas alterações e acompanhadas por um profissional especializado.

A Bebé Vida sabe que não é fácil ganhar motivação para treinar, muito menos para criar uma rotina, e que a condição de grávida pode ser uma boa desculpa para se ficar mais tempo no sofá. Foi a pensar nessa premissa que o banco de tecidos e células 100% português agregou um conjunto de benefícios e de recomendações que irão convencer mulheres a acabar com os hábitos de sedentarismo. Afinal, o bem-estar da mulher e do bebé encontra-se acima de tudo.

Benefícios do exercício físico durante a gravidez:

Melhoria da condição física global;
Melhor adaptação cardiovascular à nova situação hemodinâmica;
Prevenção da diabetes gestacional e do aparecimento de varizes;
Um menor aumento de peso corporal e adiposidade;
Promoção de uma postura correta durante a gravidez e, consequentemente, a prevenção de lombalgias;
Melhoria da auto-imagem e da auto-confiança e uma rápida recuperação no pós-parto.

Principais recomendações:

Evitar as posições de decúbito dorsal (deitada de costas após o primeiro trimestre). Esta posição está associada a uma diminuição no aporte de sangue ao feto;

Evitar longos períodos de pé sem movimento;

Reforçar a hidratação e uma alimentação saudável;

Não praticar atividades físicas que envolvam impacto, risco de queda, atividades de mergulho ou outras que possam oferecer riscos de traumas para a grávida e o bebé;

Evitar atividades competitivas.

É também importante referir os sinais de alarme aos quais as mulheres que esperam um filho devem estar atentas durante a prática de exercício físico.

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