Dia Mundial da Biblioteca: Um roteiro para leituras em todo o lado, até na praia

Para celebrar o Dia Mundial da Biblioteca (01 de julho), leve os seus filhos a locais onde ler vai ser muito divertido. Apresentamos um roteiro onde miúdos e graúdos podem ler livros ou ouvir histórias em diversos espaços do país, como bibliotecas na praia e no jardim.

Se maomé não vai à montanha... a biblioteca vai ter consigo onde estiver. Há diversas opções para colocar os seus filhos em contacto com a leitura, de forma lúdica e diferente.

Siga as nossas sugestões:

Na praia também há bibliotecas! (Região de Setúbal)
Com o bom tempo a fazer-se sentir em todo o país, o destino de fim de semana será inevitavelmente a praia. Mas além dos mergulhos e das brincadeiras na areia, há uma iniciativa que leva a leitura ao areal.

Nas praias do Meco, Ouro, Califórnia, Lagoa de Albufeira e Parque da Vila na Quinta do Conde encontra a Biblioteca de Praia, que disponibiliza literatura infantil, juvenil  (e também de adultos), em língua nacional e estrangeira. Também há as Horas do Conto e oficinas de expressão plástica, dramatização, ilustração e jogos que fazem parte da programação infantil das bibliotecas.

Outras regiões com biblioteca de praia:
- Oeiras, na Praia de Paço de Arcos (Encerra às terças-feiras)
- Silves, Praia de Armação de Pêra (além dos livros, há também jogos didáticos, ateliês temáticos e Hora do Conto)
- Torres Vedras, Praia de Santa Cruz
- Figueira da Foz, Praia da Torre do Relógio

Quatro Cantos do Mundo - Ciclo de leituras no Teatro São Luiz (Lisboa)
Eis um lanche poético para os mais novos. Que pode ser maluco, como o da Alice; meloso, como os do Urso Puff; ou inusitado, como o que o Calvin fez para caçar o Hobbes. É assim o Ciclo de Leituras para a Infância, no Teatro São Luiz, em Lisboa. As leituras decorrem no Jardim de inverno do Teatro.
Mais informações no site do teatro 

Peddy Paper no Bairro - Livraria Baobá (Campo de Ourique/Lisboa)
Julho é o mês ar.te livre na Livraria Baobá, no bairro de Campo de Ourique. Ao ar livre, no terraço, há contos e poesia de verão, música e dança, e até um Peddy Paper. No dia 1 de julho, estão todos convidados para desvendar os enigmas da Baobá através de um Peddy Paper pelo bairro.
Local: Campo de Ourique, Lisboa - Rua Tomás da Anunciação, 26-B
Telefone: +351 211 928 317

Leituras animadas (Porto)
O centro de ensino de inglês Helen Doron de Vila Nova de Gaia em parceria com a Biblioteca Municipal de Gaia realiza uma série de leituras animadas de contos e expressão plástica para crianças e pais. No dia 1 de julho será a vez de ouvir a história do "O Gato Comilão".
15h-16h/Preço: 12€/sessão
Necessária inscrição Site Helen Doron

Biblioteca de Jardim (Figueira da Foz)
A Biblioteca de Jardim funciona no Jardim Municipal, no Passeio Infante D. Henrique. Além da leitura, há também ateliês criativos e oficinas culturais.
Segunda a sexta, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30

Micro Maratona de Contos (Oeiras)
O Largo 5 de Outubro será o palco para ouvir histórias sem parar... Uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Oeiras, em parceria com a Associação Cultural Partilha Narrativa.
Dia 1 julho às 18h00

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários