Cuidados a ter antes de engravidar

11 cuidados que as futuras mães devem tomar antes de tomar a decisão de engravidar

Engravidar é uma decisão muito importante na vida dos casais. Se pensa em engravidar deve ter alguns cuidados para que corra tudo bem. O ideal passa por começar a pensar na sua saúde e no seu estilo de vida assim que tome a decisão garantindo uma gravidez tranquila e sem sobressaltos.

Confira alguns dos cuidados que deve tomar antes de pensar em engravidar.

Tome ácido fólico – O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e que evita problemas no desenvolvimento dos bebés. Os especialistas recomendam cerca de 400 mcg diariamente.

Não abuse no café – Pesquisas mostram que o excesso de cafeína pode afetar a capacidade da futura mãe absorver ferro. Elemento essencial na gravidez. Se é uma pessoa que não consegue passar sem a sua dose de café diário, vá reduzindo ao invés de parar abruptamente. Esta paragem mais drástica pode causar algumas dores de cabeça desagradáveis.

Aproxime-se do peso ideal – Estudos mostram que tanto as mulheres obesas como as mulheres muito magras têm mais dificuldade em conseguir engravidar.  Torna-se importante manter o seu peso adequado à sua altura.

Tenha sempre comida saudável no frigorifico ou dispensa – Apesar de ainda não necessitar de comer por dois, a verdade é que pode desde já criar este hábito. Na altura da gravidez o seu nível de fome vai aumentar e é importante que tenha sempre alimentos frescos e saudáveis para comer.

Faça exercício físico – Apesar de algumas pessoas pensarem o contrário, a verdade é que a atividade física na gravidez é muito benéfica para a saúde da mãe e do feto. A chave passar por realizar exercícios adequados ao seu estado, que não impliquem grandes riscos de quedas ou que bloqueiem a respiração.

Se é uma pessoa sedentária, não passe para o outro extremo, treinando todos os dias, duas vezes ao dia. Vá progressivamente e acima de tudo respeite o seu corpo.

Vá ao dentista – Existem cada vez mais evidência que problemas na boca podem afetar a gravidez, podendo até causar nascimento prematuro. Se não consulta o seu dentista há mais de um ano, esta pode ser a altura ideal.

Consulte um ginecologista – Assim que tome a decisão de engravidar deve recorrer a um médico ginecologista para que a possa observar e analisar o estado da sua saúde. Nesta consulta deve partilhar com o médico todo o seu historial de saúde e familiar.

Programe a sua vida financeira – Ter um filho acarreta sempre uma grande despesa. Procure realizar um apanhado dos futuros gastos, não só os da gravidez, mas como também os do parto e os restantes pós nascimento do bebé.

Planeie o cantinho do bebé – A sua casa é extremamente pequena? A região onde vive é a melhor para criar um filho? São tudo questões que deve colocar neste momento. Se tem de realizar algumas mudanças na sua vida, faça-o antes de engravidar, é bem mais tranquilo.

Pense bem – Ter um filho é um compromisso para a vida. Antes de engravidar faça algumas perguntas a si própria.

  • Eu e o meu companheiro estamos na mesma página e desejamos o mesmo?
  • Como vou conciliar o trabalho e os cuidados com a criança?
  • Estamos dispostos a abrir mão de uma vida mais despreocupada e a usufruir de certos “luxos” como dormir mais ao fim de semana?
Apimente a sua relação – Especialistas referem que quanto mais excitada a mulher está, maior é a probabilidade de existir fertilização. Apesar de não ser ainda 100% garantido, não perca a oportunidade de experimentar.

Aproveite a vida sem filhos – Se tudo correr como deseja, num futuro próximo a sua liberdade vai estar mais reduzida. Assim aproveite para realizar algumas atividades que depois não vai poder usufruir tão cedo.

Além destes cuidados, existem muitos outros cuidados que deve tomar, como evitar fumar ou exagerar nas bebidas alcoólicas.

artigo do parceiro:

Comentários