Estou grávida! E agora?

Parabéns! Está grávida. Neste episódio a Enfermeira Cristina Flores indica o que fazer logo que confirme que o seu teste de gravidez é positivo.

Para uma gravidez saudável é importante ser vigiada ao longo dos nove meses por um médico obstetra e nas consultas da sua unidade de saúde onde irá receber o Boletim da Grávida. Este documento guia servir para registar a evolução da sua gravidez e contém indicações importantes que não deve deixar de ler. Terá também isenção de pagamento das taxas moderadoras até à consulta do puerpério, a marcar até 60 dias após o parto.

Boletim de Saúde da Grávida

Todas as grávidas têm direito às consultas no Centro de Saúde por isso não deixe de se registar na sua unidade de saúde. O objetivo global da vigilância da gravidez é que culmine no nascimento de uma criança saudável, sem prejuízo para a saúde materna.

Ao longo da gravidez vai notar muitas alterações no seu corpo por isso deve ter especial atenção à sua pele, cabelo, vestuário e calçado de forma a evitar riscos e desmistificar alguns mitos.

Recomendações:

  1. Beba muita água. Para hidratar a pele e o organismo
  2. Pinte o cabelo e as unhas com produtos sem químicos
  3. Evite roupa apertada, sobretudo na barriga, pernas, virilhas e zonas onde pode dificultar a circulação.
  4. Use calçado confortável e estável. O seu centro de gravidade mudou.
Veja o vídeo seguinte

Comentários