Qual é o segredo para alcançar o sucesso na escola?

Renato Paiva, especialista em apoio terapêutico-pedagógico, dá-lhe respostas. “O Segredo para Alcançar o Sucesso na Escola” é o título do seu último livro. Estivemos à conversa com o autor.
créditos: AFP/MARTIN BUREAU

Com os exames escolares chegam os nervos, a ansiedade, o stress dos alunos e dos pais. É do conhecimento geral de que é importante ajudar as crianças a ultrapassarem esta fase de uma forma descontraída para não criarem situações mais complicadas ao nível físico e psicológico.

Renato Paiva, autor dos sucessos "SOS – Tenho de Passar de Ano" e "Ensina o teu Filho a Estudar", desvenda-lhe todos os segredos, as estratégias, as ferramentas e conselhos práticos que irão ajudar a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a descobrir o segredo para alcança o sucesso na escola.

Quais são as principais dificuldades dos alunos durante os exames?

Em época de exames são duas as principais dificuldades dos jovens. Uma eficiente preparação, e uma serenidade no momento de prestar a prova. Os alunos tendem a preparar-se de uma forma tardia, pouco consistente e muito memorizada, o que são erros crassos. Outro erro grave é a impreparação que têm para o controlo comportamental durante a prova. São raros os alunos que se preparam para controlar ansiedade, nervosismo, stress, frustração… O controlo das emoções e do comportamento é um bom parceiro para um excelente desempenho.

Existe mesmo um segredo para alcançar o sucesso na escola?

Existe e cada um tem o seu. Para o descobrir é importante saber como se aprende de forma geral, que características tem um bom estudante, e ao longo do tempo aferir que estratégias são mais úteis para cada um. A escolha certa vem sempre pela experimentação do que melhor resulta para cada um de nós.

Comentários