• Cancro Pediátrico: Outras fases da doença

    Na medida do possível, é importante que a criança mantenha as atividades que realizava antes do diagnóstico e que possa estar em contacto com os amigos e outros familiares de forma a não se sentir tão isolada e excluída do meio social onde estava inserida (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Está a proteger demasiado o seu filho?

    Nos dias de hoje as crianças já não correm nem brincam na rua como antigamente. Será que está a educar bem o sistema imunológico do seu filho? (Saber Viver)

  • Os mitos da utilização de sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (Parte I)

    Quando as dúvidas surgem é importante serem esclarecidas e os preconceitos desmistificados. Clarificar o papel de cada interveniente no processo de implementação de um SCAA é essencial para a utilização eficaz do mesmo (Pin)

  • Cancro Pediátrico: Contar vs Não contar

    Abordar o assunto com a criança ou adolescente a quem foi diagnosticado cancro vai depender da sua idade (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Síndrome de Asperger afeta maioritariamente crianças do sexo masculino

    Em Portugal existem cerca de 40.000 portadores da doença, uma disfunção neurológica que não tem cura. Saiba quais são os sintomas e os sinais que exigem atenção redobrada (Prevenir)

  • Karaté combate o cancro infantil

    Especialistas norte-americanos garantem que diminui a dor e a ansiedade. Veja como funciona a terapia que tem vindo a ganhar adeptos nos EUA e que poderá chegar em breve a Portugal (Prevenir)

    4 livros para as crianças se divertirem no Carnaval

    Quatro sugestões ideais para oferecer aos seus filhos para que se divirtam e preguem muitas partidas. (Nuno Noronha)

  • Cancro pediátrico: Pais e Familiares

    Os pais ou responsáveis por uma criança diagnosticada com cancro geralmente sentem-se muito frágeis, inconformados e impotentes diante da nova situação. Este período inicial é, normalmente, caracterizado por instabilidade emocional e desespero (Fundação Rui Osório de Castro)

  • (In)segurança na rede

    As crianças começam a aceder a sites e conteúdos digitais cada vez mais cedo, muitas das vezes sem acompanhamento familiar. Saiba como proteger os seus filhos das ameaças da internet (Saber Viver)

  • Cancro Pediátrico: Como lidar

    A palavra cancro poderá gerar uma situação incómoda e constrangedora quando é pronunciada no meio social. Falar sobre a doença na família, sobretudo quando ela afecta uma criança ou um adolescente, pode parecer uma tarefa ainda mais difícil, tendo em conta a perspectiva de a criança estar ainda numa fase precoce do seu desenvolvimento e não se esperar que adoeça gravemente (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Cancro Pediátrico: Tratamento

    O tipo e a localização da doença oncológica, o tamanho do tumor, o facto de se disseminar por outras partes do corpo, criando metástases, a idade e o estado de saúde do paciente, são factores determinantes para a escolha do tipo de terapia a ser implementada. (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Os ciclos da pele das crianças

    A epiderme dos pais pequenos vai mudando à medida que estes vão crescendo. Saiba o que deve fazer para a proteger em cada uma das idades e das diferentes fases (Saber Viver)

  • Conheça o novo tratamento que vai acabar com os piolhos

    Em Portugal já existe um tratamento sem químicos dedicado a pôr fim á praga que são os piolhos (Susana Krauss)

  • Os sonhos das crianças são iguais aos dos adultos?

    Dois especialistas norte-americanos apontam, numa investigação, a idade como fator determinante para atingir enredos complexos e ir além da mera sucessão de imagens descontextualizadas (Prevenir)

  • Cancro Pediátrico: O diagnóstico

    O diagnóstico precoce do cancro é fundamental para aumentar a probabilidade de cura dos doentes. (Fundação Rui Osório de Castro)

  • 4 passos para ajudar o seu filho a deixar de chuchar no dedo

    O que leva as crianças a chuchar no dedo, quando e como se deve tirar e quando deve pedir ajuda (Strazzera)

  • Gripe na infância

    Em períodos de maiores surtos, propaga-ase muito facilmente e as crianças acabam por ser um alvo fácil. Veja tudo que deve saber para lidar com esta patologia (Prevenir)

  • Cancro Pediátrico: Sinais e Sintomas

    Os sintomas e sinais da doença variam em função do tipo de tumor. É importante que os pais estejam atentos às queixas das crianças (que são a pista mais importante para descobrir a doença), aos sinais a ela associados, ao período temporal desde a manifestação dos sintomas e à forma como eles afectam a vida normal da criança (Fundação Rui Osório de Castro)

  • 10 passos para pôr o seu filho a estudar melhor

    Nunca como hoje as crianças se viram rodeadas de tantos fatores que potenciam a sua distração e dificultam a sua concentração. Veja o que pode fazer para as ajudar a focar (Saber Viver)

  • O Cancro Pediátrico

    Cancro é o termo utilizado para designar qualquer tipo de tumor maligno (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Cancro Pediátrico: conselhos gerais para uma alimentação adequada

    Seguem alguns conselhos simples que poderão melhorar o dia a dia alimentar de cada criança (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Alimentos e Nutrientes

    As crianças e adolescentes submetidos a tratamentos oncológicos necessitam de uma dieta diversificada e que forneça as quantidades adequadas de todos os nutrientes, como Proteínas, Gorduras, Hidratos de Carbono, Vitaminas, Minerais e Água (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Desejos Make-A-Wish: Diogo Lopes teve o piano que queria e ainda partilhou palco com Mário Laginha

    O depoimento de Susana Moura, mãe de Diogo Lopes, uma criança que sofre de uma doença neuromuscular degenerativa e cujo sonho era ter um piano. (Nuno Noronha)

  • Desejos Make-A-Wish: Gonçalo Coutinho foi a Nova Iorque

    Conheça o depoimento de António Coutinho, pai de Gonçalo Coutinho, uma criança que sofreu de um linfoma linfoblástico tipo B e cujo sonho era conhecer a Big Apple. (Nuno Noronha)

  • Como entreter os mais pequenos nas férias do Natal

    Porque não há quem os consiga parar, propomos-lhe sete atividades para que esta pausa letiva se torne inesquecível para os seus filhos e mais descansada para si (Saber Viver)

  • Porque ao ouvir se confunde palavras ‘parecidas’ e se ‘troca’ as mesmas ao escrever?

    A criança não discrimina as diferenças entre os sons da fala e assim algumas das seguintes palavras: mala, bala, pala, cala, tala, rala, gala, sala, vala…fala são iguais! (Pin)

  • Cancro Pediátrico: Alimentação Artificial

    Na sequência dos tratamentos, a alimentação poderá tornar-se em algo mais complicado do que o habitual. Como tal, é necessário recorrer a alternativas que permitam o fornecimento dos nutrientes e energia necessários (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Como comprar presentes (verdadeiramente) seguros

    Na hora de comprar uma prenda para o seu filho ou para oferecer a uma criança, pense também na segurança. Saiba quais são alguns dos principais aspetos a ter em conta (Prevenir)

  • 10 regras para evitar criar um delinquente

    Algumas crianças são mais bem-educadas e sossegadas que outras. Contrariando a lista do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil que indica passos irónicos para criar filhos insubordinados, dizemos-lhe o melhor que deve fazer para não criar um pequeno grande insurreto. (Nuno Noronha)

  • Cancro Pediátrico: Alimentação e Tratamentos

    Em determinadas fases do tratamento, a criança ou adolescente pode necessitar de cuidados específicos no que toca à alimentação (Fundação Rui Osório de Castro)

    Brinquedos portáteis para viagens em família

    Saiba como entreter os seus filhos nas viagens

    Samsonite apresenta coleção Disney

    Viaje para o mundo mágico e de fantasia da Disney (Strazzera)

    Londres acolhe creche ao ar livre, sem paredes e sem salas de aula

    A escola Into the Woods Nursery oferece às crianças entre os dois e os cinco anos uma experiência única em educação. Faça chuva ou faça sol, não há paredes ou salas de aula. A aprendizagem e as brincadeiras são feitas ao ar livre. (Nuno Noronha)

  • É (mesmo) obrigatório brincar na infância

    As crianças podem adorar televisão, internet e vídeojogos, mas nada lhes faz melhor do que correr, saltar e fantasiar. O psicólogo Eduardo Sá explica porquê (Prevenir)

  • Os brinquedos certos para cada idade

    Para que a sua escolha seja acertada e não ofereça à criança um presente com que ela não possa brincar, faça o trabalho de casa. Siga os conselhos do pediatra e aprenda a escolher (Prevenir)

  • Do que as crianças precisam para aprender

    Nunca como hoje os mais pequenos estiveram expostos a tanta coisa. Saiba como ajudar os seus filhos a absorverem informação com alegria e a alcançarem um futuro de sucesso (Saber Viver)

  • Cancro Pediátrico: O que Devo Comer

    As células doentes que formam o cancro e a aplicação dos tratamentos podem deixar-te muito frágil. Por isso, é muito importante que tenhas uma alimentação saudável, para dar mais forças às tuas células boas que te vão ajudar a ficar bom (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Sarcoma

    O cancro explicado às crianças, através de uma linguagem simples e acessível (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Bebidas de soja na infância

    São ou não são vantajosas para as crianças em alternativa ao leite e à lactose? Alva Seixas Martins, nutricionista, explica a composição nutricional destas bebidas (Prevenir)

  • Novas Tecnologias e a Saúde Mental

    Diz-se que as novas tecnologias são uma faca de dois gumes: a verdade é que a faca, no geral, só tem um gume, e até a espada pode ser usada para um fim melhor, dependendo de quem a empunha (Pin)

  • O seu filho vê muita televisão?

    Há crianças que têm o vício de passar horas e horas em frente ao pequeno ecrã mas será que esse comportamento é mesmo prejudicial? Veja o que diz a Associação Americana de Pediatria (Prevenir)

  • O seu filho está viciado em jogos e televisão?

    As crianças regem-se pelo prazer, não lidam bem com a frustração e inspiram-se no comportamento dos pais. Você pode e deve ajudá-las. Saiba como! (Prevenir)

  • Retinoblastoma

    O cancro explicado às crianças através de uma linguagem simples (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Animais com pelo ajudam a prevenir a asma

    Estudo alemão acompanhou 2.400 crianças durante cerca de 10 anos e as que tinham mascotes apresentaram resultados mais encorajadores (Prevenir)

  • Ter irmãos faz bem à saúde

    Geralmente fazem-nos a vida negra e são, em simultâneo, os nossos melhores amigos. Por muito difícil que seja aturá-los, ainda bem que existem. (Nuno Noronha)

  • Como escolher o sapato certo para o seu filho

    O modelo errado pode provocar bolhas, dores musculares e até sobrecarga nas pernas e joelhos. Para não cometer um erro veja as nossas dicas. (Strazzera)

  • Tumor Wilms

    O cancro pediátrico explicado às crianças através de uma linguagem simples e acessível (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Ela ou Ele 'fala mal' - até quando devo esperar?

    Das queixas mais frequentes na infância é que ela ou ele ainda ‘fala mal’', ‘que é um pouco espanhol a falar’, ‘fala um pouco à bebé’, ‘é um pouco sopinha de massa’ ou ainda de modo mais específico ‘ainda não diz os R’s, o LH, o Z…’ (Pin)

    Criança assusta-se ao ver pai sem barba pela primeira vez

    O pai resolveu testar a filha e acabou por assustar a pequena. Veja o vídeo. (Nuno Noronha)

  • Tumor Hepático

    O cancro explicado às crianças através de uma linguagem mais simples (Fundação Rui Osório de Castro)

  • 5 nutrientes essenciais para crianças em idade escolar

    Somos o que comemos e também aprendemos em função do que ingerimos. Saiba quais são as substâncias fundamentais, qual o seu papel e onde os pode encontrar (Prevenir)

  • Novidades fresquinhas a pensar no Natal dos mais pequenos

    Com o Natal a aproximar-se, são muitas as novidades a chegar às livrarias. Deixamos três sugestões Booksmile que as crianças vão adorar (Susana Krauss)

  • Como proteger os seus filhos nas redes sociais?

    Para alguns pais é impossível resistir à publicação de fotografias e informações sobre a criança que muitas vezes chega a ter menos de um ano. Mas lembre-se, isso pode pôr em causa a segurança do seu filho e criar-lhe constrangimentos futuros. (Nuno Noronha)

  • Tem olhado para as unhas do seu filho? Podem denunciar doenças!

    Muitos pais preocupam-se com a saúde dos filhos mas nem sempre prestam atenção às mãos das crianças. Saiba que podem indicar problemas do foro renal, pulmonar e/ou cardíaco (Prevenir)

  • A alimentação na escola e a dose extra de preocupação

    Em tempo de escola, importa relembrar a necessidade de, desde cedo, serem incutidos bons hábitos alimentares em prol de uma vida saudável. (Mood)

  • Crianças sem stresse

    Há uma nova missão para os pais dos tempos modernos, a de ensinar as crianças a não serem vítimas da pressão do ritmo frenético e competitivo dos nossos dias (Prevenir)

  • Dislexia - Ler é complicado!

    Apesar da maioria das crianças realizar a aprendizagem da leitura sem grande esforço, existe uma significativa percentagem que manifesta dificuldades inesperadas e persistentes (Pin)

  • Tumor do Sistema Nervoso Central

    O cancro explicado às crianças através de uma linguagem mais simples (Fundação Rui Osório de Castro)

  • A arte dos TPC

    Os trabalhos que as crianças em idade escolar levam para casa são essenciais para sedimentar conhecimentos. Descubra estratégias que lhe vão permitir ajudar (mesmo) o seu filho (Saber Viver)

  • 10 truques para tirar manchas da roupa do seu filho

    As brincadeiras no recreio e as aulas de artes manuais são dos principais responsáveis pelas nódoas difíceis de limpar, por isso reunimos algumas dicas e sugestões para a ajudar (Strazzera)