• Será que está a fazer tudo certo?

    Uma pediatra e um dermatologista indicam os novos cuidados a ter para proteger a pele dos seus filhos nos dias mais quentes. Mesmo naqueles em que não vai à praia... (Revista Saber Viver)

  • O que fazer quando as crianças têm dificuldades em adormecer

    Por eles, só iam para a cama quando já não aguentassem mais e muitos só lá vão depois de obrigados. Saiba o que deve fazer para os levar a deitar-se mais cedo (Revista Prevenir)

  • Tenha cuidado com o sol

    Independentemente da estação do ano, os raios solares podem ser um verdadeiro risco para a saúde de todos nós. No entanto, os mais pequenos exigem cuidados redobrados e por isso, descubra algumas dicas essenciais para proteger os seus filhos. (Strazzera)

  • 8 coisas que só o filho do meio compreende

    Ser o filho do meio tem as suas vantagens e desvantagens. A propósito do ‘Dia do Filho do Meio’, o SAPO Lifestyle reuniu algumas das coisas que só quem está nessa situação consegue entender. (SAPO Lifestyle)

  • A privação de sono está a afetar a vida de milhares de crianças

    Os estudos, quase todos alarmantes, sucedem-se. Para não prejudicar o desenvolvimento dos seus filhos, implemente estratégias que permitam que as noites em sua casa passem a ser de puro descanso (Revista Prevenir)

  • Reduza o risco de desaparecimento infantil na praia

    Todos os anos, várias dezenas de crianças perdem-se no areal. Veja os cuidados que deve ter para prevenir a situação, dando ao seu filho as ferramentas essenciais para se proteger (Revista Saber Viver)

  • Os cuidados básicos a ter com as crianças na praia

    Os mais pequenos não gostam de pôr protetor solar mas os número que chegam lá de fora são alarmantes. Veja os gestos mais indicados para uma proteção ainda mais eficaz (Revista Saber Viver)

  • O que nunca deve dar aos seus filhos

    Cuidar da alimentação dos mais pequenos não é nada simples. Especialmente quando a indústria alimentar está constantemente a apresentar novos produtos cheios de malefícios para a saúde incentivando a compra destes para facilitar o dia a dia de todos. (Strazzera)

  • Ensine o seu filho a lidar com dinheiro

    Ensine o seu filho desde pequenino a valorizar o dinheiro. Aprenda as melhores técnicas para que, mais tarde, ele seja um adulto responsável. (Strazzera)

  • Proteja as crianças das piscinas

    Numa altura em que a água é o passatempo preferido das crianças, saiba o que deve fazer, para não correr riscos com as crianças nas piscinas. (Strazzera)

  • Conheça os equipamentos de segurança a usar dentro de água

    Agora que chega o verão, uma das coisas que mais preocupa os pais é a segurança das crianças na água. Quem tem filhos sabe que um segundo pode ser suficiente para que os pequeninos desapareçam do nosso lado e caiam na piscina, ou se aventurem no mar e corram algum risco na água (Susana Krauss)

  • Não é para brincar!

    Tomadas, cabos de extensão, carregadores de telefone, computador ou eletrodomésticos... O seu filho pode querer mexer neles. Proteja-o! (Revista Prevenir)

  • Como lidar com as birras dos seus filhos

    Os bebés manifestam as suas exigências, como a frustração ou contrariedade, através de birras. Isto acontece quando começam a ter perceção do que os rodeia e daquilo que podem obter. (Strazzera)

  • O meu filho não sabe lidar com a derrota

    As crianças de hoje são mais competitivas. Ana Serrão Neto, pediatra coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa, explica o que fazer (Revista Prevenir)

  • 6 recomendações para prevenir acidentes na água

    Todos os anos, o entusiasmo e a incúria dos mais pequenos está na origem de quedas e de afogamentos. Veja as recomendações de uma pediatra para prevenir estas e outras situações (Revista Prevenir)

  • Crianças dentro do carro. No verão, tome mais atenção!

    Este ano já morreram 12 crianças nos Estados Unidos por terem ficado trancadas dentro de um carro num dia de calor, um aumento de 240% em relação ao ano passado. Como tal, foi criado um dia nacional neste país para alertar os pais e educadores para esta situação. Mas como pode acontecer a qualquer um, em qualquer país, aqui ficam factos e dicas para evitar uma situação trágica (Susana Krauss)

  • Envolvimento do pai afeta a saúde da criança

    A Academia de Pediatria Americana divulga pela primeira vez um relatório clínico referente ao papel do pai e do envolvimento emocional deste com o filho (Susana Krauss)

  • O lado emocional da Dislexia

    As crianças com Dislexia estão em risco! Não só em termos académicos, como também em termos emocionais. Com efeito, quando se fala em Dislexia, uma das áreas que habitualmente colhe menor atenção é o seu lado emocional, muitas vezes ofuscado pela busca do sucesso escolar (Pin)

  • Trabalho infantil: um pesadelo que parece não ter fim

    De acordo com o relatório do Internacional Labour Office (ILO) existem 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil a nível mundial. Um problema social que parece estar longe de ser erradicado. (SAPO Lifestyle)

    Livros infantis com histórias personalizadas

    Não há nada melhor para estimular a imaginação das crianças do que livros infantis, melhor ainda, só se esses livros forem personalizados (Strazzera)

    Com o que brincam as crianças pelo mundo fora?

    Durante 18 meses o fotógrafo Gabriele Galimberti viajou por diversos países onde teve a oportunidade de fotografar os brinquedos preferidos de 47 crianças. Ao contactar com diferentes famílias, culturas e estratos económicos, o fotógrafo percebeu que todas as crianças, independentemente do seu brinquedo preferido, “só querem brincar”. (SAPO Lifestyle)

    O que queres ser quando fores grande?

    No Dia Mundial da Criança há uma pergunta que atravessa gerações : “O que queres ser quando fores grande?” (SAPO Lifestyle)

    Viaje pelo mundo e veja como se vestem as crianças quando vão para a escola

    Quer se goste ou não, os uniformes escolares são uma prática bastante comum em diversos colégios espalhados pelo mundo fora. Com base no site Brightisde e Procon.org, reunimos algumas das fardas utilizadas em outros países. Clique na galeria e veja qual gosta mais. (SAPO Lifestyle)

    Os 15 (super) alimentos para bebés e crianças

    Conheça os 15 alimentos que vão dar aos seus filhos tudo o que eles precisam para crescerem fortes e saudáveis (Susana Krauss)

    Sugestões de presentes para as suas crianças

    A comemoração do Dia da Criança difere de país para país mas, em Portugal, comemora-se a 1 de junho. Tem ideia das prendas que vai oferecer? Nós damos-lhe uma ajuda na escolha! (Revista Saber Viver)

    Aplicações para crianças

    Ao contrário do que se pensa, a tecnologia tem um papel fundamental na educação de uma criança, pois trabalha aspetos como a motricidade, a inteligência emocional ou a criatividade. Veja 10 aplicações com as quais o seu filho se pode divertir e aprender! (Strazzera)

    Afinal, ainda há crianças que brincam na rua

    Mateus André, fotógrafo brasileiro, criou uma série de fotografias onde retrata os irmãos e crianças que brincam felizes na rua. (Susana Krauss)

    Onde dormem as crianças em vários países do mundo

    Milhões de crianças vivem em países onde não há água, comida, condições sanitárias e onde impera a pobreza. Por outro lado, existem outras milhões de crianças que têm acesso a todas estas coisas. O livro "Where Children Sleep", do fotógrafo James Mollison, faz este retrato através dos quartos onde as crianças dormem. (Susana Krauss)

  • Como ajudar uma criança que fica ansiosa antes dos testes

    O nervosismo e a ansiedade que antecedem os períodos de avaliação podem perturbar o desempenho dos mais pequenos. Fernando Magalhães, psicólogo clínico, ensina a ultrapassar o problema (Revista Prevenir)

  • Ensine o seu filho a gostar de desporto

    A prática regular de exercício físico regular na infância pode evitar doenças reumáticas na idade adulta. O problema é que as crianças portuguesas estão mais inativas e sedentárias... (Revista Saber Viver)

  • 5 dicas para um desenvolvimento infantil saudável

    Para ajudar os futuros e atuais papás a promover um desenvolvimento infantil favorável, a Bebé Vida recomenda especial atenção para cinco aspetos em particular (Susana Krauss)

  • Os espaços de intervalo e de recreio contam. E muito

    O recreio ao ar livre é um dos grandes palcos de aprendizagem, é um espaço educativo para a criança fazer brincadeiras que são experiências importantes para desenvolver a criança e o aluno. Porque se quer que uma e outra coexistam, pacificamente. (SAPO Lifestyle)

  • A importância de filtrar os conteúdos a que o seu filho acede na internet

    Um estudo da Universidade de Malta revelou que uma grande percentagem de pais e educadores não monitoriza os sites que os seus educandos visualizam. Saiba quais são os cuidados a ter (Modern Life)

  • Linha de apoio a crianças desaparecidas

    O projeto, criado a partir de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde e APDC, também ajuda menores que sofram de maus tratos, violência e abusos sexuais ou pedofilia. Conheça o número para onde pode ligar (Revista Saber Viver)

  • O seu filho dorme consigo? Não devia!

    Os mais pequenos adoram dormir na cama dos pais mas muitos especialistas criticam esse (mau) hábito. O pediatra Filipe Silva explica porque é que esta é não a melhor opção (Revista Saber Viver)

  • Crianças com asma devem fazer desporto

    Se o seu filho tem esta doença, descubra quantas vezes por semana deve praticar exercício físico moderado. Veja também quais são os cuidados que deve ter para o proteger (Revista Prevenir)

  • A importância da intervenção especializada no processo de socialização, em crianças com necessidades especiais

    “As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.” (Joseph Joubert) (Pin)

    Tudo sobre a minha mãe, ou quase tudo

    No Dia da Mãe desafiámos crianças dos 5 aos 8 anos a contar como seria o seu dia caso a mãe estivesse ausente. Como se iriam organizar, o que não se podiam esquecer. Veja o vídeo com as respostas surpreendentes dos mais pequenos. (SAPO Lifestyle)

    Sabes tudo sobre a tua mãe?

    Sim. A minha mãe tem os olhos como eu. (SAPO Lifestyle)

  • Desligado também queima

    Os focos de potenciais queimaduras estão espalhados pela sua casa e mesmo o que lhe parece inofensivo pode não ser. Identificá-los vai permitir proteger os seus filhos (Revista Prevenir)

  • Tratamentos para a apneia obstrutiva do sono na infância

    Há pessoas que param de respirar por pequenos períodos durante a noite. Conheça os avanços da ciência para tratar esta doença que afeta adultos e crianças (Revista Prevenir)

    Ainda se lembra do brinquedo que marcou a sua infância?

    O site Mode foi ao fundo do baú e recorda alguns dos brinquedos mais populares dos últimos 100 anos. (SAPO Lifestyle)

  • Mania na crianças: realidade ou mito?

    Apesar dos avanços e consensos conceptuais durante os últimos anos, a controvérsia e cepticismo referentes ao diagnóstico da PBP persistem na comunidade científica, sobretudo no que diz respeito à apresentação sintomática da Mania na primeira infância, assim como no que respeita à sua prevalência (Pin)

  • Brincadeiras que todas as crianças devem saber

    Com o bom tempo a chegar, pode começar a pensar em brincadeiras ao ar livre para tirar os seus filhos de casa. Nós adiantamo-nos e deixamos-lhe aqui algumas dicas de brincadeiras simples que todas as crianças devem saber! (Strazzera)

  • Está na altura de se livrar destas coisas no quarto do seu filho

    À medida que eles vão crescendo, os brinquedos, os desenhos e outras coisas vão-se acumulando no quarto. Está na altura de se livrar delas. Como? Nós damos uma ajuda. (Susana Krauss)

  • Menu para uma festa infantil

    Não se esqueça que os olhos também comem e, se a comida for servida e apresentada de forma apelativa, vai ter outro encanto. Faça você a decoração ou adquira numa loja, mas nunca se esqueça que é uma festa infantil: tem de haver muita cor (preferencialmente um tema) e variedade de alimentos. (Strazzera)

  • Ensino da tolerância e da serenidade aos mais pequenos

    É interessante ensinar às crianças o poder da tolerância e da serenidade em cenários difíceis. É sempre uma mais-valia o culto da serenidade e da paz (Isabel Leal)

  • A Medicação na Perturbação Obsessivo-Compulsiva Pediátrica

    A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica caraterizada por obsessões e compulsões frequentes, intensas, que interferem de forma significativa no funcionamento da criança, adolescente ou adulto (Pin)

  • De pequenino é que se cuida o dentinho

    As preocupações com a boca dos mais pequenos devem iniciar-se desde a mais tenra idade. Os principais cuidados de saúde oral infantil desde a gestação explicados pelo médico dentista João Azevedo (Revista Prevenir)

  • A agressividade na criança

    A criança tem por vezes fases ou momentos em que a agressividade está presente nos seus comportamentos - as birras, os gritos, os atos físicos dirigidos aos outros, sejam pares ou adultos. (Psinove)

  • O seu filho terá apneia do sono?

    Estimativas internacionais referem que entre 3% a 12% das crianças sofrem deste problema. Conheça os sinais de alarme a que deve estar atento e saiba o que deve fazer para o ajudar (Revista Prevenir)

  • Como despertar a inteligência emocional do seu filho

    É através da inteligência emocional que o seu filho aprende a reconhecer, compreender e gerir as suas emoções. Saiba como pode ajudá-lo a tornar-se num adulto mais saudável e feliz emocionalmente (Susana Krauss)

  • Os mitos da utilização de sistemas de comunicação aumentativa e alternativa - Parte II

    Os sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (SCAA) têm um impacto positivo na qualidade da comunicação de um indíviduo com limitações nesta competência. Contudo, nem sempre são utilizados, quer por limitações no acesso, quer por ideias erróneas acerca do propósito do mesmo. (Pin)

  • Ómega 3 melhora a capacidade de aprendizagem das crianças

    A ingestão de peixes gordos e de alimentos ricos em gorduras benéficas potenciam o funcionamento cognitivo do cérebro. Em períodos de avaliação, o seu consumo deve ser reforçado (Revista Prevenir)

  • Quer saber qual a altura do seu filho quando crescer?

    Existem alguns métodos que determinam a altura da criança quando ela crescer. Alguns utilizados até por pediatras. Saiba como se faz, com umas simples contas (Susana Krauss)

  • A aparência também afeta a autoestima das crianças

    Afinal os mais pequenos também se preocupam com a sua imagem. Um estudo internacional diz mesmo que as raparigas são as que valorizam mais o seu aspeto. E sofrem quando não gostam de se ver ao espelho... (Revista Prevenir)

  • Atividades que combinam a habilidade de aprender com o potencial do cérebro

    O Red Paper Plane é um novo projeto online, totalmente gratuito, que tem como objetivo oferecer missões a crianças, e pais curiosos, através de jogos educacionais (Susana Krauss)

  • O perigo dos objetos pequenos

    Até por volta dos três anos, as crianças têm tendência em levar coisas à boca, correndo risco de asfixia e sufocação. Veja o que fazer e os cuidados que deve ter (Revista Prevenir)

  • 8 boas práticas para educar e disciplinar o seu filho

    Há dias em que o seu anjinho mais parece um diabinho? Cláudia Madeira Pereira, psicóloga clínica e da saúde, ensina técnicas de comunicação verbal e não-verbal que o vão domar (Revista Prevenir)

  • Não me deixem aqui sozinho! A ansiedade de separação

    Certamente que se recorda dos medos que tinha quando era criança... Alguma vez sentiu medo do escuro? Alguma vez sentiu medo da trovoada, de fantasmas, de ficar sozinho ou de se separar da sua mãe ou do seu pai? (Pin)