• 5 dicas para um desenvolvimento infantil saudável

    Para ajudar os futuros e atuais papás a promover um desenvolvimento infantil favorável, a Bebé Vida recomenda especial atenção para cinco aspetos em particular (Susana Krauss)

  • Os espaços de intervalo e de recreio contam. E muito

    O recreio ao ar livre é um dos grandes palcos de aprendizagem, é um espaço educativo para a criança fazer brincadeiras que são experiências importantes para desenvolver a criança e o aluno. Porque se quer que uma e outra coexistam, pacificamente. (SAPO Lifestyle)

  • A importância de filtrar os conteúdos a que o seu filho acede na internet

    Um estudo da Universidade de Malta revelou que uma grande percentagem de pais e educadores não monitoriza os sites que os seus educandos visualizam. Saiba quais são os cuidados a ter (Modern Life)

  • Linha de apoio a crianças desaparecidas

    O projeto, criado a partir de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde e APDC, também ajuda menores que sofram de maus tratos, violência e abusos sexuais ou pedofilia. Conheça o número para onde pode ligar (Revista Saber Viver)

  • O seu filho dorme consigo? Não devia!

    Os mais pequenos adoram dormir na cama dos pais mas muitos especialistas criticam esse (mau) hábito. O pediatra Filipe Silva explica porque é que esta é não a melhor opção (Revista Saber Viver)

  • Crianças com asma devem fazer desporto

    Se o seu filho tem esta doença, descubra quantas vezes por semana deve praticar exercício físico moderado. Veja também quais são os cuidados que deve ter para o proteger (Revista Prevenir)

  • A importância da intervenção especializada no processo de socialização, em crianças com necessidades especiais

    “As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.” (Joseph Joubert) (Pin)

    Tudo sobre a minha mãe, ou quase tudo

    No Dia da Mãe desafiámos crianças dos 5 aos 8 anos a contar como seria o seu dia caso a mãe estivesse ausente. Como se iriam organizar, o que não se podiam esquecer. Veja o vídeo com as respostas surpreendentes dos mais pequenos. (SAPO Lifestyle)

    Sabes tudo sobre a tua mãe?

    Sim. A minha mãe tem os olhos como eu. (SAPO Lifestyle)

  • Desligado também queima

    Os focos de potenciais queimaduras estão espalhados pela sua casa e mesmo o que lhe parece inofensivo pode não ser. Identificá-los vai permitir proteger os seus filhos (Revista Prevenir)

  • Tratamentos para a apneia obstrutiva do sono na infância

    Há pessoas que param de respirar por pequenos períodos durante a noite. Conheça os avanços da ciência para tratar esta doença que afeta adultos e crianças (Revista Prevenir)

    Ainda se lembra do brinquedo que marcou a sua infância?

    O site Mode foi ao fundo do baú e recorda alguns dos brinquedos mais populares dos últimos 100 anos. (SAPO Lifestyle)

  • Mania na crianças: realidade ou mito?

    Apesar dos avanços e consensos conceptuais durante os últimos anos, a controvérsia e cepticismo referentes ao diagnóstico da PBP persistem na comunidade científica, sobretudo no que diz respeito à apresentação sintomática da Mania na primeira infância, assim como no que respeita à sua prevalência (Pin)

  • Brincadeiras que todas as crianças devem saber

    Com o bom tempo a chegar, pode começar a pensar em brincadeiras ao ar livre para tirar os seus filhos de casa. Nós adiantamo-nos e deixamos-lhe aqui algumas dicas de brincadeiras simples que todas as crianças devem saber! (Strazzera)

  • Está na altura de se livrar destas coisas no quarto do seu filho

    À medida que eles vão crescendo, os brinquedos, os desenhos e outras coisas vão-se acumulando no quarto. Está na altura de se livrar delas. Como? Nós damos uma ajuda. (Susana Krauss)

  • Menu para uma festa infantil

    Não se esqueça que os olhos também comem e, se a comida for servida e apresentada de forma apelativa, vai ter outro encanto. Faça você a decoração ou adquira numa loja, mas nunca se esqueça que é uma festa infantil: tem de haver muita cor (preferencialmente um tema) e variedade de alimentos. (Strazzera)

  • Ensino da tolerância e da serenidade aos mais pequenos

    É interessante ensinar às crianças o poder da tolerância e da serenidade em cenários difíceis. É sempre uma mais-valia o culto da serenidade e da paz (Isabel Leal)

  • A Medicação na Perturbação Obsessivo-Compulsiva Pediátrica

    A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica caraterizada por obsessões e compulsões frequentes, intensas, que interferem de forma significativa no funcionamento da criança, adolescente ou adulto (Pin)

  • De pequenino é que se cuida o dentinho

    As preocupações com a boca dos mais pequenos devem iniciar-se desde a mais tenra idade. Os principais cuidados de saúde oral infantil desde a gestação explicados pelo médico dentista João Azevedo (Revista Prevenir)

  • A agressividade na criança

    A criança tem por vezes fases ou momentos em que a agressividade está presente nos seus comportamentos - as birras, os gritos, os atos físicos dirigidos aos outros, sejam pares ou adultos. (Psinove)

  • O seu filho terá apneia do sono?

    Estimativas internacionais referem que entre 3% a 12% das crianças sofrem deste problema. Conheça os sinais de alarme a que deve estar atento e saiba o que deve fazer para o ajudar (Revista Prevenir)

  • Como despertar a inteligência emocional do seu filho

    É através da inteligência emocional que o seu filho aprende a reconhecer, compreender e gerir as suas emoções. Saiba como pode ajudá-lo a tornar-se num adulto mais saudável e feliz emocionalmente (Susana Krauss)

  • Os mitos da utilização de sistemas de comunicação aumentativa e alternativa - Parte II

    Os sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (SCAA) têm um impacto positivo na qualidade da comunicação de um indíviduo com limitações nesta competência. Contudo, nem sempre são utilizados, quer por limitações no acesso, quer por ideias erróneas acerca do propósito do mesmo. (Pin)

  • Ómega 3 melhora a capacidade de aprendizagem das crianças

    A ingestão de peixes gordos e de alimentos ricos em gorduras benéficas potenciam o funcionamento cognitivo do cérebro. Em períodos de avaliação, o seu consumo deve ser reforçado (Revista Prevenir)

  • Quer saber qual a altura do seu filho quando crescer?

    Existem alguns métodos que determinam a altura da criança quando ela crescer. Alguns utilizados até por pediatras. Saiba como se faz, com umas simples contas (Susana Krauss)

  • A aparência também afeta a autoestima das crianças

    Afinal os mais pequenos também se preocupam com a sua imagem. Um estudo internacional diz mesmo que as raparigas são as que valorizam mais o seu aspeto. E sofrem quando não gostam de se ver ao espelho... (Revista Prevenir)

  • Atividades que combinam a habilidade de aprender com o potencial do cérebro

    O Red Paper Plane é um novo projeto online, totalmente gratuito, que tem como objetivo oferecer missões a crianças, e pais curiosos, através de jogos educacionais (Susana Krauss)

  • O perigo dos objetos pequenos

    Até por volta dos três anos, as crianças têm tendência em levar coisas à boca, correndo risco de asfixia e sufocação. Veja o que fazer e os cuidados que deve ter (Revista Prevenir)

  • 8 boas práticas para educar e disciplinar o seu filho

    Há dias em que o seu anjinho mais parece um diabinho? Cláudia Madeira Pereira, psicóloga clínica e da saúde, ensina técnicas de comunicação verbal e não-verbal que o vão domar (Revista Prevenir)

  • Não me deixem aqui sozinho! A ansiedade de separação

    Certamente que se recorda dos medos que tinha quando era criança... Alguma vez sentiu medo do escuro? Alguma vez sentiu medo da trovoada, de fantasmas, de ficar sozinho ou de se separar da sua mãe ou do seu pai? (Pin)

  • Síndrome de Asperger na infância

    O psiquiatra austríaco que identificou o problema chamou-lhe a doença dos pequenos professores. Experimente ver o mundo através dos olhos de uma criança com esta patologia (Revista Prevenir)

  • O seu filho torce o nariz aos legumes?

    Há cada vez mais crianças a sofrer de obesidade. Quisemos saber porquê e o que pode ser feito para combater o maior problema de saúde pública do século XXI (Revista Saber Viver)

  • O Wi-Fi representa um risco para a saúde infantil?

    Os estudos ainda não são conclusivos mas, em França, já foi proibida a internet sem fios nas escolas frequentadas por crianças com menos de três anos (Revista Prevenir)

  • As crianças também têm autoestima e é preciso trabalhá-la

    Desde muito cedo que a educação e os valores que transmitimos aos nossos filhos têm um papel fulcral no desenvolvimento da sua personalidade, identidade e autoestima. (Nuno Noronha)

  • O país onde (ainda) há tempo para brincar

    Não só tem uma das maiores taxas de alfabetização do mundo como possui um dos melhores sistemas educativos a nível mundial. Saiba já qual é (Revista Saber Viver)

  • 5 mitos da alimentação que estão a engordar o seu filho

    A obesidade infantil tornou-se numa epidemia mundial e é urgente combatê-la. Existem alimentos que muitos pais consideram saudáveis, mas que na verdade podem estar a contribuir para o aumento de peso da criança. Saiba quais são (Susana Krauss)

  • A autoestima nas crianças

    A autoestima é um conceito individual que se elabora ao longo do desenvolvimento do ser humano, por isso todos somos responsáveis para que a criança o construa de modo saudável e equilibrado. (Psinove)

  • Hiperativo ou apenas irrequieto?

    Entre 3% a 10% das crianças apresentam problemas de hiperatividade. Conheça os sinais de alarme por detrás do termo que se vulgarizou entre os pais. Muitas vezes sem razão... (Revista Prevenir)

  • Vacinar ou não vacinar as crianças?

    Tudo o que sempre quis saber sobre a vacinação do seu filho, respondido, sem reservas, pelo pediatra que é também o autor de livros de pediatria mais lido do país (Revista Prevenir)

  • O que (não) fazer quando a criança não respeita a autoridade

    A identificação do problema que leva ao conflito é a chave da sua solução. Alcina Rosa, psicóloga clínica, defende o diálogo como a melhor ferramenta para superar uma crise (Revista Prevenir)

  • 10 sinais de que o seu filho tem um QI superior

    Quer saber se o seu filho tem um quociente de inteligência superior ao normal? Existem alguns sinais que indicam que sim (Susana Krauss)

  • Terão os esquerdinos mais dificuldade na escrita que os dextros?

    O seu filho tende a ser esquerdino? Não o contrarie nem faça disso um drama! A médica pediatra Ana Serrão Neto explica por que é que não o deve fazer (Revista Prevenir)

  • Como aprendemos a ler: os primeiros passos

    A leitura é uma das aquisições mais importantes para o desenvolvimento das aprendizagens e integração social, porém, apesar da mesma ser um processo complexo, para outros também é inato. Todavia, e contrariamente à sua importância, a maioria dos leitores não retém consciência e memória do desenrolar desse processo (Pin)

  • Brinquedos tecnológicos: poderão ser um risco para as crianças?

    Um ataque recente a um fabricante de brinquedos tecnológicos levou à exposição dos dados pessoais de cinco milhões de utilizadores, incluindo nomes, idades e fotografias das crianças. Para manter as crianças seguras e fazer com que os brinquedos não sejam um perigo, a Kaspersky Lab oferece quatro conselhos aos pais (Susana Krauss)

  • Contratos e consequências no comportamento da criança

    “Se fizeres isto, recebes aquilo... Se cumprires o acordo, podes jogar ou brincar”, frases ditas e reditas várias vezes pelos pais na esperançosa expectativa de colaboração das crianças. (Pin)

  • Dicas para comprar presentes para crianças

    Sabe que cuidados deve ter na hora de escolher os presentes de Natal para os mais pequenos? Descubra algumas dicas e o que é melhor consoante a idade da criança (Strazzera)

  • Este brinquedo é meu!

    Partilhar é crescer mas os mais pequenos não têm maturidade para o perceber. Inês Afonso Marques, psicóloga clínica, ensina a lidar com o problema (Revista Prevenir)

  • Natal em grande para os mais pequenos

    Excitados e agitados, nesta época tornam-se ainda mais difíceis de controlar. Veja tudo o que não pode esquecer para que as suas crianças vivam umas festas natalícias em segurança (Revista Saber Viver)

  • Excesso de peso influencia negativamente rendimento escolar

    Nunca é demais recordar que o excesso de peso e a má alimentação das crianças contribuem de forma negativa para o seu desempenho escolar. O bem estar no dia a dia é essencial para viver de forma plena e ter a mente descansada para absorver a imensidão de coisas novas que aprendemos. (SAPO Lifestyle)

  • Autismo: aprender a ler e a escrever

    Crianças com um diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nem sempre desenvolvem de forma espontânea ou pouco explícita competências literárias ou acompanham num mesmo ritmo que outras crianças (Pin)

  • Porque é que todas as crianças devem escrever uma carta ao Pai Natal?

    As razões apontadas pelos especialistas são várias. Para além de estimular e desenvolver o gosto pela escrita, podem também ter um papel pedagógico (Revista Prevenir)

  • Dia Internacional dos Direitos das Crianças: Brincar não é só um direito, é uma necessidade

    O estudo "Jogo e Felicidade na Infância", da Imaginarium, realizado em cinco países incluindo Portugal, revela que os pais portugueses querem passar mais tempo em família (Susana Krauss)

  • O meu filho tem cinco anos e ainda… usa chucha!

    Ana Serrão Neto, pediatra e coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, explica o que deve fazer para resolver o problema (Revista Prevenir)

  • Não quero ir para a escola

    É frequente o seu filho dizer-lhe que não quer ir mais para a escola? Fingir que está doente? Chorar e implorar-lhe para não ir? Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão. (Nuno Noronha)

  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva em crianças e adolescentes

    Como devo reagir quando o meu filho realiza um ritual? Devo ajudá-lo a parar, interromper ou ignorar? Estas são algumas dúvidas com as quais os pais se debatem perante os rituais típicos da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (Pin)

  • Crianças na cama mais cedo, família feliz

    Um novo estudo revela que as famílias que colocam os filhos para dormir antes das 20h30 são também mais felizes (Susana Krauss)

  • O seu filho é "esquisito" a comer? O Terapeuta da Fala pode ajudar

    A hora da refeição é, para 20 a 50% dos pais e educadores, a altura mais temida do dia. A criança recusa-se a comer, chora, engasga-se ou vomita, a comida voa pelos ares e a alimentação deixa de ser encarada como um momento prazeroso, de partilha de experiências e um espaço para a comunicação. (Speech Care)

  • 90% dos casos de dermatite atópica surgem antes dos cinco anos

    Mais conhecida como eczema, esta é uma doença de pele influenciada pela herança genética, pela forma como o sistema imunitário reage e, até, pelo local onde vivemos (Revista Prevenir)

  • O livro que vai por os seus filhos a dormir... sem medos nem birras

    «10 Histórias para adormecer sem medos nem birras», da especialista em sono infantil Filipa Sommerfeldt Fernandes, é um livro de histórias para ler às crianças ao deitar, e que mostram como o sono pode ser uma maravilhosa aventura (Susana Krauss)

  • Como identificar uma criança mimada

    Existem sinais que evidenciam que uma criança é mimada. Saiba quais são (Susana Krauss)