• Como as crianças veem o sexo

    O que os mais pequenos compreendem sobre a sexualidade varia consoante a idade. Descubra as diferentes formas como encaram o assunto (Revista Prevenir)

  • A minha filha tem medo do escuro. Devo deixar uma luz acesa?

    A dúvida é comum a muitos pais. Ana Serrão Neto, médica pediatra, explica o que os pais devem fazer para conseguir tranquilizar as crianças (Revista Prevenir)

  • Porque é que as crianças brincam?

    A resposta é tudo menos óbvia. Saiba mais sobre o fenómeno da brincadeira, que funciona como veículo de socialização e de desenvolvimento da personalidade (Revista Saber Viver)

    Espaço inovador no Japão para crianças brincarem

    Mama Smile é o nome do playground que se destaca pelo design e arquitetura, da responsabilidade de Emmanuelle Moureaux (Susana Krauss)

  • Quando uma criança não sabe nadar

    É essencial que a criança aprenda a respeitar e a conhecer alguns perigos que o meio apresenta, quer seja em piscina ou mar. (Holmes Place)

  • Piscina mais segura

    Todos os anos, sobretudo nos meses de verão, o número de acidentes dentro de água dispara. Desvendamos-lhe todos os cuidados que deve ter para proteger as suas crianças (Revista Prevenir)

  • Postura nas crianças: sentar em “W” é um risco

    Quem não se lembra dos nossos pais a dizer repetidamente “senta-te direito”? Os conselhos do fisioterapeuta Sérgio Nuno. (Nuno Noronha)

    O chichi na cama não tem que ser um pesadelo

    A enurese é um problema que ultrapassa a criança. Se o seu filho ainda molha a cama, não ralhe, não castigue, não penalize. Ele não tem culpa. (Nuno Noronha)

  • Funções Executivas… o funcionamento de uma criança nos TPCs

    Para uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a realização de TPC assemelha-se a um esforço hercúleo comparável à travessia do Cabo das Tormentas (Pin)

  • Brincadeiras de infância modelam personalidade adulta

    Incentive as crianças a brincar. Além de fazer parte de uma infância feliz, previne o desenvolvimento de transtornos mentais e de comportamento. Saiba porquê (Revista Saber Viver)

  • Alimentar o cérebro para os exames

    Entrámos na fase do ano em que crianças e jovens têm de dar provas do seu conhecimento nas mais variadas disciplinas. Veja as recomendações de uma especialista (Revista Saber Viver)

  • Gordura não é formosura… mesmo nas crianças!

    A obesidade infantil não para de aumentar e os miúdos que já despertaram para os prazeres da comida são as maiores vítimas potenciais. Veja o que deve fazer para os travar (Revista Prevenir)

    Pequenos pintores de mão cheia

    E que tal "dinossauros a comer outras coisas"? Saiba o que as crianças mais gostam de pintar quando a arte faz parte dos tempos livres. (SAPO Lifestyle)

    O futebol comentado por adeptos de palmo e meio

    As crianças têm uma visão muito própria do futebol e dos clubes que abraçaram desde que nasceram, há cinco, seis anos. Mas a paixão é visível desde pequeninos. (SAPO Lifestyle)

    No Dia da Criança, os avós são ouro

    A avó, o avô. Os avós. Figuras imprescindíveis na vida de uma criança. Os avós são, nos dias de hoje, ainda mais importantes no acompanhamento dos netos e no auxílio aos filhos que precisam de trabalhar para sustentar o lar. (SAPO Lifestyle)

    Baterista de 13 anos gostava de tocar com os Metallica ou ACDC

    Alexandre é aluno de bateria da Academia do Som e apesar de saber que será difícil seguir a profissão de baterista, sonha um dia tocar com duas das maiores bandas de sempre. (SAPO Lifestyle)

    Já pensou ser cientista mas agora quer tocar piano para sempre

    Alexandre, que já sonhou ser cientista, apaixonou-se pelo piano aos cinco anos e sonha tocar para o resto da vida. (SAPO Lifestyle)

    O Mickey Andy Warhol pela mão da Catarina

    Timelapse do Mickey de Andy Warhol pintado para o SAPO pela Catarina, de sete anos. (SAPO Lifestyle)

    Quando a música é um sonho de criança

    Crianças que tocam desde tenra idade, apaixonados pela música sabem que será difícil seguir carreira profissional mas sonham tocar para sempre. (SAPO Lifestyle)

  • Livros com dicas para os netos passarem horas divertidas com os avós

    Os livros ideais para oferecer no Dia dos Avós que se comemora a 26 de julho (Susana Krauss)

  • Dia da criança é, afinal, todos os dias!

    A data de comemoração varia de país para país mas o primeiro dia de junho tende a dominar. Conheça as razões que levam vários países a optar por momentos diferentes (Revista Saber Viver)

  • 7 dicas para tirar as fraldas ao seu filho

    Os melhores truques e o que não deve mesmo fazer (Strazzera)

  • Acupuntura benéfica no tratamento da acne juvenil

    Na adolescência, a autoestima de muitos jovens é afetada por irregularidades e imperfeições cutâneas. A solução pode passar por um tratamento alternativo (Revista Prevenir)

  • Consequências de noites mal dormidas no funcionamento diurno das crianças

    "Tenho sono, quero dormir só mais um bocadinho!" Estas são as primeiras palavras de uma criança ao acordar, depois de não ter dormido o suficiente na noite anterior. Surgem geralmente acompanhadas de irritabilidade ("acorda sempre mal disposta") e, depois de se levantar, de grande lentidão ao preparar-se para ir para a escola (Pin)

  • Défice de atenção e perturbação da concentração na infância

    Especialista defende que não é um transtorno de défice de atenção mas, sim, um transtorno de variabilidade da atenção por incapacidade de controlo, inibição e adequação comportamental (Revista Prevenir)

    Bullying: A linguagem corporal é chave para proteger os seus filhos

    Sabemos que os agressores escolhem as vítimas de bullying de uma forma inconsciente através da linguagem corporal e outros sinais não-verbais. (SAPO Lifestyle)

  • 5 (novas) regras para levar as crianças a ingerir vegetais

    Muitos não gostam mas não são eles que mandam. Convença os seus filhos a comer legumes sem dramas com os conselhos de duas especialistas internacionais (Revista Saber Viver)

  • Deve deixar o seu filho sozinho em casa?

    As opiniões dividem-se. Há quem defenda que sim e há quem diga expressamente que não. Veja o que dizem os especialistas internacionais de uma prestigiada instituição (Revista Prevenir)

  • Um mundo próprio que (quase) só eles entendem

    Uma viagem ao universo complexo das crianças autistas. Em todo o mundo, cinco em cada dez mil sofrem deste problema. Em Portugal, uma nova aplicação ajuda a desenvolver competências (Revista Prevenir)

  • Testes genéticos nas crianças com perturbações do desenvolvimento

    Um diagnóstico pode ajudar a família a compreender e adaptar-se à situação e proporcionar uma oportunidade para estabelecer contacto com organizações de apoio e/ou outras famílias com a mesma situação (Pin)

  • Férias da Páscoa ativas para os mais novos

    Eles divertem-se, aprendem e despendem energia e você fica descansado. Veja as nossas sugestões para ocupar as suas crianças em períodos de interrupção letiva (Revista Saber Viver)

  • Dar bolo a crianças que são alérgicas ao ovo pode ser benéfico

    Especialistas gregos garantem que o calor da cozedura altera os alergenos, uma situação que permite ao organismo processar o alimento. A experiência deve ser, no entanto, ser acompanhada por um médico (Revista Prevenir)

  • Uso de auscultadores está a deixar crianças, jovens e adultos surdos

    Mais de metade dos residentes em países de rendimento médio ou elevado entre os 12 e os 35 anos estão expostos a níveis extremamente elevados de ruído. Aprenda a proteger-se (Revista Prevenir)

  • Hiperatividade está mal diagnosticada em Portugal

    O médico especialista em desenvolvimento infantil João Gomes Pedro alertou hoje que a hiperatividade está mal diagnosticada em Portugal, havendo muitas crianças que tomam medicação sem necessidade enquanto outras deviam tomar e não o fazem. (Nuno Noronha)

  • Pulseiras SOS

    Chega a Primavera e começam os passeios, acampamentos, o tempo começa a convidar as atividades ao ar livre. Daqui a nada está ai o Verão e os festivais de música, as praias e as piscinas enchem-se de gente. É também tempo de viagens maiores em família para o estrangeiro, para destinos onde muitas vezes a sensação de segurança é menor. (Prémio Cinco Estrelas)

  • O perigo dos snacks para os dentes do seu filho

    Existem alimentos que, ingeridos frequentemente, podem aumentar o risco de deterioração da dentição infantil. Saiba quais são e veja o que deve fazer logo a partir dos primeiros meses (Revista Prevenir)

  • Mutismo Seletivo – o silêncio das palavras

    Imagine que lhe pedem para ler este texto para um conjunto de pessoas que conhece, e outras que não conhece tão bem. Imagine que fica tão assustada com a ideia, que simplesmente não consegue, começa a sentir um enorme desconforto e a sua cabeça é inundada de pensamentos negativos! Imagina as críticas que lhe irão fazer, as perguntas que lhe irão colocar. E a sua vontade é fugir e acabar com a ansiedade que está a sentir (Pin)

  • 8 maneiras de dar a volta ao mau feitio do seu filho

    Está preparado para lidar com as birras, amuos e caprichos do seu filho? Se a resposta é "Não!", então saiba como pode dar a volta ao mau temperamento dele(a) (Susana Krauss)

  • Apinhamento dentário pode ser corrigido

    As soluções para um problema que se inicia quase sempre com a mudança da dentição de leite para a definitiva e que não afeta apenas a imagem. Atinge também a autoestima (Revista Ultimate Beauty)

  • Dicas para ser tornar um pai ou mãe "Cinco Estrelas"

    Com o tempo, todas as crianças acabam por se familiarizar com situações novas e terão adquirido a segurança e confiança suficientes em si mesmo. Se houver o cuidado de preparar a criança para este crescimento, tudo correrá da melhor forma e a sua relação familiar tornar-se-á Cinco Estrelas. (Prémio Cinco Estrelas)

    E tu, o que queres ser quando fores grande?

    No Dia Internacional da Mulher, revelamos o que estas meninas querem ser quando forem crescidas. Professoras de taekwondo, pintoras, estilistas ou até caça fantasmas...Nada está fora do seu alcance! (Susana Krauss)

  • 5 sites educativos para ajudar os miúdos a estudar

    A contribuição da internet para uma boa da educação (Strazzera)

  • Cancro Pediátrico: Outras fases da doença

    Na medida do possível, é importante que a criança mantenha as atividades que realizava antes do diagnóstico e que possa estar em contacto com os amigos e outros familiares de forma a não se sentir tão isolada e excluída do meio social onde estava inserida (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Está a proteger demasiado o seu filho?

    Nos dias de hoje as crianças já não correm nem brincam na rua como antigamente. Será que está a educar bem o sistema imunológico do seu filho? (Revista Saber Viver)

  • Os mitos da utilização de sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (Parte I)

    Quando as dúvidas surgem é importante serem esclarecidas e os preconceitos desmistificados. Clarificar o papel de cada interveniente no processo de implementação de um SCAA é essencial para a utilização eficaz do mesmo (Pin)

  • Cancro Pediátrico: Contar vs Não contar

    Abordar o assunto com a criança ou adolescente a quem foi diagnosticado cancro vai depender da sua idade (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Síndrome de Asperger afeta maioritariamente crianças do sexo masculino

    Em Portugal existem cerca de 40.000 portadores da doença, uma disfunção neurológica que não tem cura. Saiba quais são os sintomas e os sinais que exigem atenção redobrada (Revista Prevenir)

  • Karaté combate o cancro infantil

    Especialistas norte-americanos garantem que diminui a dor e a ansiedade. Veja como funciona a terapia que tem vindo a ganhar adeptos nos EUA e que poderá chegar em breve a Portugal (Revista Prevenir)

    4 livros para as crianças se divertirem no Carnaval

    Quatro sugestões ideais para oferecer aos seus filhos para que se divirtam e preguem muitas partidas. (Nuno Noronha)

  • Cancro pediátrico: Pais e Familiares

    Os pais ou responsáveis por uma criança diagnosticada com cancro geralmente sentem-se muito frágeis, inconformados e impotentes diante da nova situação. Este período inicial é, normalmente, caracterizado por instabilidade emocional e desespero (Fundação Rui Osório de Castro)

  • (In)segurança na rede

    As crianças começam a aceder a sites e conteúdos digitais cada vez mais cedo, muitas das vezes sem acompanhamento familiar. Saiba como proteger os seus filhos das ameaças da internet (Revista Saber Viver)

  • Cancro Pediátrico: Como lidar

    A palavra cancro poderá gerar uma situação incómoda e constrangedora quando é pronunciada no meio social. Falar sobre a doença na família, sobretudo quando ela afecta uma criança ou um adolescente, pode parecer uma tarefa ainda mais difícil, tendo em conta a perspectiva de a criança estar ainda numa fase precoce do seu desenvolvimento e não se esperar que adoeça gravemente (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Cancro Pediátrico: Tratamento

    O tipo e a localização da doença oncológica, o tamanho do tumor, o facto de se disseminar por outras partes do corpo, criando metástases, a idade e o estado de saúde do paciente, são factores determinantes para a escolha do tipo de terapia a ser implementada. (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Os ciclos da pele das crianças

    A epiderme dos pais pequenos vai mudando à medida que estes vão crescendo. Saiba o que deve fazer para a proteger em cada uma das idades e das diferentes fases (Revista Saber Viver)

  • Conheça o novo tratamento que vai acabar com os piolhos

    Em Portugal já existe um tratamento sem químicos dedicado a pôr fim á praga que são os piolhos (Susana Krauss)

  • Os sonhos das crianças são iguais aos dos adultos?

    Dois especialistas norte-americanos apontam, numa investigação, a idade como fator determinante para atingir enredos complexos e ir além da mera sucessão de imagens descontextualizadas (Revista Prevenir)

  • Cancro Pediátrico: O diagnóstico

    O diagnóstico precoce do cancro é fundamental para aumentar a probabilidade de cura dos doentes. (Fundação Rui Osório de Castro)

  • 4 passos para ajudar o seu filho a deixar de chuchar no dedo

    O que leva as crianças a chuchar no dedo, quando e como se deve tirar e quando deve pedir ajuda (Strazzera)

  • Gripe na infância

    Em períodos de maiores surtos, propaga-ase muito facilmente e as crianças acabam por ser um alvo fácil. Veja tudo que deve saber para lidar com esta patologia (Revista Prevenir)

  • Cancro Pediátrico: Sinais e Sintomas

    Os sintomas e sinais da doença variam em função do tipo de tumor. É importante que os pais estejam atentos às queixas das crianças (que são a pista mais importante para descobrir a doença), aos sinais a ela associados, ao período temporal desde a manifestação dos sintomas e à forma como eles afectam a vida normal da criança (Fundação Rui Osório de Castro)