Ranger os dentes

O que pode fazer para diminuir o bruxismo

Se o seu filho range muito os dentes, saiba que ele pode sofrer de bruxismo.

Bruxismo é uma palavra de origem grega (brychein), que significa o ranger dos dentes, e ocorre frequentemente nas crianças, especialmente com idades inferiores a cinco anos.

Trata-se de uma parasónia, definida como comportamentos, movimentos, sensações ou outros fenómenos que ocorrem durante o sono. São considerados fenómenos benignos que surgem especialmente nas crianças e habitualmente não têm repercussão na duração ou na qualidade do sono.

Apesar dos muitos estudos realizados, as causas do bruxismo permanecem ainda hoje mal esclarecidas.
Pensa-se que pode estar relacionado com má oclusão dentária, ser uma resposta à dor causada pela erupção dos dentes, mas a causa mais frequentemente apontada são situações que podem propiciar stress como, por exemplo, situações comuns como a chegada de um novo irmão ou a ida para o infantário.

De qualquer modo, este problema não é grave, é muito comum e desaparece com o crescimento. Para diminuir os seus efeitos, poderá tentar algumas medidas para que o seu filho durma mais relaxado à noite, como por exemplo tomar banho à noite, evitar ver televisão a seguir ao jantar ou ler-lhe uma história.

Se este hábito for muito intenso e persistir, deverá consultar um estomatologista para a avaliação de uma eventual má oclusão dentária e porque poderá ocorrer algum desgaste do esmalte dentário. Só nos casos em que o bruxismo se mantém e a criança tem risco de lesão da dentição definitiva, complicações como sensibilidade dentária ou dor, poderá ser necessário a utilização de um bucal que impede o desgaste do esmalte.

Texto: Helena Carreiro (pediatra)

artigo do parceiro:

Comentários