• Défice de atenção e perturbação da concentração na infância

    Especialista defende que não é um transtorno de défice de atenção mas, sim, um transtorno de variabilidade da atenção por incapacidade de controlo, inibição e adequação comportamental (Prevenir)

    Bullying: A linguagem corporal é chave para proteger os seus filhos

    Sabemos que os agressores escolhem as vítimas de bullying de uma forma inconsciente através da linguagem corporal e outros sinais não-verbais. (SAPO Lifestyle)

  • 5 (novas) regras para levar as crianças a ingerir vegetais

    Muitos não gostam mas não são eles que mandam. Convença os seus filhos a comer legumes sem dramas com os conselhos de duas especialistas internacionais (Saber Viver)

  • Deve deixar o seu filho sozinho em casa?

    As opiniões dividem-se. Há quem defenda que sim e há quem diga expressamente que não. Veja o que dizem os especialistas internacionais de uma prestigiada instituição (Prevenir)

  • Um mundo próprio que (quase) só eles entendem

    Uma viagem ao universo complexo das crianças autistas. Em todo o mundo, cinco em cada dez mil sofrem deste problema. Em Portugal, uma nova aplicação ajuda a desenvolver competências (Prevenir)

  • Testes genéticos nas crianças com perturbações do desenvolvimento

    Um diagnóstico pode ajudar a família a compreender e adaptar-se à situação e proporcionar uma oportunidade para estabelecer contacto com organizações de apoio e/ou outras famílias com a mesma situação (Pin)

  • Férias da Páscoa ativas para os mais novos

    Eles divertem-se, aprendem e despendem energia e você fica descansado. Veja as nossas sugestões para ocupar as suas crianças em períodos de interrupção letiva (Saber Viver)

  • Dar bolo a crianças que são alérgicas ao ovo pode ser benéfico

    Especialistas gregos garantem que o calor da cozedura altera os alergenos, uma situação que permite ao organismo processar o alimento. A experiência deve ser, no entanto, ser acompanhada por um médico (Prevenir)

  • Uso de auscultadores está a deixar crianças, jovens e adultos surdos

    Mais de metade dos residentes em países de rendimento médio ou elevado entre os 12 e os 35 anos estão expostos a níveis extremamente elevados de ruído. Aprenda a proteger-se (Prevenir)

  • Hiperatividade está mal diagnosticada em Portugal

    O médico especialista em desenvolvimento infantil João Gomes Pedro alertou hoje que a hiperatividade está mal diagnosticada em Portugal, havendo muitas crianças que tomam medicação sem necessidade enquanto outras deviam tomar e não o fazem. (Nuno Noronha)

  • Pulseiras SOS

    Chega a Primavera e começam os passeios, acampamentos, o tempo começa a convidar as atividades ao ar livre. Daqui a nada está ai o Verão e os festivais de música, as praias e as piscinas enchem-se de gente. É também tempo de viagens maiores em família para o estrangeiro, para destinos onde muitas vezes a sensação de segurança é menor. (Prémio Cinco Estrelas)

  • O perigo dos snacks para os dentes do seu filho

    Existem alimentos que, ingeridos frequentemente, podem aumentar o risco de deterioração da dentição infantil. Saiba quais são e veja o que deve fazer logo a partir dos primeiros meses (Prevenir)

  • Mutismo Seletivo – o silêncio das palavras

    Imagine que lhe pedem para ler este texto para um conjunto de pessoas que conhece, e outras que não conhece tão bem. Imagine que fica tão assustada com a ideia, que simplesmente não consegue, começa a sentir um enorme desconforto e a sua cabeça é inundada de pensamentos negativos! Imagina as críticas que lhe irão fazer, as perguntas que lhe irão colocar. E a sua vontade é fugir e acabar com a ansiedade que está a sentir (Pin)

  • 8 maneiras de dar a volta ao mau feitio do seu filho

    Está preparado para lidar com as birras, amuos e caprichos do seu filho? Se a resposta é "Não!", então saiba como pode dar a volta ao mau temperamento dele(a) (Susana Krauss)

  • Apinhamento dentário pode ser corrigido

    As soluções para um problema que se inicia quase sempre com a mudança da dentição de leite para a definitiva e que não afeta apenas a imagem. Atinge também a autoestima (Ultimate Beauty)

  • Dicas para ser tornar um pai ou mãe "Cinco Estrelas"

    Com o tempo, todas as crianças acabam por se familiarizar com situações novas e terão adquirido a segurança e confiança suficientes em si mesmo. Se houver o cuidado de preparar a criança para este crescimento, tudo correrá da melhor forma e a sua relação familiar tornar-se-á Cinco Estrelas. (Prémio Cinco Estrelas)

    E tu, o que queres ser quando fores grande?

    No Dia Internacional da Mulher, revelamos o que estas meninas querem ser quando forem crescidas. Professoras de taekwondo, pintoras, estilistas ou até caça fantasmas...Nada está fora do seu alcance! (Susana Krauss)

  • 5 sites educativos para ajudar os miúdos a estudar

    A contribuição da internet para uma boa da educação (Strazzera)

  • Cancro Pediátrico: Outras fases da doença

    Na medida do possível, é importante que a criança mantenha as atividades que realizava antes do diagnóstico e que possa estar em contacto com os amigos e outros familiares de forma a não se sentir tão isolada e excluída do meio social onde estava inserida (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Está a proteger demasiado o seu filho?

    Nos dias de hoje as crianças já não correm nem brincam na rua como antigamente. Será que está a educar bem o sistema imunológico do seu filho? (Saber Viver)

  • Os mitos da utilização de sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (Parte I)

    Quando as dúvidas surgem é importante serem esclarecidas e os preconceitos desmistificados. Clarificar o papel de cada interveniente no processo de implementação de um SCAA é essencial para a utilização eficaz do mesmo (Pin)

  • Cancro Pediátrico: Contar vs Não contar

    Abordar o assunto com a criança ou adolescente a quem foi diagnosticado cancro vai depender da sua idade (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Síndrome de Asperger afeta maioritariamente crianças do sexo masculino

    Em Portugal existem cerca de 40.000 portadores da doença, uma disfunção neurológica que não tem cura. Saiba quais são os sintomas e os sinais que exigem atenção redobrada (Prevenir)

  • Karaté combate o cancro infantil

    Especialistas norte-americanos garantem que diminui a dor e a ansiedade. Veja como funciona a terapia que tem vindo a ganhar adeptos nos EUA e que poderá chegar em breve a Portugal (Prevenir)

    4 livros para as crianças se divertirem no Carnaval

    Quatro sugestões ideais para oferecer aos seus filhos para que se divirtam e preguem muitas partidas. (Nuno Noronha)

  • Cancro pediátrico: Pais e Familiares

    Os pais ou responsáveis por uma criança diagnosticada com cancro geralmente sentem-se muito frágeis, inconformados e impotentes diante da nova situação. Este período inicial é, normalmente, caracterizado por instabilidade emocional e desespero (Fundação Rui Osório de Castro)

  • (In)segurança na rede

    As crianças começam a aceder a sites e conteúdos digitais cada vez mais cedo, muitas das vezes sem acompanhamento familiar. Saiba como proteger os seus filhos das ameaças da internet (Saber Viver)

  • Cancro Pediátrico: Como lidar

    A palavra cancro poderá gerar uma situação incómoda e constrangedora quando é pronunciada no meio social. Falar sobre a doença na família, sobretudo quando ela afecta uma criança ou um adolescente, pode parecer uma tarefa ainda mais difícil, tendo em conta a perspectiva de a criança estar ainda numa fase precoce do seu desenvolvimento e não se esperar que adoeça gravemente (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Cancro Pediátrico: Tratamento

    O tipo e a localização da doença oncológica, o tamanho do tumor, o facto de se disseminar por outras partes do corpo, criando metástases, a idade e o estado de saúde do paciente, são factores determinantes para a escolha do tipo de terapia a ser implementada. (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Os ciclos da pele das crianças

    A epiderme dos pais pequenos vai mudando à medida que estes vão crescendo. Saiba o que deve fazer para a proteger em cada uma das idades e das diferentes fases (Saber Viver)

  • Conheça o novo tratamento que vai acabar com os piolhos

    Em Portugal já existe um tratamento sem químicos dedicado a pôr fim á praga que são os piolhos (Susana Krauss)

  • Os sonhos das crianças são iguais aos dos adultos?

    Dois especialistas norte-americanos apontam, numa investigação, a idade como fator determinante para atingir enredos complexos e ir além da mera sucessão de imagens descontextualizadas (Prevenir)

  • Cancro Pediátrico: O diagnóstico

    O diagnóstico precoce do cancro é fundamental para aumentar a probabilidade de cura dos doentes. (Fundação Rui Osório de Castro)

  • 4 passos para ajudar o seu filho a deixar de chuchar no dedo

    O que leva as crianças a chuchar no dedo, quando e como se deve tirar e quando deve pedir ajuda (Strazzera)

  • Gripe na infância

    Em períodos de maiores surtos, propaga-ase muito facilmente e as crianças acabam por ser um alvo fácil. Veja tudo que deve saber para lidar com esta patologia (Prevenir)

  • Cancro Pediátrico: Sinais e Sintomas

    Os sintomas e sinais da doença variam em função do tipo de tumor. É importante que os pais estejam atentos às queixas das crianças (que são a pista mais importante para descobrir a doença), aos sinais a ela associados, ao período temporal desde a manifestação dos sintomas e à forma como eles afectam a vida normal da criança (Fundação Rui Osório de Castro)

  • 10 passos para pôr o seu filho a estudar melhor

    Nunca como hoje as crianças se viram rodeadas de tantos fatores que potenciam a sua distração e dificultam a sua concentração. Veja o que pode fazer para as ajudar a focar (Saber Viver)

  • O Cancro Pediátrico

    Cancro é o termo utilizado para designar qualquer tipo de tumor maligno (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Cancro Pediátrico: conselhos gerais para uma alimentação adequada

    Seguem alguns conselhos simples que poderão melhorar o dia a dia alimentar de cada criança (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Alimentos e Nutrientes

    As crianças e adolescentes submetidos a tratamentos oncológicos necessitam de uma dieta diversificada e que forneça as quantidades adequadas de todos os nutrientes, como Proteínas, Gorduras, Hidratos de Carbono, Vitaminas, Minerais e Água (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Desejos Make-A-Wish: Diogo Lopes teve o piano que queria e ainda partilhou palco com Mário Laginha

    O depoimento de Susana Moura, mãe de Diogo Lopes, uma criança que sofre de uma doença neuromuscular degenerativa e cujo sonho era ter um piano. (Nuno Noronha)

  • Desejos Make-A-Wish: Gonçalo Coutinho foi a Nova Iorque

    Conheça o depoimento de António Coutinho, pai de Gonçalo Coutinho, uma criança que sofreu de um linfoma linfoblástico tipo B e cujo sonho era conhecer a Big Apple. (Nuno Noronha)

  • Como entreter os mais pequenos nas férias do Natal

    Porque não há quem os consiga parar, propomos-lhe sete atividades para que esta pausa letiva se torne inesquecível para os seus filhos e mais descansada para si (Saber Viver)

  • Porque ao ouvir se confunde palavras ‘parecidas’ e se ‘troca’ as mesmas ao escrever?

    A criança não discrimina as diferenças entre os sons da fala e assim algumas das seguintes palavras: mala, bala, pala, cala, tala, rala, gala, sala, vala…fala são iguais! (Pin)

  • Cancro Pediátrico: Alimentação Artificial

    Na sequência dos tratamentos, a alimentação poderá tornar-se em algo mais complicado do que o habitual. Como tal, é necessário recorrer a alternativas que permitam o fornecimento dos nutrientes e energia necessários (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Como comprar presentes (verdadeiramente) seguros

    Na hora de comprar uma prenda para o seu filho ou para oferecer a uma criança, pense também na segurança. Saiba quais são alguns dos principais aspetos a ter em conta (Prevenir)

  • 10 regras para evitar criar um delinquente

    Algumas crianças são mais bem-educadas e sossegadas que outras. Contrariando a lista do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil que indica passos irónicos para criar filhos insubordinados, dizemos-lhe o melhor que deve fazer para não criar um pequeno grande insurreto. (Nuno Noronha)

  • Cancro Pediátrico: Alimentação e Tratamentos

    Em determinadas fases do tratamento, a criança ou adolescente pode necessitar de cuidados específicos no que toca à alimentação (Fundação Rui Osório de Castro)

    Brinquedos portáteis para viagens em família

    Saiba como entreter os seus filhos nas viagens

    Samsonite apresenta coleção Disney

    Viaje para o mundo mágico e de fantasia da Disney (Strazzera)

    Londres acolhe creche ao ar livre, sem paredes e sem salas de aula

    A escola Into the Woods Nursery oferece às crianças entre os dois e os cinco anos uma experiência única em educação. Faça chuva ou faça sol, não há paredes ou salas de aula. A aprendizagem e as brincadeiras são feitas ao ar livre. (Nuno Noronha)

  • É (mesmo) obrigatório brincar na infância

    As crianças podem adorar televisão, internet e vídeojogos, mas nada lhes faz melhor do que correr, saltar e fantasiar. O psicólogo Eduardo Sá explica porquê (Prevenir)

  • Os brinquedos certos para cada idade

    Para que a sua escolha seja acertada e não ofereça à criança um presente com que ela não possa brincar, faça o trabalho de casa. Siga os conselhos do pediatra e aprenda a escolher (Prevenir)

  • Do que as crianças precisam para aprender

    Nunca como hoje os mais pequenos estiveram expostos a tanta coisa. Saiba como ajudar os seus filhos a absorverem informação com alegria e a alcançarem um futuro de sucesso (Saber Viver)

  • Cancro Pediátrico: O que Devo Comer

    As células doentes que formam o cancro e a aplicação dos tratamentos podem deixar-te muito frágil. Por isso, é muito importante que tenhas uma alimentação saudável, para dar mais forças às tuas células boas que te vão ajudar a ficar bom (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Sarcoma

    O cancro explicado às crianças, através de uma linguagem simples e acessível (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Bebidas de soja na infância

    São ou não são vantajosas para as crianças em alternativa ao leite e à lactose? Alva Seixas Martins, nutricionista, explica a composição nutricional destas bebidas (Prevenir)

  • Novas Tecnologias e a Saúde Mental

    Diz-se que as novas tecnologias são uma faca de dois gumes: a verdade é que a faca, no geral, só tem um gume, e até a espada pode ser usada para um fim melhor, dependendo de quem a empunha (Pin)

  • O seu filho vê muita televisão?

    Há crianças que têm o vício de passar horas e horas em frente ao pequeno ecrã mas será que esse comportamento é mesmo prejudicial? Veja o que diz a Associação Americana de Pediatria (Prevenir)

  • O seu filho está viciado em jogos e televisão?

    As crianças regem-se pelo prazer, não lidam bem com a frustração e inspiram-se no comportamento dos pais. Você pode e deve ajudá-las. Saiba como! (Prevenir)