Curso Pré e Pós Parto com Cristina Flores: As principais dúvidas na gravidez

Neste episódio, a enfermeira Cristina Flores explica a evolução de uma gravidez tranquila, como se pretende que seja, com um bem-estar bio, psicossocial e holístico da mãe e do seu bebé.

A adaptação e o corpo em constante mudança exigem muito da mulher e da pele. Assim, ao longo da gestação podem surgir alguns desconfortos que podem ser minimizados com algum cuidado, uma dieta mais adequada e até com ajuda de medicação, se o seu médico assistente entender conveniente.

Os desconfortos podem surgir ao nível dos vários aparelhos. Os mais frequentes podem ser dificuldade em respirar, azia, obstipação, flatulência e infeções urinárias. A ingestão de água e os alimentos ricos em fibra ajudam fortemente a minimizar alguns destes desconfortos.

No aparelho génito-urinário, é muito importante ter atenção às infeções urinárias. Qualquer sensação de mal-estar e dores no baixo ventre deve consultar o seu médico assistente para despiste do problema. É recomendável fazer uma higiene adequada e usar uma roupa intíma confortável.

Os edemas, o inchaço das pernas e o cansaço são também frequentes. O uso de meias de descanso pode ajudar. O cansaço lombar e abdominal pode ser minimizado com recurso a cinta e ou faixa no abdómen.

Recomendações

Para os principais desconfortos:

- Azia: ingestão de cenoura crua, noz ou amêndoa com pele.

- Respirar: fazer inspirações profundas e longas para favorecer a oxigenação da mãe e do bebé.

- Intestinais: para ajudar à obstipação e flatulência deve comer alimentos ricos em fibras e beber muita água.

- Infeções urinárias: é importante fazer o despiste com exames de rotina e laboratoriais.

- Higiene diária: roupa íntima confortável e não usar pensos diários.

- Usar roupa larga e fresca.

Veja mais informação aqui.

Vídeo anterior

Vídeo seguinte

Comentários